Municípios de MT voltam a recomendar uso de máscaras contra a covid-19; entenda

A orientação acontece devido ao aumento de casos da doença

© Shutterstock

Brasil Saúde 29/01/24 POR Estadao Conteudo

Três municípios de Mato Grosso voltaram a recomendar à população o uso de máscaras como medida preventiva contra a covid-19 nas unidades de saúde e em locais de grande movimento. A orientação acontece devido ao aumento de casos da doença.

Por enquanto, a recomendação vale para Água Boa (736 km de Cuiabá), Nova Xavantina (651 km de Cuiabá) e Cáceres (218,1 km de Cuiabá).

Em Cáceres, segundo boletim da Coordenação de Vigilância em Saúde, foram confirmados 185 casos até o dia 25 deste mês. Desse total, 157 pessoas são monitoradas, 14 estão internadas e 14 já receberam liberação. Não há registro de óbito.

Para o secretário municipal de saúde, Vitor Miguel Oliveira, a medida oferece uma "camada" adicional de proteção e serve como uma ferramenta para conter a propagação do vírus. "O uso de máscara não é apenas uma precaução individual, mas uma expressão de responsabilidade coletiva", disse, acrescentando que "ao adotar essa prática, os indivíduos contribuem para a proteção da comunidade, especialmente daqueles que são mais vulneráveis".

No município de Água Boa, segundo boletim da secretaria municipal de Saúde, foram registrados 30 casos positivos no período de 1 a 25 deste mês. Desses, 15 permanecem em isolamento domiciliar e um evoluiu para óbito. Em Nova Xavantina, foram registrados, segundo a secretaria municipal de saúde, dois casos.

Nova subvariante

Mato Grosso entrou em estado de alerta depois que o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado de Saúde sequenciou e identificou uma nova subvariante do coronavírus, chamada JN 2.5, integrante da família da Ômicron. Até então, essa cepa não havia sido identificada no Brasil.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado orienta que a população fique alerta em relação a sintomas gripais e utilize máscara em caso de gripe ou resfriado. Além disso, pede atenção especial à higienização das mãos, com uso de sabão e/ou álcool 70%.

Outra medida essencial frisada pelos especialistas é manter a vacinação contra o coronavírus em dia. "Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença", ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Texas Há 15 Horas

Universitária morre após comer prato alterado sem aviso em restaurante

fama Revelação Há 12 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

tech Espaço Há 14 Horas

Nasa compartilha imagem impressionante da superfície de Marte

fama Jiare Schneider Há 13 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

politica JAIR-BOLSONARO Há 13 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Colômbia Há 13 Horas

Jovem desaparecida há 12 anos escapa de cativeiro na Colômbia

fama Ravi Há 12 Horas

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

mundo Indonésia Há 11 Horas

Trabalhador desaparecido é encontrado dentro de cobra píton na Indonésia

fama Andressa Urach Há 9 Horas

Andressa Urach é investigada por apologia a zoofilia após fala no YouTube

esporte Valdívia Há 12 Horas

Justiça do Chile manda Jorge Valdivia de volta à prisão