Brasil poupa titulares, apanha por 3 a 1 e Venezuela fecha quadrangular final do Pré-Olímpico

O Brasil entrou em campo para a rodada final do Pré-Olímpico com a vaga e a liderança do grupo garantidos com antecedência

© Getty Images

Esporte Futebol 02/02/24 POR Estadao Conteudo

O quadrangular final do Pré-Olímpico está definido. A última vaga ficou com a Venezuela, que bateu no time recheado de reservas do Brasil por 3 a 1 em Caracas e superou o Equador na classificação. Os donos da casa se juntam aos brasileiros, além de Paraguai e Argentina.

O adversário brasileiro na segunda-feira, pela primeira rodada do quadrangular - os dois melhores vão para Paris-2024 -, ainda está indefinido, mas já pode ser o clássico com a Argentina, caso os arquirrivais não alcancem a liderança da outra chave nesta sexta.

O Brasil entrou em campo para a rodada final do Pré-Olímpico com a vaga e a liderança do grupo garantidos com antecedência. Já pensando no quadrangular final, o técnico Ramon Menezes descansou suas principais peças. Endrick, John Kennedy, Andrey Santos, Alexsander, Marlon Gomes e o goleiro Mycael começaram no banco em mais uma apresentação decepcionante na competição.

O jogo valia pouco aos brasileiros, mas era de vital importância para os donos da casa. Com as arquibancadas do Brigido Iriarte lotadas, o incentivo era por um triunfo que classificaria a Venezuela à fase decisiva, na qual Brasil, Argentina e Paraguai já estavam garantidos. Os brasileiros tinham a torcida do Equador, que dependiam de um empate verde e amarelo.

Enfraquecido no ataque e com um time armado para os contragolpes, o Brasil pouco ameaçou o gol de Rodríguez na primeira etapa, apesar da correria de Gabriel Pec, Maurício e Gabriel Pirani no setor ofensivo.

Para piorar, a remendada defesa - os titulares Michel e Kaiki Bruno foram cortados por lesão - se atrapalhou em dois lances e viu Segovia abrir boa vantagem para os venezuelanos com apenas 31 minutos de bola rolando.

O camisa 8 abriu o placar aos 10 minutos após concluir bela tabela com marcadores apenas observando a bela trama venezuelana. Segovia ampliou em outro belo gol aos 31 minutos. Após bobeira do zagueiro Lucas Fasson, apenas observando a bola longa, o meio-campista dominou e bateu cruzado da entrada da área para enorme festa da torcida local. Matheus Donelli, dois minutos depois, salvou a seleção de levar outro ao espalmar para fora. Faria novo milagre após a cobrança do escanteio e cabeçada de Vivas.

Fason se redimiu da bobeada no segundo gol ao evitar o terceiro. Martínez passou por Donelli e bateu ao gol aberto. O defensor cortou em cima da linha. O sonolento e nada criativo Brasil só ameaçou de fato no último minuto, com bate-rebate na área e sem acertar o alvo.

Insatisfeito com a carência de futebol do Brasil, Ramon Menezes apelou para Endrick e Marlon Gomes após O intervalo. A seleção até começou a ocupar mais o campo de ataque, porém permitiu o contragolpe e ficou em desvantagem ainda maior aos 9 minutos, em gol contra de Rikelme após cruzamento de Lavaca.

O gol aumentou o desânimo e a falta de vontade de um 'catado' em campo. Completamente desorganizado, com volante na defesa, lateral no meio e atacantes escondidos, o Brasil só voltou a finalizar com perigo aos 28, com Endrick mandando para fora. Pec ainda tentou mandar uma bola no ângulo por cobertura, mas exagerou na força. Alexsander anotou o gol de honra no fim.

FICHA TÉCNICA

VENEZUELA 3 x 1 BRASIL

VENEZUELA - Rodríguez; Ferro, Vivas, Uzcátegui e Rivas; Ortega (Contreras), Faya, Segovia (Paz) e Martínez (Ruiz); Laçava e Bolívar. Técnico: Ricardo Valiño.

BRASIL - Matheus Donelli; Bruno Gomes, Luan Patrick (Khellven), Lucas Fasson e Rikelme; Ronald, Gabriel Pirani (Guilherme Biro) e Maurício (Marlon Gomes); Marquinhos (Endrick), Giovane (Alexsander) e Gabriel Pec. Técnico: Ramon Menezes.

GOLS - Segovia, aos 10 e aos 31 minutos do primeiro tempo; Rikelme (contra), aos 9, e Alexsander, aos 44 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Rikelme e Gabriel Pec (Brasil).

ÁRBITRO - Cristian Garay Reyes (CHI).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Brigido Iriarte, em Caracas, na Venezuela.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 12 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 13 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

mundo Casamento Há 14 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Luciano Camargo Há 13 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 13 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

fama Silvio Santos Há 11 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 11 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 11 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 12 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

fama Liam Payne Há 6 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer