CNN vive crise nos bastidores com pedido de demissão por documentário sobre 8 de janeiro

Renata Agostini e Thaís Arbex pediram desligamento por discordarem de como a edição de um documentário sobre o 8 de janeiro foi feita

© Divulgação

Fama Televisão 02/02/24 POR Folhapress

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) - Prestes a completar quatro anos no ar no próximo mês de março, a CNN Brasil vive mais uma grave crise nos bastidores. Renata Agostini e Thaís Arbex pediram desligamento por discordarem de como a edição de um documentário sobre o 8 de janeiro foi feita.

PUB

Arbex saiu para trabalhar no Ministério da Justiça. Renata pediu desligamento em 9 de janeiro, mas apenas nesta sexta-feira (2) assinou seu distrato. Seu destino na televisão é incerto, segundo apurou a Folha de S.Paulo.

A situação começou ainda em 2023. Existem duas versões. A primeira diz que Renata e Arbex, juntamente com a jornalista Jussara Soares, apresentaram à direção do canal de notícias o projeto de "Ataque aos Poderes: Um Breaking News que abalou a política brasileira", documentário que contaria o passo a passo da invasão ao Palácio do Planalto e outros prédios públicos de Brasília.

Já a segunda versão é que a iniciativa veio da direção da CNN, que ao saber que a GloboNews iria produzir um material sobre o assunto, convocou as jornalistas para sugerir a ideia.

No fim, o projeto foi aprovado, e as três tocaram a produção sozinhas. Após as gravações serem concluídas, a situação começou. As profissionais não tiveram acesso à edição do material, e só viram o resultado final quando ele foi ao ar.

Pouco antes de a produção ir ao ar, as três também foram informadas que uma entrevista solicitada com o ex-presidente Jair Bolsonaro para o projeto seria feita pelo âncora Leandro Magalhães, do CNN Arena, e não pelas envolvidas no projeto.

No dia da estreia da produção, que foi dividida em uma série de cinco reportagens, Thais, Renata e Jussara não gostaram do que viram e, segundo a Folha de S.Paulo apurou, protestaram junto à direção do canal.

As três, em consenso, pediram para não serem mais creditadas a partir do segundo episódio, que foi ao ar no dia 9 de janeiro. O crédito foi de fato retirado.

Na quarta, dia 10 de janeiro, um novo protesto. A entrevista feita por Leandro Magalhães com Jair Bolsonaro também não agradou às jornalistas, por não ter perguntas sobre o indiciamento que responsabiliza o ex-presidente pelos atos antidemocráticos.

Desde então, as jornalistas já haviam pedido desligamento da empresa. Thaís Arbex saiu oficialmente na última quarta-feira (30) e aceitou convite para trabalhar no Ministério da Justiça, com Ricardo Lewandowski.

A situação de Renata Agostini só foi resolvida nesta quinta devido à sua complexidade, mas ela já não aparecia em programas de política da CNN Brasil desde a primeira semana de janeiro. Houve conversas ríspidas entre as partes. O clima interno para Renata não era bom.

Mesmo com esses problemas e com o ambiente pesado na redação, a CNN resolveu promover duas festas, em São Paulo e Brasília, com o tema de Carnaval nesta semana, com o intuito de melhorar a relação da direção com os funcionários.

Procurada pela Folha de S.Paulo desde o início de janeiro sobre a situação, a CNN Brasil confirmou o desligamento de Renata Agostini apenas nesta sexta.

"A CNN Brasil e Renata Agostini comunicam que decidiram pelo encerramento do contrato de forma amigável, a pedido da jornalista. A CNN Brasil agradece toda contribuição e dedicação de Renata e deseja sucesso em seus próximos desafios profissionais", diz a nota do canal de notícias.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Acidente Há 19 Horas

Avião cai perto da Base de Parnamirim, no Rio Grande do Norte

fama Rei Carlos III Há 21 Horas

Rei Charles III faz importante anúncio durante viagem à Austrália

mundo Justiça Há 2 Horas

Jovem é presa por compartilhar fotos da amante do pai nua na internet

mundo Faixa de Gaza Há 3 Horas

Vídeo mostra menina descalça carregando irmã após atropelamento em Gaza

tech Meta Há 22 Horas

Facebook e Instagram vão usar reconhecimento facial para detectar fraudes

fama JOJO-TODYNHO Há 4 Horas

Jojo rebate crítica de Xuxa com resposta afiada e desabafa sobre decepção

esporte Espanha Há 3 Horas

'Homens com barba' no futebol feminino? Polêmica agita a Espanha

esporte MMA Há 5 Horas

Luto no MMA: Morre aos 48 anos o ex-lutador e empresário André Mussi

mundo Reino Unido Há 3 Horas

Mulher tem ataque cardíaco fatal após ser estuprada desmaiada em parque

fama Romance Há 20 Horas

Eles se envolveram (romanticamente) com bilionários! Conhece o brasileiro?