Governo de SP veta redes sociais em wi-fi de professores e funcionários das escolas

A nova restrição começa nesta segunda-feira (5), com a volta às aulas

© Shutterstock

Brasil São Paulo 05/02/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo soltou um comunicado à rede de ensino informando que vai ampliar o veto a redes sociais para o wi-fi administrativo das escolas, que é utilizado por professores e demais funcionários. Nas redes sem fio liberadas para alunos, esse acesso já era proibido desde o ano passado, segundo a pasta. A nova restrição começa nesta segunda-feira (5), com a volta às aulas.

PUB

A mudança ocorre um dia após a publicação de reportagem da Folha de São Paulo que mostrou que escolas públicas e particulares do Brasil e de outros países estão fechando o cerco ao uso dos celulares na tentativa de conter os prejuízos à saúde mental e ao aprendizado.

O veto em sala de aula já se dissemina, e o banimento total no ambiente escolar começa a ser adotado. As medidas seguem recomendação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que apontou uma "associação negativa entre o uso das tecnologias e o desempenho dos estudantes".

Na sexta-feira (2), a Prefeitura do Rio publicou decreto banindo por completo o aparelho nas escolas municipais, não apenas na sala de aula como também nos recreios.

Questionada pela Folha de São Paulo na semana passada sobre planos de ampliar a restrição ao celular nas escolas estaduais para conter os danos a crianças e jovens, a secretaria da Educação paulista enviou nota reiterando a política de investimento em tecnologia educacional, inclusive por meio de aplicativos em celulares. Afirmou que os aparelhos eram permitidos em sala de aula apenas para fins pedagógicos.

Em meio à pressão de entidades de proteção à criança e à educação, e diante da crescente preocupação das famílias com o vício em celulares, essa nova restrição às redes sociais para professores e funcionários se presta também a mostrar algum aceno ao controle do aparelho nas escolas.

A secretaria do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), sob gestão de Renato Feder, é reconhecidamente entusiasta do uso de tecnologia e teve o seu maior desgaste quando, no ano passado, tentou trocar livros didáticos impressos por material exclusivamente digital. Após a repercussão negativa gerada com a revelação desse plano em reportagem da Folha de S.Paulo, o governo teve de recuar da decisão.

A restrição do wi-fi administrativo para acesso a redes sociais já havia sido comunicada internamente, por email a funcionários da secretaria, na sexta-feira. Nesta segunda-feira, o governo optou por torná-la pública no site da secretaria.

Entre os aplicativos vetados estão TikTok, Facebook, Instagram, X (ex-Twitter) e Roblox. Também foram vetados os acessos a streamings de vídeo, como Globoplay, Netflix, Disney+, Prime Video e HBO Max.

O YouTube está liberado, desde que para finalidades educacionais. Segundo a Folha de S.Paulo apurou, o acesso a redes sociais, jogos e streamings tem sobrecarregando as redes das escolas, atrapalhando a sua utilização para os fins pedagógicos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Minas Gerais Há 12 Horas

Influenciadora e ativista de esquerda Marina Mamede morre aos 34 anos

fama Vídeo Há 6 Horas

Eduardo Costa rebate críticas após ficar 'paralisado' em show

fama ANA-HICKMANN Há 10 Horas

Perícia aponta que Ana Hickmann teve assinaturas falsificadas em documentos

justica Goiás Há 12 Horas

'Vovós do crime': idosas são presas após aplicarem golpes em GO

mundo Peru Há 7 Horas

Brasileiro que estava sumido no Peru morreu; não há como resgatar corpo

fama Sexualidade Há 10 Horas

Carmo Dalla Vecchia diz que vício em pornô afetou sua vida sexual

fama Sarah Ferguson Há 10 Horas

Sarah Ferguson revela as últimas palavras que ouviu da rainha Elizabeth

justica FEMINICÍDIO-PR Há 10 Horas

Homem é suspeito de matar esposa no Paraná e falar sobre crime em rede social

fama Romance Há 9 Horas

Neymar e Bruna Biancardi se beijam em show de Thiaguinho

brasil São Paulo Há 10 Horas

Blindagem de material radioativo furtado em SP é localizada