Famosos que têm autismo (e que vão mudar sua percepção sobre a condição)
Conheça as histórias de famosos portadores desse transtorno.
Famosos que têm autismo (e que vão mudar sua percepção sobre a condição)
Muita gente pensa que ter autismo, ou algum distúrbio neurológico semelhante, significa levar uma vida completamente diferente daquela com a qual sempre sonhou. Mas, entre as celebridades, é possível encontrar vários casos de pessoas portadoras de transtornos do gênero que não só têm uma vida igual a de todo mundo como ainda são bem-sucedidas em suas respectivas áreas.
Clique na galeria para conhecer melhor as histórias destas personalidades!
©
Getty Images / NL Beeld / Tv Globo
Elon Musk
Em 8 de maio de 2021, o bilionário Elon Musk apresentou o 'Saturday Night Live' e surpreendeu ao revelar que tinha a síndrome de Asperger, também conhecida como transtorno do espectro autista leve. O magnata da tecnologia orgulhosamente anunciou que ele era "a primeira pessoa com Asperger" a comandar o programa de comédia de esquetes. "Ou pelo menos a primeira a admitir", acrescentou.
A síndrome de Asperger, também conhecida como transtorno do espectro autista leve, é caracterizado por dificuldades na interação social e na comunicação não verbal. Essas pessoas com Asperger interpretam o ambiente ao seu redor de maneira diferente e podem ter problemas para expressar seus sentimentos de maneira convencional.
Aparentemente, essa condição não impediu o CEO da Tesla, da SpaceX e do Twitter de ser bem-sucedido.
©
Getty Images
Elon Musk
Musk reconheceu que já arranjou problemas por publicar tuítes polêmicos e brincou como a Síndrome de Asperger lhe faz pensar as coisas fora da caixa. "Sei que disse ou postei coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona. Para qualquer pessoa que ofendi, só quero dizer: reinventei os carros elétricos e estou enviando pessoas a Marte em um foguete. Vocês acharam que eu seria um cara normal e relaxado?", disse ele no 'Saturday Night Live'.
©
Getty Images
Sia
Em junho de 2023, Sia revelou seu diagnóstico de espectro autista. "Estou no espectro, estou em recuperação e tudo o mais - há muitas coisas", disse a cantora do hit 'Chandelier' em um episódio de 'Rob Has a Podcast'. Embora não tenha compartilhado exatamente quando descobriu, a compositora e produtora de 47 anos disse: "Por 45 anos, eu fiquei tipo... 'Tenho que colocar meu traje humano'. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente, totalmente eu mesma".
Em 2021, marcou sua estreia na direção de um longa-metragem, no filme 'Music', que foi alvo de críticas (e muita polêmica) por causa da escalação da atriz neurotípica Maddie Ziegler como uma garota autista não-verbal, fora algumas cenas questionáveis envolvendo a personagem. Sia sofreu com a repercussão negativa.
©
Getty Images
Sia
Sia posteriormente se desculpou com a comunidade do autismo e acrescentou um "aviso" ao início de 'Music' (2021), também estrelado por Kate Hudson, esclarecendo que o filme "de forma alguma tolera ou recomenda o uso de contenção em pessoas autistas".
No podcast, Sia mencionou que está sóbria, depois de uma recaída em meio às críticas do drama musical, e que aprendeu a se aceitar sem desculpas. "Ninguém jamais poderá conhecê-lo e amá-lo quando você estiver cheio de segredos e… Vivendo com vergonha", disse ela.
©
NL Beeld
Sia
"E quando finalmente nos sentamos em uma sala cheia de estranhos e contamos a eles nossos segredos mais profundos, sombrios e vergonhosos, e todo mundo ri junto com a gente, e não nos sentimos como pedaços de lixo pela primeira vez em nossas vidas, e nos sentimos vistos pela primeira vez em nossas vidas por quem realmente somos, então podemos começar a sair para o mundo e apenas operando como humanos e seres humanos com corações e não fingindo ser nada", completou.
©
Getty Images
Tim Burton
A então esposa de Tim Burton, Helena Bonham Carter, estava estudando traços de autismo para o filme 'Uma Família Especial' (2005) e disse acreditar que o renomado cineasta poderia ter a síndrome de Asperger.
"Tim vai me matar, mas ao fazer esse drama, percebi que ele realmente tem um pouco de Asperger nele. Você começa a reconhecer os sinais... Estávamos assistindo a um documentário sobre autismo e ele disse que era assim que se sentia quando criança. Pessoas autistas têm aplicação e dedicação. Você pode dizer algo a Tim quando ele estiver trabalhando e ele não ouvir você".
©
Getty Images
Tim Burton
Mas o diretor não disse publicamente se foi diagnosticado com autismo.
©
Getty Images
Susan Boyle
Revelada no 'Britain's Got Talent', a cantora escocesa foi diagnosticada com a síndrome de Asperger em 2012. No entanto, desde pequena, a artista suspeitava sofrer de algum transtorno mental.
©
Getty Images
Susan Boyle
Foi em 2009, quando participou do programa 'Britain's Got Talent', que Susan ganhou popularidade. A cantora foi super elogiada após a interpretação da canção 'I Dreamed a Dream', do filme 'Os Miseráveis' (2012). Depois de passar por período complicado, a diva deu a volta por cima, desfrutando de fama e uma fortuna avaliada em 40 milhões de dólares.
©
Getty Images
Wentworth Miller
Nas redes sociais, o astro de 'Prison Break' revelou que foi diagnosticado com autismo bem tarde na vida. Miller descobriu em 2020, durante a pandemia, quando tinha 49 anos. Apesar da demora, o ator afirmou que a descoberta não foi uma surpresa.
©
NL Beeld
Wentworth Miller
"Reconheço que o acesso a um diagnóstico é um privilégio de que muitos não desfrutam. Digamos que foi um choque. Mas não é uma surpresa. Não sei o suficiente sobre autismo. Há muito para saber. No momento, meu trabalho parece estar evoluindo meu entendimento. Reexaminando 5 décadas de experiência vivida por meio de uma nova lente", disse Wentworth Miller em post honesto em 2021.
©
Getty Images
Daryl Hannah
Quando ainda era criança, Daryl Hannah foi diagnosticada com autismo. No entanto, a atriz só revelou publicamente que tinha a condição em 2013. Mas o autismo não a impediu de chegar ao estrelato!
©
Getty Images
Daryl Hannah
A atriz coleciona papéis de sucesso em 'Splash - Uma Sereia em Minha Vida' (1984), 'Wall Street - Poder e Cobiça' (1987), 'Memórias de Um Homem Invisível' (1992/foto), na franquia 'Kill Bill' (2003/2004), na série 'Sense8' (2015-2016) e mais recentemente na série 'The Now' (2021).
Obviamente, os médicos recomendaram à estrela que levasse uma vida tranquila ao longo dos anos.
©
NL Beeld
Dan Aykroyd
Aos 12 anos, o ator e comediante canadense foi diagnosticado com a síndrome de Tourette. Na década de 1980, o artista descobriu portar também a síndrome de Asperger. Mas foi da mente de Akroyd que saiu a ideia de escrever as histórias de sucessos como 'Os Caça-Fantasmas' (1984/foto) e 'Os Irmãos Cara de Pau' (1980). O artista também fez parte do elenco de 'Saturday Night Live' e ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Coadjuvante pelo filme 'Conduzindo Miss Daisy' (1989). Talento e competência não faltam a Aykroyd. Mas da onde veio a ideia de escrever sobre um dos filmes mais icônicos da sua carreira?
©
NL Beeld
Dan Aykroyd
"Um dos meus sintomas incluía minha obsessão por fantasmas e agentes da lei - eu carrego um distintivo da polícia comigo, por exemplo", disse Aykroyd ao Daily Mail.
©
Getty Images
Courtney Love
Na sua biografia, 'Courtney Love: The Real Story', a cantora e compositora descreveu como foi ser diagnosticada com autismo aos nove anos de idade.
©
Getty Images
Courtney Love
O transtorno também não foi obstáculo para a artista brilhar no mundo da música. A americana foi vocalista e líder da banda Hole, que emplacou vários hits. Por muito tempo, a loura foi alvo de críticas por aparecer seminua em shows e, especialmente, pela relação conturbada com o marido Kurt Cobain, que foi vocalista do Nirvana.
©
Getty Images
Letícia Sabatella
Em papo no podcast 'Papagaio Falante', a atriz revelou recentemente o seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), "num grau leve, que é chamado de Asperger, que é ativa e passiva nesse tempo". Letícia Sabatella descobriu a condição com a ajuda de uma psiquiatra e neurologista. Famosa pelas novelas da Globo, a artista acredita que sua escolha pela profissão foi uma forma de conviver com os sintomas.
©
TV Globo/Marcos Mazini
Letícia Sabatella
"O fato de eu escolher o teatro, escolher a arte, foi meu mecanismo de aprender a, de algum modo, superar ou acomodar essa realidade, esse modo de ver as coisas, que traz muita hipersensibilidade, uma ingenuidade", opinou.
©
TV Globo/Divulgação
Tara Palmer-Tomkinson
A britânica Tara Palmer-Tomkinson era uma socialite e personalidade da TV. Descobriu ter autismo em 2014. Tara também era afilhada do Rei Charles e era presença frequente nos tabloides britânicos.
©
Getty Images
Tara Palmer-Tomkinson
A celebridade morreu em 2017, após uma hemorragia interna provocada por uma úlcera. Tara Palmer-Tomkinson tinha 45 anos.
©
Getty Images
James McClean
No fim de março de 2023, o jogador de futebol irlandês James McClean revelou que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. "Como todos sabem, minha filha Willow-Ivy é autista. Os últimos 4 anos foram uma mudança de vida da maneira mais incrível, mas também muito difícil às vezes, pois seu pai a observou superar inúmeros obstáculos em sua vida e aprendeu a administrar os desafios que ela enfrenta diariamente", escreveu o atleta no Instagram.
©
Getty Images
James McClean
O craque do Wigan Athletic e da Seleção da República da Irlanda revelou que passou a suspeitar ter alguma condição após perceber alguns traços em comum, o que lhe levou a fazer testes. McClean concluiu dizendo que decidiu ir a público para mostrar a sua filha que "eu entendo e que ser autista não vai e nunca deve impedi-la de alcançar seus objetivos e sonhos".
©
Getty Images
James Durbin
O cantor ficou em quarto lugar na 10ª temporada do programa 'American Idol'. Foi diagnosticado com a síndrome de Asperger aos 10 anos. No entanto, o músico vive de forma perfeitamente normal.
©
Getty Images
James Durbin
Para se ter uma ideia, o artista lançou três álbuns entre os anos de 2011 e 2016.
©
Getty Images
Dan Harmon
O escritor e produtor americano é o idealizador das séries de sucesso 'Community' e 'Rick e Morty'.
©
Getty Images
Dan Harmon
O artista acredita padecer da síndrome de Asperger, apesar de nunca ter tido um diagnóstico comprovando a condição. Curiosamente, o tema foi abordado na série 'Community' com a possibilidade do personagem Abed Nadir (Danny Pudi) de portar Asperger.
©
Getty Images
Temple Grandin
Aos dois anos, a psicóloga e zootecnista americana foi diagnosticada com problemas mentais, mas o autismo só lhe foi revelado quando tinha cerca de 40 anos. O documentário 'The Woman Who Thinks Like a Cow' (2006) retrata a vida da curiosa estudiosa, que se tornou uma grande acadêmica, mesmo com o autismo. Sua trajetória inspiradora também rendeu um filme.
©
Getty Images
Temple Grandin
A atriz Claire Danes interpretou a admirável mulher no filme 'Temple Grandin' (2010). Atualmente, Grandin dá aulas de ciências na Universidade do Estado do Colorado e é uma ávida ativista.
©
Getty Images
Matt Savage
O garoto prodígio mostrou muita destreza musical ao se apresentar em programas como 'Late Show with David Letterman', 'Late Night with Conan O'Brien' e 'The Today Show'.
©
Getty Images
Matt Savage
Atualmente, o virtuoso músico americano dá aulas e faz apresentações. Provou ser dono de um grande talento musical. Na foto, é possível ver o então jovem pianista ao lado da famosa cantora Chaka Khan.
©
Getty Images
Fama
Condição
09/02/24
POR Notícias Ao Minuto
Muita gente pensa que ter autismo, ou algum distúrbio neurológico semelhante, significa levar uma vida completamente diferente daquela com a qual sempre sonhou. Mas, entre as celebridades, é possível encontrar vários casos de pessoas portadoras de transtornos do gênero que não só têm uma vida igual a de todo mundo como ainda são bem-sucedidas em suas respectivas áreas.
Clique na galeria para conhecer melhor as histórias destas personalidades!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA