Carnaval altera pagamento do IPVA 2024 para placas finais 1, 2 e 3 em SP

O contribuinte que deixar de recolher o imposto pagará multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic

© Shutterstock

Economia IPVA-2024 12/02/24 POR Folhapress

 (FOLHAPRESS) - O Carnaval alterou parte do calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2024 no estado de São Paulo.

PUB

Os veículos com placas final 1, 2 e 3 com vencimentos da segunda parcela ou cota única sem desconto terão até a quinta-feira (15) para fazer a quitação do imposto. O motivo é o fechamento das agências bancárias em todo o país.Para os demais motoristas, não houve alterações.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO PAGAMENTO DO IPVA 2024 EM FEVEREIRO

Final da placa - Data de vencimento da cota única ou 2ª parcela1 - 15/fev.2 - 15/fev.3 - 15/fev.4 - 16/fev.5 - 17/fev.6 - 18/fev.7 - 19/fev.8 - 22/fev.9 - 23/fev.0 - 24/fev.

Segundo a Fazenda paulista, o vencimento do imposto foi agendado para o Carnaval quando o calendário de pagamentos foi feito porque optou-se por deixar as cotas na mesma data, para facilitar a organização mensal dos contribuintes.

"Assim como no ano passado, para não gerar confusão nos contribuintes que pagam o imposto de forma parcelada, a Sefaz-SP optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês -a placa 1, por exemplo, tem os próximos vencimentos em 11 de fevereiro, 11 de março, 11 de abril e 11 de maio", diz nota do órgão.

A Quarta-feira de Cinzas (14) não foi considerada no calendário, mesmo com a reabertura dos bancos, porque há horários diferentes de funcionamento bancário de acordo com o município.

COMO PAGAR

A consulta do valor do imposto pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Fazenda com o número do Renavam e a placa do veículo.

O pagamento pode ser realizado por caixa eletrônico ou no banco pela internet. Basta informar o número do Renavam. Também é possível quitar o valor por Pix.

Em fevereiro, pode-se pagar o imposto em cota única ou deve-se quitar a segunda parcela para quem optou pelo parcelamento em até cinco vezes.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto pagará multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias de atraso, o percentual final é de 20% de juros e multa.

Após este prazo, se não houver pagamento, o débito será inscrito na dívida ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria-Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo na Justiça.

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Leia Também: Projeto de lei no Senado propõe abono do PIS para empregados domésticos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Suzane von Richthofen Há 23 Horas

Carta psicografada revela pedido da mãe de Suzane von Richthofen

fama LUTO Há 15 Horas

Morre ator Emiliano Queiroz aos 88 anos no RJ

justica Belo Horizonte Há 23 Horas

Menino autista é achado morto após sumiço; mãe foi vítima de homicídio

fama Marcello Antony Há 23 Horas

Marcello Antony consegue vender a casa mais cara de Portugal

fama Cid Moreira Há 23 Horas

Disputa pela herança de Cid Moreira já está em andamento

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

mundo Gaza Há 23 Horas

Menina raptada pelo EI e vendida ao Hamas há dez anos é libertada

esporte Brasileirão Há 21 Horas

Veja o que o Corinthians precisa para sair da zona de rebaixamento do Brasileirão

fama CARLOS-PICON Há 17 Horas

Pai de Jade Picon processa estudante que o denunciou por apologia do nazismo

economia Bolsa Família Há 22 Horas

Governo mantém, por ora, uso do cartão do Bolsa Família em apostas