Corinthians já conta com António Oliveira para tentar reverter crise

A comissão técnica que trabalhava com o treinador no Cuiabá também o acompanha no Corinthians

© Getty

Esporte Bastidores 09/02/24 POR Estadao Conteudo

O Corinthians já é treinado por António Oliveira. O técnico estava no Cuiabá e deixou o clube mato-grossense para assumir a equipe paulista. Oliveira chega para tentar reabilitar o Corinthians no Campeonato Paulista. O time está na zona de rebaixamento e perdeu cinco dos seis primeiros jogos.

A comissão técnica que trabalhava com o treinador no Cuiabá (os auxiliares Bernardo Franco, Bruno Lazaroni e Diego Favarin e o analista de desempenho Felipe Zilio) também o acompanha no Corinthians. O clube acertou suas condições com o português de 41 anos e pagou pouco menos que R$ 1,1 milhão - valor da multa rescisória - ao Cuiabá. O contrato com o profissional é de um ano.

Para poder efetivamente contratar Oliveira, contudo, o Corinthians vai ter que gastar mais do que o valor pago ao Cuiabá. Isso porque o regulamento do Paulistão só permite a inscrição de um novo treinador se o clube tiver comprovada "a quitação ou formalização do acordo de rescisão trabalhista do profissional dispensado". Para isso, é necessário fazer o acerto com Mano Menezes, demitido nesta semana. O contrato com a equipe alvinegra, firmado ainda na gestão de Duílio Monteiro Alves, ia até o fim de 2025 e a quantia integral referente aos salários até o fim do vínculo era de aproximadamente R$ 20 milhões. O Cuiabá, entretanto, já comunicou a saída do técnico e o acerto com o Corinthians.

CARREIRA

Carreira de António Oliveira

Nascido em Lisboa, António Oliveira foi zagueiro e teve a maior parte da carreira em Portugal. Depois que se aposentou, ele passou a estudar e se tornou auxiliar técnico, com passagens por centros periféricos do futebol, como Eslovênia, Kuwait e Irã.

O português trabalha no Brasil desde 2020, quando foi auxiliar de Jesualdo Ferreira, no Santos. No mesmo ano, ele também foi auxiliar no Athletico-PR, que decidiu, meses depois, dar a sua primeira oportunidade como técnico. Ele fez um bom trabalho, mas pediu demissão em setembro de 2021, com cinco meses de trabalho, após a eliminação no estadual.

No ano seguinte, o técnico comandou o Benfica B por apenas 18 jogos. O único clube que o profissional treinou mais de uma vez foi o Cuiabá. Sua primeira passagem começou em junho de 2022 e foi encerrada no fim daquele mesmo ano, depois que a equipe conseguiu permanecer na Série A. Seu desafio seguinte foi treinar o Coritiba, arquirrival do Athletico-PR. Foi mais um trabalho abreviado do português, dispensado em abril de 2023, após quatro meses.

Em maio do ano passado, Oliveira voltou ao Cuiabá com a mesma missão que tivera na primeira passagem: manter o time na elite do futebol brasileiro. A tarefa foi bem-sucedida e as expectativas, excedidas. Ele não só livrou o clube do Mato Grosso do rebaixamento como o levou à Sul-Americana. O Cuiabá emendou uma sequência invicta no meio do Brasileirão e terminou o torneio em 12º lugar. O português foi eleito o melhor técnico do mês de julho da competição, em votação realizada pela CBF com jornalistas e influenciadores.

TÁTICA

O jovem treinador valoriza a posse e, diferentemente do mais bem-sucedido de seus compatriotas no Brasil, Abel Ferreira, gosta que sua equipe permaneça com a bola. O português já assumiu ser um aficionado por futebol, tanto que assistia a jogos até mesmo quando esteve desempregado ou em seus momentos de lazer.

O Corinthians tem a segunda pior campanha do Paulistão, com apenas três pontos e está na zona de rebaixamento com o Santo André. A próxima partida é contra a Portuguesa, na Neo Química Arena, domingo, dia 11, às 16h. Não há confirmação de que António Oliveira já comande o time neste jogo.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 18 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 14 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 19 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

lifestyle Aquecimento global Há 21 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Kate Cassidy Há 14 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Paris Hilton Há 20 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 20 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

lifestyle Cuidados com os cabelos Há 22 Horas

Shampoo: Precisa mesmo? Entenda a tendência de não lavar o cabelo

fama Ilhas Há 16 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?