Helicóptero que caiu com ex-presidente do Chile é tirado de lago

A aeronave foi coberta com uma lona preta e colocada sobre um caminhão guindaste.

© Getty Images

Mundo SEBASTIAN-PIÑERA 11/02/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O helicóptero pilotado pelo ex-presidente do Chile Sebastian Piñera, 74, no momento de sua morte foi tirado neste sábado (10) do Lago Ranco, quatro dias após a queda.Operação de retirada envolveu empresa privada, Marinha e Ministério Público. A aeronave foi coberta com uma lona preta e colocada sobre um caminhão guindaste.

PUB

Imagens mostram que hélices foram danificadas. Após ser entregue à Direção Geral de Aeronáutica Civil, a fuselagem passará por uma perícia para determinar as causas do acidente. Segundo o jornal La Nación, os investigadores querem elucidar a forma como ele caiu, por onde ele se deslocou e a velocidade que se chocou com o lago.

Ministério Público quer saber como eram as condições meteorológicas da região na hora do acidente. Já se sabe que chovia e ventava forte no local. O órgão também questionará a empresa fabricante do helicópteros e tentará esclarecer quando foi a última manutenção da aeronave. A queda do helicóptero ocorreu logo nos primeiros minutos de voo, por volta de 15h no horário local da última terça-feira (6).

PIÑERA FOI A ÚNICA VÍTIMA DO ACIDENTEEx-presidente ordenou que os três passageiros saltassem antes dele, segundo relato da irmã. Magdalena Piñera estava a bordo e afirma que o ex-presidente ficou na aeronave para tentar retomar o controle. "Pulem vocês primeiro porque, se eu pular junto, o helicóptero vai cair em cima de todos nós", teria dito ele. Magdalena e os outros dois passageiros seguiram a ordem e sobreviveram.

Na hora de Piñera pular, ele teria ficado preso no cinto de segurança. Segundo as informações iniciais sobre o acidente, o ex-presidente tentou se soltar, mas não conseguiu. O helicóptero ficou submerso a 40 metros de profundidade.

Ex-presidente chileno morreu por afogamento. O Serviço Médico Legal do Chile na cidade de Valdivia, no sul do país, concluiu que ele morreu de asfixia devido à submersão.

O governo do Chile decretou luto nacional de três dias. O funeral de Estado foi realizado no antigo Congresso chileno, em Santiago, na sexta-feira (9).

Leia Também: Charles III reaparece em público após romper silêncio sobre o câncer

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 23 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 21 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 22 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot Há 23 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 13 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 22 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 20 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 14 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 17 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA