Descoberto mecanismo biológico da perda auditiva devido a ruídos altos

A perda auditiva induzida por ruído pode ser debilitante, causando até zumbido

© Lusa

Lifestyle Audição 13/02/24 POR Notícias ao Minuto

A perda auditiva, tanto temporária quanto permanente, causada pela exposição a ruídos intensos, foi tema de um novo estudo conduzido com ratos, apontando também para um possível tratamento em desenvolvimento.

PUB

Publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas) e liderado pela Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos), o estudo destaca que a perda auditiva relacionada ao ruído resulta de danos celulares no ouvido interno associados ao excesso de zinco, um mineral essencial para o funcionamento celular e auditivo.

Enquanto alguns experimentam perda auditiva devido a lesões auditivas traumáticas agudas, outros observam uma perda repentina, temporária ou permanente após exposição contínua a ruídos altos, como em obras ou concertos barulhentos.

A equipe, liderada por Thanos Tzounopoulos, concentrou-se em compreender os fundamentos mecânicos dessa condição para estabelecer as bases para futuros tratamentos eficazes e minimamente invasivos.

Em experimentos com ratos e células do ouvido interno, descobriu-se que, horas após exposição a ruídos altos, os níveis de zinco no ouvido interno aumentavam significativamente. A exposição a sons altos causava uma liberação intensa de zinco, levando a danos celulares e interrompendo a comunicação normal entre as células.

A perda auditiva induzida por ruído pode ser debilitante, causando até zumbido. Entretanto, o estudo sugere uma possível solução, indicando que ratos tratados com um composto de liberação lenta que retinha o excesso de zinco eram menos propensos à perda auditiva e protegidos contra danos induzidos pelo ruído.

Medicamentos que atuam como "esponjas moleculares," retendo o excesso de zinco, podem ajudar a restaurar a audição ou prevenir perdas futuras. Os pesquisadores estão desenvolvendo um tratamento para testes pré-clínicos de segurança, visando oferecê-lo como opção de venda livre para proteção auditiva.   Leia Também: Inteligência artificial diagnostica autismo a partir de imagens da retina, sugere estudo

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Israel/Hamas Há 18 Horas

Mulher de líder do Hamas é flagrada em túnel com bolsa de grife; veja

fama Tchan Há 19 Horas

Morre Graciane Azevedo, participante do concurso da "morena do Tchan"

mundo Elon Musk Há 18 Horas

Musk promete dar um milhão por dia a quem assinar a sua petição

brasil Correia Pinto Há 19 Horas

Sinais vitais interrompem velório e bebê volta ao hospital em SC

politica Lula Há 19 Horas

Queda e pontos na cabeça: saiba o que aconteceu com o presidente Lula

brasil Paraná Há 14 Horas

Acidente com equipe de remo de atletas adolescentes deixa 9 mortos no Paraná

mundo Israel/Palestina Há 15 Horas

Sobrevivente de ataque em Israel é encontrada morta no dia do aniversário

fama Andrew Garfield,Mel Gibson Há 17 Horas

Andrew Garfield pede outra chance para Mel Gibson: "Ele é incrível"

mundo Austrália Há 18 Horas

Disputa judicial deixa corpo de mulher em câmara frigorífica por 4 anos

fama ANTÔNIO-FAGUNDES Há 15 Horas

Bruno Fagundes, filho de Antonio Fagundes, confirma fim de namoro com Igor Fernandez