Descoberto mecanismo biológico da perda auditiva devido a ruídos altos

A perda auditiva induzida por ruído pode ser debilitante, causando até zumbido

© Lusa

Lifestyle Audição 13/02/24 POR Notícias ao Minuto

A perda auditiva, tanto temporária quanto permanente, causada pela exposição a ruídos intensos, foi tema de um novo estudo conduzido com ratos, apontando também para um possível tratamento em desenvolvimento.

PUB

Publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas) e liderado pela Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos), o estudo destaca que a perda auditiva relacionada ao ruído resulta de danos celulares no ouvido interno associados ao excesso de zinco, um mineral essencial para o funcionamento celular e auditivo.

Enquanto alguns experimentam perda auditiva devido a lesões auditivas traumáticas agudas, outros observam uma perda repentina, temporária ou permanente após exposição contínua a ruídos altos, como em obras ou concertos barulhentos.

A equipe, liderada por Thanos Tzounopoulos, concentrou-se em compreender os fundamentos mecânicos dessa condição para estabelecer as bases para futuros tratamentos eficazes e minimamente invasivos.

Em experimentos com ratos e células do ouvido interno, descobriu-se que, horas após exposição a ruídos altos, os níveis de zinco no ouvido interno aumentavam significativamente. A exposição a sons altos causava uma liberação intensa de zinco, levando a danos celulares e interrompendo a comunicação normal entre as células.

A perda auditiva induzida por ruído pode ser debilitante, causando até zumbido. Entretanto, o estudo sugere uma possível solução, indicando que ratos tratados com um composto de liberação lenta que retinha o excesso de zinco eram menos propensos à perda auditiva e protegidos contra danos induzidos pelo ruído.

Medicamentos que atuam como "esponjas moleculares," retendo o excesso de zinco, podem ajudar a restaurar a audição ou prevenir perdas futuras. Os pesquisadores estão desenvolvendo um tratamento para testes pré-clínicos de segurança, visando oferecê-lo como opção de venda livre para proteção auditiva.   Leia Também: Inteligência artificial diagnostica autismo a partir de imagens da retina, sugere estudo

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 14 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 16 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 13 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 15 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 15 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 14 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 14 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 14 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 16 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad