Putin diz que prefere Biden a Trump por democrata ser mais previsível e experiente

Putin foi questionado pelo entrevistador russo Pavel Zarubin sobre quem era melhor para a Rússia -o democrata ou o republicano. "Biden. Ele é uma pessoa mais experiente e previsível, um político da velha guarda. Mas trabalharemos com qualquer presidente dos EUA em quem o povo americano tenha confiança", afirmou.

© <p>Getty Images</p>

Mundo EUA-RÚSSIA 14/02/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em uma entrevista transmitida nesta quarta-feira (14) que prefere Joe Biden a Donald Trump, mas que está disposto a trabalhar com qualquer presidente dos Estados Unidos.

PUB

Putin foi questionado pelo entrevistador russo Pavel Zarubin sobre quem era melhor para a Rússia -o democrata ou o republicano. "Biden. Ele é uma pessoa mais experiente e previsível, um político da velha guarda. Mas trabalharemos com qualquer presidente dos EUA em quem o povo americano tenha confiança", afirmou.O líder russo disse que a campanha eleitoral americana está ganhando impulso e que, em sua opinião, é incorreto a Rússia interferir no processo.

Putin também comentou relatos sobre a saúde de Biden, fazendo referência a uma ocasião em que o líder americano bateu a cabeça ao sair de um helicóptero que o trazia à Casa Branca. "O fato de que em algum lugar, saindo do helicóptero, ele bateu a cabeça no helicóptero -bem, quem não bateu em algum lugar com a cabeça?"

Ele enfatizou que não se enxerga no direito de fazer quaisquer comentários sobre este assunto. "Não devemos olhar para isso, devemos olhar para a posição política."

As eleições presidenciais americanas, em 5 de novembro, estão novamente se encaminhando para um embate entre Donald Trump e Joe Biden, uma repetição do pleito de 2020.

Desde o início da Guerra da Ucrânia, há quase dois anos, Biden tem feito de Putin um vilão. Além de definir várias rodadas de sanções contra Moscou -com apoio da União Europeia-, seu governo se tornou um dos principais financiadores de armamentos para Kiev. O democrata também viu com bons olhos a adesão da Finlândia e da Suécia à Otan, a aliança militar ocidental.

Contudo, Biden já deixou claro em várias ocasiões que não quer um conflito direto com a Rússia, tampouco tentar derrubar Putin ou atacar o país.

Leia Também: Litoral de SP tem alerta para ressaca forte e ondas de até 3 metros

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalhadores Há 10 Horas

Veja lista de deputados que assinaram a favor da mudança na escala 6 x 1

fama Neymar Há 8 Horas

Neymar exibe tênis cravados de Swarovski (que valem quase R$ 40 mil)

mundo Eleições EUA Há 10 Horas

Trump exclui Melania de 'foto de família' com Musk; veja o momento!

politica Pesquisa Há 3 Horas

Lula lidera corrida eleitoral de 2026 contra bolsonaristas, mostra pesquisa CNT/MDA

brasil Clima Há 3 Horas

Há risco de ciclone bomba atingir o Brasil? Veja a previsão do tempo

esporte Óbito Há 7 Horas

Promessa da LDU e da seleção do Equador, volante Marco Angulo morre aos 22 anos

lifestyle Saúde Há 10 Horas

Demência: Estudo revela como identificar idosos em risco

lifestyle Obstipação Há 8 Horas

Adeus inchaço! Nutricionista sugere bebida contra prisão de ventre

fama Novela Há 10 Horas

Ana Maria Braga aponta erro em trama de 'Mania de Você'

justica Rio de Janeiro Há 8 Horas

Se lembra do caso do 'Tio Paulo'? Justiça realiza hoje primeira audiência