© Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Os dados são da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, referente ao 4º trimestre de 2023. Foram entrevistados 25.556 passageiros.
Entre os serviços com melhores notas estão pontos como o controle migratório (4,51) e controle aduaneiro (4,48), seguidos por inspeção de segurança (4,44), o processo de check-in (4,40) e a aquisição da passagem (4,34).
A pesquisa traz avaliação de acordo com a categoria do terminal, considerando a quantidade de passageiros transportados por ano. São três as categorias: aeroportos com movimentação de até 5 milhões de passageiros, terminais que transportaram entre 5 milhões e 10 milhões de usuários e sítios aeroportuários com circulação de mais de 10 milhões de viajantes.
No geral, o aeroporto de Vitória foi o mais bem avaliado (4,72), seguido de Florianópolis (4,70), Maceió (4,63), Confins (4,56) e Curitiba (4,47). Entre os terminais que movimentam mais de 10 milhões de passageiros por ano, a liderança na satisfação ficou com Brasília (4,38), seguido por Campinas (4,32) e, empatados, Santos Dumont e Guarulhos (4,25).
Realizada desde 2013, a pesquisa avalia a experiência do passageiro no momento da viagem para levantar informações que contribuam a gestão aeroportuária e o aumento da capacidade e eficiência da infraestrutura dos aeroportos do País, conforme explica o MPor. O entrevistado deve avaliar um total de 17 indicadores atribuindo "notas" de 1 a 5 para cada um deles. Dos 17 indicadores avaliados no quarto trimestre de 2023, 14 obtiveram média superior a 4 (bom).
PUB