Zanin suspende dispensa de comprovante de vacina contra Covid em escolas de SC

O ministro destacou que todos os brasileiros têm direito a um ambiente seguro e isso está acima de eventuais pretensões individuais de não tomar a vacina

© Getty Images

Brasil EDUCAÇÃO-SC 16/02/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu na noite desta quinta-feira (15) decretos e atos normativos de 20 municípios de Santa Catarina que dispensavam a apresentação de comprovante contra a Covid para matrículas de alunos na rede municipal de ensino.

PUB

O pedido de liminar foi apresentado pelo PSOL e concedido pelo ministro. Entre os municípios que publicaram o decreto estão Blumenau, Joinville, Camboriú, Criciúma e Brusque.

"É importante ressaltar que não se trata de questão eminentemente individual, que estaria afeta à decisão de cada unidade familiar, mas sim do dever geral de proteção que cabe a todos, especialmente ao Estado", afirmou Zanin na decisão.

O ministro destacou que todos os brasileiros têm direito a um ambiente seguro e isso está acima de eventuais pretensões individuais de não tomar a vacina.

Segundo a decisão do STF, os municípios não podem contrariar a obrigatoriedade de uma vacina incluída no Plano Nacional de Imunização, "sob pena de desrespeito à distribuição de competências legislativas".

Além disso, o STF já havia decidido a favor da obrigatoriedade da vacina contra a Covid, em julgamento com repercussão geral, ou seja, que ultrapassou os interesses específicos daquela causa.

Na ação (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), o PSOL afirma que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atesta a segurança da vacina para crianças e que o Ministério da Saúde a incluiu no calendário nacional de vacinação. Desta forma, a imunização passou a ser obrigatória nos termos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O partido alega ainda que os decretos e atos normativos colocam em risco a saúde das crianças, dos adolescentes e de toda a sociedade, pois a eficácia de uma vacina depende do percentual de pessoas imunizadas.

Além dos decretos municipais, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou que nenhuma escola do estado vai recusar matrículas de alunos por falta de vacina.

"Aqui em Santa Catarina a vacina não é obrigatória. Fica na consciência de cada catarinense exercer o seu direito de cidadão e resolver sobre isso", disse.

Outros prefeitos do estado também se manifestaram contrários à exigência de comprovante de vacina para a matrícula escolar, mas não foram incluídos na liminar por não terem assinado decretos ou atos normativos.

O número de novos casos semanais de Covid está acima de 36 mil, com aumento consistente nas últimas cinco semanas. Ocorreram 194 mortes até o dia 8 de fevereiro, um cenário que não era observado desde abril de 2023, de acordo com o painel de monitoramento do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde).

Leia Também: Governo lança 'Fies Social' para financiar 100% de curso superior de estudante de baixa renda

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo OMS Há 16 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

fama MORTE-GO Há 17 Horas

Morre DJ Blogueirinha, aos 29 anos, em Goiás

mundo TikTok Há 23 Horas

Funcionária usa atestado falso para viajar e encontra chefe no avião

fama Rafa Justus Há 21 Horas

Rafa Justus posa linda em Miami: "Cabelo de praia, não quero saber!"

justica PRISÃO-PR Há 23 Horas

Mulher é presa no PR após imagem flagrar corpo sendo levado dentro de sofá

brasil Acidente Há 22 Horas

Acidente com ônibus em rodovia no interior de SP deixa 10 mortos

esporte ROBERTO-FIRMINO Há 19 Horas

Atacante do Brasil na Copa de 2018 virou pastor

politica Caso das joias Há 22 Horas

Bolsonaro pode pegar até 32 anos de prisão só no caso das joias

politica TABATA-AMARAL Há 23 Horas

Tabata reage após Marçal insinuar que ela tem culpa pela morte do pai: 'Nojento'

fama VÍDEO ÍNTIMO Há 18 Horas

Mel Maia denuncia deepfake após suposto vídeo íntimo vazado