Mauro Vieira convoca embaixador de Israel em meio a crise diplomática

O governo deve convocar o embaixador israelense Daniel Zonshine para prestar esclarecimentos

© Reuters

Mundo Israel 19/02/24 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) convocou nesta segunda-feira (19) o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para reunião no Rio de Janeiro, ainda nesta segunda.

PUB

Trata-se de um ato diplomático que demonstra insatisfação do governo com Israel. Além disso, o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, embarca para o Brasil nesta terça. Ele foi chamado para consultas pelo chanceler, conforme antecipou a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

"Diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel, o ministro Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça hoje ao Palácio Itamaraty, no Rio. E chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil amanhã", disse o Itamaraty, em nota.

A manifestação ocorre em resposta à escalada da crise diplomática com Israel, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparar a ofensiva militar de Israel em Gaza ao Holocausto.

O episódio foi tema de discussão no em reunião no Palácio da Alvorada nesta manhã, com os ministros Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim.

A definição de Lula é de que não haveria qualquer forma de retratação pela sua fala, e que a resposta do governo será diplomática, vocalizada por Vieira. A avaliação é que foi uma tentativa de escalar a crise, como forma de reação às críticas não só do governo brasileiro, mas da comunidade internacional à ofensiva contra palestinos.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores do governo de Binyamin Netanyahu declarou o líder brasileiro "persona non grata".

Além disso, o chanceler israelense, Israel Katz, fez uma reprimenda ao embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, no Memorial do Holocausto (Yad Vashem). O gesto foi classificado por um diplomata como "show". Normalmente, advertências a embaixadores são feitas nas sedes das chancelarias.

O governo deve convocar o embaixador israelense Daniel Zonshine para prestar esclarecimentos e, como mostrou a coluna da Mônica Bergamo, chamou de volta o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, para consultas.

"A meu ver, não há de que desculpar. O que está ocorrendo é uma barbaridade", disse Amorim à Folha.

"O chanceler [Mauro Vieira] anunciará as providências que decidir tomar. (...) Sempre tivemos grande estima pelo povo judeu, que nos deu Einstein, Freud e tantos outros, além de extraordinária contribuição à cultura brasileira", completou, reforçando o que a primeira-dama, Janja, disse mais cedo, que Lula se referia ao governo, não ao povo judeu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Problemas de Saúde Há 12 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

fama MC Mirella Há 13 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 11 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 13 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

fama Gisele Bündchen Há 12 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

politica BOLSONARO-PF Há 3 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

lifestyle Saúde Há 12 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 11 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama KIM-KARDASHIAN Há 13 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil

fama ED-MOTTA Há 9 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show