Calor: consumo de sorvetes subiu 15% em 2023, diz Abrasorvete

Para 2024, a expectativa do setor é crescer mais 5%

© Divulgação

Economia Negócios 21/02/24 POR Estadao Conteudo

Com as ondas de calor, que ganharam intensidade em razão dos efeitos do El Niño, os brasileiros estão tomando mais sorvetes. No ano passado, o crescimento no consumo de sorvetes no País foi de 15%, chegando a 438 milhões de litros. Para 2024, a expectativa do setor é crescer mais 5%.

Levantados pela Abrasorvete, associação que representa fabricantes, fornecedores, distribuidores e varejistas de sorvete, os números refletem, de um lado, as altas temperaturas, uma vez que 2023 foi, conforme as estatísticas climáticas registradas desde 1961 pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o ano mais quente da série histórica no Brasil. De outro, as empresas lançaram novos produtos e sabores, chegando assim a mais consumidores.

"Tivemos muitos investimentos em novas linhas de produtos e o clima foi bastante favorável em algumas regiões, com frentes de calor que ampliaram consideravelmente as vendas", comenta o presidente da Abrasorvete, Martin Eckhardt.

Embora os dois maiores fabricantes do produto - Froneri, que produz os sorvetes da marca Nestlé, e a Unilever, dos sorvetes Kibon - não sejam associados, os números da Abrasorvete referem-se à toda a indústria. Não entram na conta as vendas de açaí e os sorvetes de massa servidos em casquinhas nas sorveterias, que elevariam o consumo total para 600 milhões de litros por ano.

O faturamento dessa indústria, que hoje chega a R$ 16,5 bilhões em um ano, caminha para alcançar R$ 20 bilhões até 2028 - ou seja, um crescimento de 21%. Em dez anos, a meta do setor, fixada na campanha 50 em 10, é ampliar em 50% o consumo de sorvetes no Brasil.

A indústria vem ampliando as linhas de produtos, com a inclusão de ingredientes como pistaches, avelãs e caramelos salgados, para não só atrair novos consumidores, como melhorar a margem de lucro do negócio.

A diversificação do portfólio, com o lançamento de produtos como bebidas geladas, bolos e outros doces, é outra tendência seguida pela indústria sorveteira para ampliar o faturamento fora do verão, quando o consumo de sorvete é maior.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama boletim médico Há 15 Horas

Maidê Mahl está internada em estado grave, diz hospital

politica BOLSONARO-SAÚDE Há 8 Horas

Bolsonaro se sente mal e vai a hospital antes de ato na avenida Paulista

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Suzana Alves, ex-Tiazinha, mostra rotina após se converter

fama Deolane Bezerra Há 9 Horas

Carlinhos expõe afastamento de Deolane antes de prisão

fama ELIEZER-CARMO Há 12 Horas

'Nunca quis ser pai, estava pouco me lixando', diz Eliezer

politica Governo Há 13 Horas

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

fama Bets Há 14 Horas

Com Deolane presa, irmãs postam publis do 'Jogo do Tigrinho'

justica Dartford Há 12 Horas

Amigo é suspeito de esfaquear casal de brasileiros na Inglaterra

brasil Maceió Há 7 Horas

Estudante aponta arma para colega durante briga em faculdade; vídeo

fama Carnaval Há 14 Horas

Ex-BBB 24, Alane Dias será musa da Grande Rio em 2025