Ministério da Saúde quer mobilização contra a dengue em escolas a partir de março

Estão previstas nas escolas 20 semanas de conscientização sobre arboviroses como dengue, chikunguna e zika, todas provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti

© iStock

Brasil Dengue 25/02/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nesta quarta-feira (21) o Ministério da Saúde anunciou que, a partir de março, pretende levar programa de mobilização contra a dengue para as escolas brasileiras. A ação faz parte do programa Saúde na Escola, reestruturado no último ano, e pretende atingir 25 milhões de estudantes em mais de 102 mil instituições públicas de ensino.

PUB

Segundo a pasta, estão previstas nas escolas 20 semanas de conscientização sobre arboviroses como dengue, chikunguna e zika, todas provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Presente no evento, a ministra Nísia Trindade afirmou ser importante a união entre esferas estaduais e federal para combate o combate eficaz da dengue. "É essencial essa união de todos na luta contra a dengue. Quero aqui reforçar a intenção, as nossas ações no Distrito Federal e em todas as unidades da federação que enfrentam emergência de dengue, para que juntos possamos salvar vidas e nos prevenir".O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior incidência de casos prováveis do país. É também o local com mais mortes: das 135 registradas no país, 35 foram no DF. No início de fevereiro as Forças Armadas montaram um hospital de campanha para tentar fazer frente à alta de casos que atinge à região.

Durante a cerimônia de anúncio do programa, crianças foram vacinadas contra a dengue e com demais imunizantes que fazem parte do calendário vacinal infantil. Na capital federal, o ministério já iniciou a vacinação da faixa entre 10 e 11 anos e diz pretender aumentar conforme novos lotes do imunizante chegarem.

Dados levantados pelo Ministério da Saúde e apresentados no evento apontam que 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão em itens como vasos, pratos de plantas e recipientes presentes em parte dos domicílios brasileiros.Ainda nesta quarta-feira, a dengue, que segue em alta histórica em todo o território nacional, foi declarada como epidemia pelo estado do Rio de Janeiro.

Na última semana, o Ministério da Saúde afirmou ter ampliado para R$ 1,5 bilhão os recursos reservados para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no enfrentamento da alta de casos de dengue no país.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 14 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 17 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 14 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 15 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 15 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 15 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 14 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 15 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 16 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad