Os traumas horríveis causados pelo estrelato infantil
As realidades sombrias de crescer na indústria do entretenimento
Os traumas horríveis causados pelo estrelato infantil
À medida que as mídias sociais aproximam o público das celebridades, muitos famosos estão optando por manter seus filhos fora dos holofotes. Dado o que estamos aprendendo sobre os efeitos de crescer aos olhos do público, certamente essa parece ser a escolha mais segura. Muitos dos astros e estrelas mirins que surgiram através do Disney Channel e do 'The Mickey Mouse Club' são agora adultos que estão analisando suas experiências do passado e compartilhando as verdades sombrias sobre exploração e abuso.
O trabalho infantil é proibido em todo o mundo por boas razões, mas a indústria do entretenimento sempre foi uma exceção controversa. Clique nesta galeria para ler sobre como é realmente ser uma estrela infantil.
© Getty Images
Daniel Radcliffe
Daniel Radcliffe passou de um garoto normal para um superstar internacional quando tinha 12 anos de idade. A série de filmes 'Harry Potter' o manteve trabalhando e sob os holofotes durante os 10 anos. Mas, quando estava chegando ao fim da franquia, ele confiou no álcool para lidar com a fama esmagadora.
©
NL Beeld
Daniel Radcliffe
"No meu caso, a maneira mais rápida de esquecer o fato de que estava sendo observado era ficar muito bêbado", explicou. "Não há um plano para começar jovem e trabalhar as coisas."
© Getty Images
Selena Gomez
Selena Gomez teve sua grande chance na série 'Barney & Friends' quando tinha apenas 10 anos de idade e conseguiu um papel principal na série da Disney 'Os Feiticeiros de Wavely Place'. Isso a colocou no centro das atenções durante sua adolescência e ela se lembra de se sentir explorada e violentada. Os paparazzi a seguiam e tiravam fotos dela de biquíni na praia quando tinha 15 anos. "Eu era uma menina e eles eram homens crescidos. Eu não gostei dessa sensação."
© Getty Images
Justin Bieber
Justin Bieber foi descoberto no YouTube aos 13 anos e instantaneamente disparou para a fama. Ele tem sido aberto sobre suas lutas com drogas e depressão ao longo dos anos e, em 2019, escreveu um longo post no Instagram sobre o dano que a fama pode causar a uma criança. "Você já notou as estatísticas de estrelas infantis e o resultado de suas vidas? Há uma pressão insana e uma responsabilidade colocada sobre uma criança quando cérebro, emoções, lobos frontais (tomada de decisão) ainda não estão desenvolvidos."
© Getty Images
Justin Bieber
Ele passou a descrever seus próprios problemas com o abuso de drogas e álcool: "Comecei a usar drogas muito pesadas aos 19 anos e abusei de todos os meus relacionamentos... Fiquei ressentido, desrespeitoso com as mulheres e com raiva. Fiquei distante de todos que me amavam... Aos 20 anos, tomei todas as decisões ruins que você poderia imaginar e passei de uma das pessoas mais amadas e adoradas do mundo para a pessoa mais ridicularizada, julgada e odiada do mundo." Bieber uma vez revelou que seu problema com drogas era tão ruim que seu segurança entrava em seu quarto à noite para verificar seu pulso.
© Getty Images
Jennette McCurdy
Jennette McCurdy ganhou as manchetes em 2022 com o lançamento de seu livro de memórias intitulado 'Ainda Bem que a Minha Mãe Morreu'. McCurdy começou a atuar aos 8 anos de idade e teve seu papel de destaque na série da Nickelodeon, 'iCarly'. Desde então, ela revelou que sua mãe era extremamente abusiva e que foi explorada durante toda a sua infância e adolescência, tanto em casa quanto no set. McCurdy diz que foi pressionada a beber ainda menor de idade no set por certos membros da equipe e que gritaram com ela repetidamente enquanto filmava seu primeiro beijo com o co-astro Nathan Kress. Sua mãe a explorava financeiramente, controlava seu dia-a-dia e incentivava seu transtorno alimentar.
©
Getty Images
Natalie Portman
Natalie Portman desempenhou papéis que a s-xualizaram ainda criança no início de sua carreira nos anos 90. Em filmes como 'O Profissional' (1994) e 'Brincando de Seduzir' (1996), ela interpretou jovens que recebiam atributos adultos. Em uma entrevista de 2020, ela compartilhou que essa s-xualização prematura a fez se sentir insegura.
©
Getty Images
Natalie Portman
"Isso me fez sentir que a maneira como eu poderia estar segura era ser, tipo: 'eu sou conservadora', 'eu sou séria e você deve me respeitar', 'eu sou inteligente' e 'não olhe para mim dessa maneira'", explicou.
©
Getty Images
Britney Spears
Através do desmantelamento altamente divulgado de sua tutela, o mundo veio a descobrir o quão severamente Britney Spears foi explorada e manipulada ao longo de sua vida. Ela começou no 'The Mickey Mouse Club' nos anos 90 quando criança e, aos 16 anos, teve seu primeiro sucesso com 'Baby One More Time'.
©
Getty Images
Britney Spears
O visual sensual de estudante que ela usa no vídeo sintetiza a estética que foi curada pelos adultos ao seu redor para maximizar sua atração e lucratividade. Enquanto ainda era menor de idade, ela foi comercializada como sensual, mas virginal. À medida que se tornava adulta sob doloroso escrutínio, com os jornalistas questionando-a sobre tudo, desde implantes de silicone até se ela já havia dormido com seu namorado, Spears era obrigada a trabalhar duro por seus pais. Aos 26 anos, ela sofreu um colapso mental e ficou presa em uma tutela.
©
Getty Images
Bella Thorne
A história de Bella Thorne é semelhante à de Selena Gomez e ela foi igualmente explorada desde tenra idade. Ela se abriu no podcast de Emily Ratajkowski sobre um diretor da escola acusando-a de "flertar" com ele em uma audição quando ela tinha apenas 10 anos de idade. Thorne ficou chocada e enojada que um homem adulto interpretasse o comportamento de uma criança dessa maneira, não importa o que ela dissesse ou fizesse.
©
Getty Images
Bella Thorne
Quando tinha 14 anos e estrelava o programa da Disney 'Shake It Up' ao lado de Zendaya, Thorne foi fotografada usando um biquíni na praia. O Disney Channel foi pressionado a se livrar dela assim que as fotos chegaram aos tabloides, já que ela era vista como escandalosa demais para um programa infantil. Thorne conseguiu manter seu emprego depois de concordar em usar shorts folgados e camisetas no futuro quando fosse à praia. Este é um dos muitos exemplos de como as estrelas infantis são s-xualizadas pela mídia.
© Getty Images
Kirsten Dunst
Kirsten Dunst também começou sua carreira de atriz quando criança nos anos 90. Ela conseguiu um papel no filme de 1994, 'Entrevista com o Vampiro', ao lado de astros como Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas quando tinha apenas 11 anos de idade. Ela estava interpretando uma criança vampira, essencialmente uma mulher presa no corpo de uma criança, e se lembra de seu treinador de atuação ensinando-a a tornar seu rosto sensual e misterioso. A jovem atriz também teve que beijar Brad Pitt adulto nos lábios, o que ela descreveu como "repulsivo" na época. Como muitos atores mirins, Dunst passou a sofrer de depressão severa e acabou na reabilitação aos 27 anos.
©
Getty Images
Raven-Symoné
Raven-Symoné, mais conhecida apenas como Raven, começou sua carreira no 'The Cosby Show' quando tinha apenas três anos de idade. A atriz foi severamente submetida a body shaming por causa do formato de seu corpo durante toda a sua infância. Muitas vezes foi dito que ela estava acima do peso e ela era impedida de comer no set. Ela se lembra de ter sido informada: "Você não pode comer isso. Você está engordando!' Eu fico tipo, 'Eu tenho 7 anos! Estou com fome!'" Ela lamenta o fato de não ter crescido durante uma era mais positiva para o corpo e diz: "Eu provavelmente não teria tantos problemas mentais."
©
Getty Images
Drew Barrymore
Drew Barrymore cresceu em uma família do showbiz e teve uma infância notoriamente conturbada. Ela se tornou uma estrela aos 7 anos de idade, graças ao filme 'E.T. O Extraterrestre' (1982). Aos 11 anos já tinha desenvolvido um vício em álcool. Sua mãe (à direita) supostamente a levava para festas em até cinco noites por semana (uma vez até na famosa boate Studio 54), onde a pequena atriz bebia e fumava como um adulto.
©
Getty Images
Drew Barrymore
Aos 12 anos, ele ficou viciada em drogas e aos 13 estava institucionalizada. O hospital psiquiátrico onde passou 18 meses ajudou Drew a obter a emancipação de seus pais.
©
Getty Images
Ariel Winter
Ariel Winter cresceu diante de nossos olhos na série 'Modern Family', que durou 11 anos. Quando atingiu a puberdade aos 13 anos, ela estava sofrendo, ao mesmo tempo, body shaming e s-xualização por seu aumento de peso e tamanho dos seios. Nos bastidores, Winter estava vivendo em isolamento com sua mãe, sofendo, segundo a própria atriz, abuso emocional e físico. A mãe até a pressionou para se s-xualizar em uma idade jovem. Winter se emancipou aos 14 anos e foi morar com a irmã. A atriz precisou desenvolver uma casca grossa quando se tratava de estranhos comentando sobre seu corpo em mudança quando adolescente, já que era constantemente bombardeada com insultos misóginos simplesmente por ter seios maiores.
©
Getty Images
Miley Cyrus
Miley Cyrus cresceu em uma família famosa como filha de Billy Ray Cyrus e fez sucesso com o programa 'Hannah Montana'. Ela começou sua jornada para ser uma estrela pop em uma idade jovem e contou à Harper's Bazaar: "Quando eu tinha 11 ou 12 anos, me colocaram cabelo e maquiagem completos, uma peruca e um grupo de homens mais velhos me disse o que vestir".
©
NL Beeld
Miley Cyrus
Cyrus diz que vivia sob imensa pressão e desenvolveu dismorfia corporal por estar em figurino completo tantas vezes quando criança. Quando não estava mais montada para se parecer com Hannah Montana, ela tinha problemas para se reconhecer.
©
Getty Images
Demi Lovato
Demi Lovato já era uma estrela aos 10 anos de idade e conseguiu um papel na série da Disney, 'Camp Rock', aos 16. Aos 18 anos, Lovato estava em reabilitação por dependência de drogas, foi diagnosticado com transtorno bipolar e estava lutando contra um transtorno alimentar.
©
Getty Images
Demi Lovato
Em 2021, Lovato revelou que havia sido abusada s-xualmente por um co-astro da Disney aos 15 anos, com quem teve que continuar trabalhando após o ataque. Num episódio de 2022 de seu podcast, ela compartilhou que começou a beber e usar opiáceos aos 13 anos e que começou a usar cocaína aos 17, indo parar na reabilitação pela primeira vez aos 18 anos. Lovato sofreu uma overdose quase fatal em 2018.
© Getty Images
Macaulay Culkin
Macaulay Culkin era o ator mirim favorito de Hollywood nos anos 90, estrelando clássicos como 'Esqueceram de Mim' (1990), 'Meu Primeiro Amor' (1991) e 'Riquinho' (1994). Culkin decidiu sair dos holofotes em 1994, quando tinha apenas 14 anos e não atuou novamente por quase 10 anos. Infelizmente, seus pais começaram a brigar pelos milhões de dólares que ele acumulou em seu fundo fiduciário quando se divorciaram em 1995, e Culklin se sentiu forçado a remover seus nomes do fundo. Rumores começaram a circular de que ele havia se emancipado, embora mais tarde o ator tenha negado isso.
©
Getty Images
Lindsay Lohan
Lindsay Lohan tornou-se uma modelo infantil aos 3 anos e conseguiu seu primeiro papel principal em 'Operação Cupido' (1998), quando tinha 12 anos. Infelizmente, Lohan é um dos primeiros exemplos que vêm à mente quando se fala de estrelas mirins que saíram dos trilhos. Aos 20 anos, ela desenvolveu um problema com a bebida e estava participando de reuniões dos Alcoólico Anônimos. Ela foi presa 10 vezes em questão de anos, principalmente por crimes relacionados a drogas e álcool, e teve seis períodos de reabilitação ordenados pelo tribunal.
©
Getty Images
Shirley Temple
Estrelas infantis que cresceram nos anos 90 e início dos anos 2000 passaram por muitas dificuldades, agora imagina as condições que uma estrela mirim do início do século XX sofria. Shirley Temple foi, sem dúvida, a mais famosa de seu tempo. Em sua autobiografia, Temple revelou que estava constantemente lutando contra predadores s-xuais e que era agredida e assediada desde os 12 anos de idade.
© Getty Images
Shirley Temple
Aos 3 anos de idade, ela foi usada numa série "humorística" de curtas-metragens chamada 'Baby Burlesks', que satirizava filmes famosos. Temple e dezenas de outras crianças estavam vestidas como personagens adultos, muitas vezes em situações sugestivas de intimidade. Se alguma das crianças se comportasse mal ou não cooperasse, era colocada em uma pequena cabine de som sem janelas apelidada de "caixa de punição", onde era forçada a se sentar num bloco de gelo. Temple parou de atuar quando atingiu a idade adulta, mas descobriu, quando completou 18 anos, que seu pai havia desperdiçado os milhões que ela ganhou.
©
Getty Images
Amanda Bynes
Amanda Bynes tem uma história semelhante à de Lindsay Lohan. Ela começou na Nickelodeon e experimentou um sucesso meteórico durante sua infância e adolescência, mas, quando estava em seus vinte e poucos anos, as coisas já estavam indo ladeira abaixo. Bynes revelou que começou a abusar de Adderall (combinação de quatro tipos de anfetamina) em sua adolescência depois de ouvir que era a nova "pílula da magreza".
©
Getty Images
Amanda Bynes
Ela também fumava maconha diariamente e descobriu que a combinação disso tudo, em conjunto com seu transtorno bipolar, a transformava em uma pessoa completamente diferente. Ela parou de atuar e passou por um período de comportamento errático, atacando outras celebridades e membros de sua família no Twitter e sendo presa por problemas na direção do carro em várias ocasiões. Ela foi colocada sob tutela por seus pais de 2013 a 2022.
© Getty Images
Aaron Carter
O músico Aaron Carter, irmão do membro dos Backstreet Boys, Nick Carter, falou muitas vezes sobre seu passado de abuso. Ele era explorado financeiramente por seus pais quando criança. Ao completar 18 anos, recebeu o controle do dinheiro que havia ganho e descobriu que estava em dívida com o imposto de renda. Ele foi forçado a pedir falência aos vinte e poucos anos.
©
Getty Images
Aaron Carter
Carter também desenvolveu vício em drogas e foi diagnosticado com esquizofrenia e transtorno bipolar. Infelizmente, ele faleceu aos 34 anos em 5 de novembro de 2022.
©
Getty Images
Bullying no Razzies
Os Razzies de 2023 demonstraram o quão pouca proteção existe para as estrelas jovens. O Framboesa de Ouro, como é formalmente chamado, é uma sátira das premiações de Hollywood que celebra o que consideram ser o pior do cinema. E este ano eles indicaram a atriz de 12 anos, Ryan Kiera Armstrong, para Pior Atriz por sua atuação em 'Chamas da Vingança'. A reação naturalmente veio na sequência disso e a organização pediu desculpas, removeu Armstrong das indicadas e introduziu uma idade mínima de 18 anos para todos os futuros indicados.
Fontes: (People) (Insider) (BuzzFeed) (The Guardian) (Vogue)
© Getty Images
Fama
Estrelas mirins
22/02/24
POR Notícias Ao Minuto
À medida que as mídias sociais aproximam o público das celebridades, muitos famosos estão optando por manter seus filhos fora dos holofotes. Dado o que estamos aprendendo sobre os efeitos de crescer aos olhos do público, certamente essa parece ser a escolha mais segura. Muitos dos astros e estrelas mirins que surgiram através do Disney Channel e do 'The Mickey Mouse Club' são agora adultos que estão analisando suas experiências do passado e compartilhando as verdades sombrias sobre exploração e abuso.
O trabalho infantil é proibido em todo o mundo por boas razões, mas a indústria do entretenimento sempre foi uma exceção controversa. Clique nesta galeria para ler sobre como é realmente ser uma estrela infantil.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA