Tabata critica Boulos por 'escondê-la' em publicação sobre pesquisa

É a primeira crítica mais contundente da socialista ao candidato do PSOL após a equipe de Tabata rejeitar qualquer tipo de pacto de não agressão com Boulos

© Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Política TABATA-AMARAL 05/03/24 POR Estadao Conteudo

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) criticou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) por ignorá-la em uma publicação nas redes sociais sobre a pesquisa Real Time Big Data que mediu as intenções de voto na eleição para a Prefeitura de São Paulo. É a primeira crítica mais contundente da socialista ao candidato do PSOL após a equipe de Tabata rejeitar qualquer tipo de pacto de não agressão com Boulos.

PUB

Procurada, a pré-campanha do psolista preferiu não comentar as declarações de Tabata. Em âmbito nacional, os dois pertencem a partidos aliados: ele é apoiado pelo presidente Luiz Inácio da Lula Silva e o PT, enquanto ela tem o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Apesar disso, a equipe de Tabata promete que fará críticas igualmente duras a Boulos e ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) porque precisa tentar romper com a polarização representada pelos dois - o chefe do Executivo paulistano tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa, publicada nesta segunda-feira, 4, aponta que Boulos tem 34% dos votos, seguido de Nunes com 29%, e Tabata com 10%. Os porcentuais são na pesquisa estimulada, quando uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o nível de confiança 95%. Foram 2 mil entrevistas realizadas entre o dia 1º e 2 de março.

O pré-candidato do PSOL publicou inicialmente uma imagem no Instagram cuja manchete é: "Boulos lidera com 34% contra qualquer adversário!". O gráfico exibe Nunes com 29%, seguido de Ricardo Salles (PL-SP) com 12%, Marcos Pontes (PL-SP) com 11% e Padre Kelmon (PRD) com 1%. Uma das estratégias de Boulos é se apresentar como um candidato de uma frente democrática capaz de derrotar o bolsonarismo na capital paulista.

O gráfico é incorreto, pois mistura cenários distintos testados pela Real Time Big Data. Como ainda não há uma definição de todos os candidatos que, de fato, vão concorrer, é comum que institutos de pesquisas apresentem listas alternativas de nomes para testar diferentes possibilidades. Cada cenário funciona como uma pesquisa diferente na prática, já que a lista de nomes apresentados aos entrevistados varia.

O cenário 2 inclui a candidatura de Salles, que aparece em terceiro, com 12%. Tabata cai para quarto lugar, mas mantém os 10%. No cenário 3, não há Salles e sim Pontes, que também alcança a terceira colocação, mas com 11%, enquanto a deputada federal permanece com 10% em quarto lugar.

No vídeo gravado como resposta, Tabata apresenta leituras da pesquisa que são positivas para ela, como ter a menor rejeição e o maior potencial de votos - a soma dos entrevistados que dizem que votariam nela com certeza ou que poderiam votar.

"Em nenhuma dessas leituras, não importa o quanto eu me esforce, eu consigo entender de onde o Boulos tirou esse gráfico que ele postou. Esse cenário não existe. Ele simplesmente retirou meu nome e colocou uma realidade que sequer faz sentido. Agora eu pergunto para vocês: o que é isso? É estatística criativa? É erro, alguém não tinha noção do que estava fazendo? Ou é safadeza mesmo?", questionou a deputada federal.

Na rede social de Boulos, usuários afirmam que ele apagou a publicação original após a polêmica. Quando o Estadão/Broadcast entrou no Instagram do deputado para checar a fala de Tabata, uma outra postagem estava no ar. Nela, a manchete mudou e passou a afirmar que Boulos venceria "qualquer candidato bolsonarista", segundo a pesquisa Real Time Big Data, e excluiu Padre Kelmon. A alteração, porém, foi feita antes do vídeo de Tabata ser publicado. A reportagem também questionou a equipe do deputado do PSOL sobre a mudança, mas a pré-campanha informou que também não comentaria.

Leia Também: Boulos tem 34% e Nunes, 29% na disputa pela Prefeitura de SP, aponta RealTime Big Data

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama boletim médico Há 15 Horas

Maidê Mahl está internada em estado grave, diz hospital

politica BOLSONARO-SAÚDE Há 9 Horas

Bolsonaro se sente mal e vai a hospital antes de ato na avenida Paulista

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Suzana Alves, ex-Tiazinha, mostra rotina após se converter

fama Deolane Bezerra Há 10 Horas

Carlinhos expõe afastamento de Deolane antes de prisão

fama ELIEZER-CARMO Há 13 Horas

'Nunca quis ser pai, estava pouco me lixando', diz Eliezer

politica Governo Há 14 Horas

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

fama Bets Há 15 Horas

Com Deolane presa, irmãs postam publis do 'Jogo do Tigrinho'

justica Dartford Há 13 Horas

Amigo é suspeito de esfaquear casal de brasileiros na Inglaterra

brasil Maceió Há 8 Horas

Estudante aponta arma para colega durante briga em faculdade; vídeo

fama Carnaval Há 15 Horas

Ex-BBB 24, Alane Dias será musa da Grande Rio em 2025