Centenas de mulheres tiveram DIU implantados sem consentimento

As mulheres afirmam que dispositivos contraceptivos intrauterinos (DIUs) foram implantados em seus corpos sem o seu consentimento ou conhecimento

© Reuters

Mundo Queixa 05/03/24 POR Notícias ao Minuto

Cerca de 150 mulheres da Groenlândia entraram com uma ação judicial contra o Estado dinamarquês, alegando que foram vítimas de esterilização forçada. As mulheres afirmam que dispositivos contraceptivos intrauterinos (DIUs) foram implantados em seus corpos sem o seu consentimento ou conhecimento.

PUB

A ação judicial, que pede indenização de 5,7 milhões de euros, foi protocolada na segunda-feira (5 de março de 2024). As mulheres consideram a ação do Estado como uma violação dos seus direitos humanos.

Segundo o jornal The Guardian, algumas das mulheres tinham apenas 12 anos quando os DIUs foram implantados por seus médicos. Acredita-se que a medida tenha sido tomada com o objetivo de conter o aumento da natalidade na região. Entre 1966 e 1970, estima-se que 4.500 mulheres e crianças tenham sido vítimas dessa prática.

Em outubro de 2023, 67 mulheres denunciaram o caso e exigiram indenização do Estado, que até então não havia se manifestado sobre o assunto. Desde então, o número de queixas mais que dobrou.

Naja Lyberth foi a primeira mulher a tornar pública sua história. Ela afirma que o DIU foi implantado durante uma consulta médica quando ainda era adolescente. Lyberth acusa o Estado de ter realizado uma esterilização concertada.

Embora Lyberth tenha compartilhado sua história há vários anos, o escândalo só recentemente ganhou atenção generalizada na Dinamarca.

A Gronelândia, que foi colônia dinamarquesa até 1953, possui um governo local autônomo, mas também faz parte do Reino da Dinamarca e tem dois representantes no parlamento dinamarquês.

No ano passado, o Estado dinamarquês e o governo da Gronelândia lançaram uma investigação imparcial sobre este caso e sobre outras práticas de controle da natalidade implementadas na Gronelândia entre 1960 e 1991. A investigação, no entanto, só deve ser concluída em maio de 2025.

Leia Também: Amigos morrem após envenenamento com fentanil e corpos são trocados

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama boletim médico Há 15 Horas

Maidê Mahl está internada em estado grave, diz hospital

politica BOLSONARO-SAÚDE Há 9 Horas

Bolsonaro se sente mal e vai a hospital antes de ato na avenida Paulista

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Suzana Alves, ex-Tiazinha, mostra rotina após se converter

fama Deolane Bezerra Há 9 Horas

Carlinhos expõe afastamento de Deolane antes de prisão

fama ELIEZER-CARMO Há 13 Horas

'Nunca quis ser pai, estava pouco me lixando', diz Eliezer

politica Governo Há 14 Horas

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

fama Bets Há 15 Horas

Com Deolane presa, irmãs postam publis do 'Jogo do Tigrinho'

justica Dartford Há 13 Horas

Amigo é suspeito de esfaquear casal de brasileiros na Inglaterra

brasil Maceió Há 8 Horas

Estudante aponta arma para colega durante briga em faculdade; vídeo

fama Carnaval Há 15 Horas

Ex-BBB 24, Alane Dias será musa da Grande Rio em 2025