De ativistas a heroínas: As mulheres mais poderosas do cinema!
Relembre grandes histórias estreladas por protagonistas femininas inspiradoras!
De ativistas a heroínas: As mulheres mais poderosas do cinema!
As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na telona desde os tempos do cinema mudo e felizmente há cada vez mais filmes sobre grandes histórias na perspectiva feminina.
De ativistas a heroínas, relembre produções icônicas sobre a luta pelos direitos das mulheres ou que contaram as trajetórias de protagonistas inspiradoras, fortes e empoderadas! Clique na galeria e inspire-se!
© BrunoPress
'Frida' (2002)
Frida Kahlo é um símbolo feminista e Salma Hayek fez um grande trabalho ao interpretar a lendária artista mexicana na cinebiografia de Julie Taymor. A atriz ganhou uma indicação ao Oscar.
© BrunoPress
'As Horas' (2002)
Nicole Kidman venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo seu brilhante desempenho como a escritora britânica Virginia Woolf, ícone feminista.
©
BrunoPress
'Thelma & Louise' (1981)
O diretor Ridley Scott assina esse filme icônico estrelado por Susan Sarandon e Geena Davis sobre a liberdade feminina. Na história, duas mulheres respondem à violência masculina com armas de fogo. O longa, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, virou bandeira do feminismo.
© NL Beeld
'As Sufragistas' (2015)
Estrelado por Meryl Streep, Helena Bonham Carter e Carey Mulligan, a trama centra-se na luta pelos direitos das mulheres no início do século XX.
© NL Beeld
'Mulher-Maravilha' (2017)
Dirigido por Patty Jenkins, o filme faz justiça ao trazer de volta a super-heroína protagonizando uma boa história sobre salvar a Terra. Ela mostra ter força e determinação extraordinárias, de fazer qualquer outro herói famoso temer em combatê-la. No Universo DC Comics, a Mulher-Maravilha provou ser um dos personagens mais poderosos e chegou até a ofuscar os colegas Super-Homem e Batman em outro filme, 'Liga da Justiça' (2017).
© BrunoPress
'Olga' (2004)
Inspirado na biografia de Fernando Morais, o longa conta a história da alemã Olga Benário (personagem vivida pela atriz Camila Morgado), uma militante comunista que acompanha Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) em revolução no Brasil. Olga é presa grávida e deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista. Ela tem sua filha Anita Leocádia em um campo de concentração.
© Getty Images
'Erin Brockovich, uma Mulher de Talento' (2000)
Julia Roberts ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua performance como Erin Brockovich, uma mãe solteira de três filhos e com dificuldades financeiras. Baseada em fatos reais, a personagem vai trabalhar em uma firma de advocacia. Mesmo sem ter formação em Direito, ela enfrenta uma grande empresa que polui as águas de uma pequena cidade da Califórnia, provocando câncer em seus moradores.
© NL Beeld
'Como Eliminar seu Chefe' (1980)
Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton estrelam a comédia que aborda temas sérios como masculinidade tóxica e assédio
s exual.
© NL Beeld
'A Cor Púrpura' (1985)
Steven Spielberg escalou Whoopi Goldberg em sua estreia no cinema, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. O drama mostra a vida dura de uma mulher negra, que tenta encontrar sua identidade depois de vivenciar tragédias.
© BrunoPress
'Capitã Marvel' (2019)
Grande lançamento do cinemas de 2019, esse foi o primeiro filme estrelado por uma mulher no Universo Marvel. A trama acompanha Carol Danvers (Brie Larson), uma agente da CIA que tem contato com uma raça alienígena e se torna uma das super-heroínas mais poderosas do mundo!
© BrunoPress
'Joy: O Nome do Sucesso' (2015)
Jennifer Lawrence vive uma mãe solteira e batalhadora. Criativa, sua personagem inventa um produto inovador que se torna um sucesso em vendas e torna-se uma das maiores empreendedoras dos EUA.
© BrunoPress
'Legalmente Loira' (2001)
A comédia é baseada nas experiências da vida real de Amanda Brown, que escreveu o livro do mesmo nome. A trama mostra uma jovem que dá a volta por cima após ser rotulada de fútil.
©
NL Beeld
'Kill Bill: Volumes 1 e 2' (2003-2004)
Em um dos grandes filmes de Quentin Tarantino, Uma Thurman vive a Noiva, uma assassina durona que procura se vingar daqueles que a traíram.
©
BrunoPress
'Central do Brasil' (1999)
Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Dora, uma amargurada ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, embolsando dinheiro sem sequer enviar as cartas pelo Correio. Um dos seus clientes é Josué, que acaba órfão quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela hesita em cuidar do menino, mas acaba lhe acompanhando em sua jornada em busca pelo pai que ele nunca conheceu. Sua personagem é realista, mas também inspiradora.
©
BrunoPress
'A Malvada' (1950)
Um clássico de Hollywood, 'A Malvada' conta a história de uma estrela da Broadway (Bette Davis), que já não está mais no auge. A veterana constrói uma relação complicada com uma fã (Anne Baxter), que depois se torna uma grande estrela.
© NL Beeld
'Mad Max: Estrada da Fúria' (2015)
Furiosa, personagem de Charlize Theron, guia a história como uma líder que quer salvar jovens que viveram uma vida inteira de abuso e privação, levando-as para uma mítica cidade onde as mulheres estão no comando.
© NL Beeld
'Encantadora de Baleias' (2003)
Após a morte do líder de uma tribo Maori, quem assume o posto é a irmã, Pai, de apenas 11 anos. Apesar de ser corajosa, a garota enfrentará a resistência das tradições patriarcais da tribo.
© NL Beeld
'Um Sonho Possível' (2010)
Sandra Bullock ganhou o Oscar de Melhor Atriz ao interpretar Leigh Anne Tuohy, uma mulher rica que se sensibiliza com a situação de um jovem negro e pobre e o chama para viver com sua família. Sem preconceitos, ela o incentiva a entrar para o time de futebol americano, onde ele acaba se tornando um astro.
© BrunoPress
'Rainha de Katwe' (2016)
O filme 'Rainha de Katwe' (2016) retrata a vida de Phiona Mutesi, uma jovem pobre de Uganda que aprende a jogar xadrez e se torna mestre da modalidade.
©
BrunoPress
'As Patricinhas de Beverly Hills' (1995)
Esta adaptação de 'Emma', romance de Jane Austen, celebra a amizade feminina e descoberta da sexualidade.
© BrunoPress
'Alien, o Oitavo Passageiro' (1979) e 'Aliens, O Resgate' (1986)
Ambos os filmes são protagonizados por Sigourney Weaver, que vive a destemida Ripley, uma heroína que luta contra alienígenas e tenta sobreviver no espaço.
© BrunoPress
'Persépolis' (2007)
A animação gira em torno de Marjane, uma garota que luta contra a rigidez da Revolução Islâmica, que quer controlar como as pessoas se vestem e vivem.
©
NL Beeld
'Adoráveis Mulheres' (1994)
Durante a Guerra Civil, uma mãe e quatro filhas passam por graves problemas financeiros, enquanto o pai está no serviço militar. Esse drama familiar mostra a força dessas mulheres que precisam cooperar e apoiar umas às outras.
© NL Beeld
'O Diário De Uma Adolescente' (2015)
Nessa comédia dramática, Bel Powley vive Minnie, uma jovem de 15 anos em processo de descoberta da sua sexualidade e identidade.
© NL Beeld
'O Sorriso de Mona Lisa' (2002)
Julia Roberts vive professora de arte que tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola tradicional e o próprio machismo das garotas no início dos anos 1950.
©
BrunoPress
'Os Renegados' (1985)
Escrito e dirigido por Agnès Varda, o drama francês é um relato contundente da vida de uma mulher na França.
© NL Beeld
'A Paixão de Joana d'Arc' (1928)
O filme conta a história verídica de Joana d'Arc, uma jovem católica que foi condenada à morte pelos ingleses por ter liderado as tropas francesas dizendo ter sido inspirada por Jesus e São Miguel. Ela é acusada de heresia.
© NL Beeld
'Procura-se Susan Desesperadamente' (1985)
Esse filme proporcionou o primeiro grande papel de Madonna. Na sinopse, uma dona de casa entediada é confundida com uma fugitiva. Essa comédia analisa o papel das mulheres que se dedicam ao lar na sociedade americana.
© BrunoPress
'RBG' (2018)
Como um juíza da Suprema Corte, Ruth Bader Ginsburg causou um enorme impacto na lei americana. O documentário detalha seu trabalho que atravessa décadas.
© Getty Images
'I'll Follow You Down' (2010)
Maye é uma artista de sucesso que vive luto após perda de um ente querido. Ela relembra relacionamentos, carreira, passado e reflete sobre o futuro. Essa mulher terá a ajuda de outras pessoas para seguir em frente.
© Getty Images
'Anjos Rebeldes' (1966)
A britânica Ida Lupino foi uma das poucas mulheres diretoras que surgiram a partir dos anos 1950 e 'Anjos Rebeldes' (1966) é sua obra-prima. O filme acompanha duas colegiais rebeldes em uma escola católica que manobram a irmandade.
© NL Beeld
'Orlando - A Mulher Imortal' (1992)
Tilda Swinton vive Orlando, um nobre condenado pela Rainha Elizabeth I a permanecer eternamente jovem. A maldição se cumpre e Orlando atravessa os séculos experimentando vidas, parceiros, sentimentos e mudanças de gênero.
© NL Beeld
'Revolução em Dagenham' (2010)
Sally Hawkins estrela como Rita O'Grady, uma mulher que lidera greve por salários iguais aos dos homens em uma fábrica da Ford na Inglaterra.
© Getty Images
'Cinco Graças' (2015)
Cinco irmãs de um vilarejo turco são punidas depois de brincarem com os meninos, ato considerado escandaloso pela religião muçulmana. Elas são mantidas presas em casa, enquanto a família busca casamentos arranjados. As cinco não deixam de sonhar com a liberdade e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.
© Getty Images
'Garotas' (2014)
Uma jovem adolescente afro-francesa se sente sufocada em torno de proibições impostas pela sociedade. Sua vida se transforma ao conhecer três garotas. Ela entra em um bando feminino, que lhe permite ser livre e encontrar a sua identidade fora de imposições sociais.
© NL Beeld
'Anjos Rebeldes' (2004)
Katja von Garnier dirige este drama baseado em fatos reais, que conta a história do movimento sufragista das mulheres norte-americanas durante a década de 1910.
© Getty Images
'The Watermelon Woman' (1986)
'The Watermelon Woman' foi um dos primeiros filmes dirigidos por uma mulher lésbica negra. Cheryl Dunye também protagoniza a comédia dramática sobre a busca por uma atriz conhecida como Mulher Melancia.
Leia também: Mulheres e negras: as estrelas que venceram o preconceito
© Getty Images
Cultura
Poderosas
08/03/24
POR Notícias Ao Minuto
As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na telona desde os tempos do cinema mudo e felizmente há cada vez mais filmes sobre grandes histórias na perspectiva feminina.
De ativistas a heroínas, relembre produções icônicas sobre a luta pelos direitos das mulheres ou que contaram as trajetórias de protagonistas inspiradoras, fortes e empoderadas! Clique na galeria e inspire-se!
Leia Também: Os mais incríveis filmes de ação: Viu todos?
PARTILHE ESTA NOTÍCIA