Celebridades que tiveram o diagnóstico de esquizofrênicos
Essas queridas figuras públicas conviveram com a condição desafiadora
Celebridades que tiveram o diagnóstico de esquizofrênicos
Quase 24 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com um transtorno esquizofrênico, representando cerca de 0,32% da população. Felizmente, isso faz da esquizofrenia um dos transtornos mentais mais raros a afetar as pessoas hoje, porém a doença ainda é uma luta diária para aqueles que carregam seu peso. Mesmo nos dias de hoje, o transtorno é pouco compreendido e as causas exatas da esquizofrenia ainda são desconhecidas. Também não há cura infalível para a esquizofrenia, embora o desenvolvimento de drogas antipsicóticas tenha começado a fornecer um grau de consolo para alguns esquizofrênicos.
Sem curas ou prevenções ainda disponíveis, isso significa que pessoas de todas as idades e classes sociais podem ter que enfrentar essa doença pouco compreendida, até mesmo grandes gênios e grandes artistas da história recente.
Na galeria, saiba mais sobre algumas das figuras famosas do mundo que viveram com esquizofrenia e enfrentaram o estigma de loucos.
© Getty Images
Clara Bow
Clara Bow foi uma das atrizes de cinema mais bem-sucedidas e celebradas de sua época, tornando-se uma estrela durante a era do cinema mudo da década de 1920 e estendendo seu estrelato para o cinema falado.
©
Getty Images
Clara Bow
Mais tarde na vida, no entanto, ela começou a apresentar sintomas de depressão grave e paranoia, e foi diagnosticada com esquizofrenia. Depois, Bow se afastou da vida pública e viveu o resto de seus dias em isolamento.
©
Getty Images
Fleetwood Mac
Um dos guitarristas mais ilustres da década de 1970, Peter Green é mais conhecido como membro fundador do Fleetwood Mac e por substituir Eric Clapton no grupo de blues John Mayall & the Bluesbreakers.
©
Getty Images
Fleetwood Mac
Ao longo de sua ascensão ao estrelato, Green também sofreu com esquizofrenia leve e passou por inúmeras sessões de terapia de eletrochoque.
©
Getty Images
Eduard Einstein
O segundo filho de Albert Einstein com sua primeira esposa, Mileva Marić, era tragicamente incapaz de levar uma vida tão bem-sucedida quanto a de seu pai. Eduard Einstein desenvolveu rapidamente esquizofrenia grave durante seus anos de formação e teve que ser institucionalizado aos 20 anos de idade.
©
Getty Images
Eduard Einstein
Enquanto estava hospitalizado, o jovem Einstein foi forçado a aderir a regimes de drogas pesadas e a se submeter a terapia de eletrochoque, coisas que sua mãe e irmão alegavam que só pioraram sua condição.
©
Getty Images
Vincent van Gogh
Um dos pintores mais famosos e populares de todos os tempos, Vincent van Gogh e sua arte passaram a definir o pós-impressionismo. De fato, seu estilo ajudou a revolucionar a forma como o mundo vê a arte.
©
Getty Images
Vincent van Gogh
Infelizmente, ele foi diagnosticado retroativamente como esquizofrênico por inúmeros historiadores e profissionais médicos.
©
Getty Images
Zelda Fitzgerald
Dançarina, socialite e esposa do autor americano F. Scott Fitzgerald, Zelda Fitzgerald tem sido objeto de muitos estudos de caso e biografias desde sua morte.
©
Getty Images
Zelda Fitzgerald
Alguns acreditam que seus problemas psicológicos, incluindo a esquizofrenia (doença com a qual ela foi diagnosticada na década de 1930), foram exacerbados pelas pressões dos holofotes e de um marido controlador.
©
Getty Images
Isaac Newton
Sir Isaac Newton foi um dos mais famosos e importantes cientistas e matemáticos da história. Creditado com a descoberta da gravidade e a invenção do cálculo, a genialidade de Newton não pode ser exagerada.
©
Getty Images
Isaac Newton
No entanto, historiadores e profissionais médicos que estudaram meticulosamente suas cartas e anotações diagnosticaram Newton retroativamente com esquizofrenia paranoide.
©
Getty Images
Veronica Lake
Veronica Lake foi uma atriz de grande sucesso na década de 1940 e era especialmente conhecida por seus papéis em filmes noir.
©
Getty Images
Veronica Lake
Infelizmente, suas lutas contra a esquizofrenia e o alcoolismo fizeram com que sua carreira declinasse e fracassasse antes mesmo do final da década.
©
Getty Images
Jim Gordon
A carreira de sucesso de Jim Gordon como baterista que tocou ao lado de nomes como Eric Clapton terminou tragicamente em 1983.
©
Getty Images
Jim Gordon
O músico esfaqueou a mãe até a morte no que mais tarde foi considerado um surto psicótico causado por esquizofrenia paranoide grave, que de alguma forma ainda não havia sido diagnosticada.
©
Getty Images
Gene Tierney
Gene Tierney foi uma atriz americana famosa por seus papéis principais em filmes populares como 'Laura' (1944) e 'Amar Foi Minha Ruína' (1945). Após ser diagnosticada com esquizofrenia na década de 1950, Tierney passou por quase 30 sessões de terapia de choque.
©
Getty Images
Gene Tierney
Ela tentou escapar do hospital, sentindo que as sessões de choque estavam fazendo mais mal do que bem, mas foi pega e forçada a continuar. Depois dessa experiência angustiante, Tierney tornou-se uma combatente ferrenha da terapia de choque.
©
Getty Images
Brian Wilson
Brian Wilson ficou famoso por ser cofundador da lendária banda Beach Boys e por ser um dos produtores mais engenhosos da história da música. O cantor e compositor foi o grande responsável por 'Pet Sounds' (1966), do seu grupo, que costuma ser referenciado entre um dos álbuns mais elaborados do século XX.
©
Getty Images
Brian Wilson
Sua infância violenta e conturbada, no entanto, fez com que ele tivesse graves problemas com abuso de drogas e psicose mais tarde na vida. Wilson acabou sendo diagnosticado com esquizofrenia.
©
Getty Images
John Nash
Inspiração para o filme vencedor do Oscar de 2001, 'Uma Mente Brilhante', o matemático e defensor da teoria dos jogos, John Nash, sofreu de esquizofrenia ao longo da vida.
©
Getty Images
John Nash
Embora ele fosse assombrado por conspirações paranoicas incapacitantes, a genialidade e dedicação de Nash lhe renderam inúmeros prêmios de prestígio ao longo de sua carreira.
©
Getty Images
Jack Kerouac
Um dos maiores escritores americanos do século XX, Jack Kerouac foi diagnosticado com esquizofrenia por um médico da Marinha quando tinha apenas 21 anos.
©
Getty Images
Jack Kerouac
Após sua alta, Kerouac se tornou um dos autores mais celebrados de todos os tempos, mas também levava uma vida de consumo intenso de álcool e de abuso de substâncias, o que causou sua morte prematura. Muitos acreditam que esse abuso excessivo era uma tentativa de auto-tratar suas tendências esquizofrênicas.
©
Getty Images
Syd Barrett
Famoso por ser um dos membros fundadores da banda de rock clássico Pink Floyd, a vida e a carreira de Syd Barrett foram trágicas e tumultuadas.
©
Getty Images
Syd Barrett
Em meio a especulações generalizadas sobre o comportamento esquizofrênico de Barrett e o uso excessivo de drogas, ele foi expulso da banda após o lançamento de seu álbum de estreia. Barrett meio que viveu o resto de sua vida em solidão reclusa.
©
Getty Images
Edvard Munch
Edvard Munch, o lendário pintor norueguês pós-impressionista que é mais famoso por sua pintura simplesmente intitulada 'O Grito', viveu com medo de dar continuidade a um padrão de esquizofrenia de longa data em sua família.
©
Getty Images
Edvard Munch
A ansiedade que Munch, alimentada pelo alcoolismo desenfreado, trouxe a esquizofrenia à tona quando ele começou a experimentar alucinações e paranoia por um período de tempo antes de finalmente ter um colapso em 1908.
©
Getty Images
Bettie Page
Uma das modelos mais populares e amadas da história, Bettie Page também sofria de alucinações auditivas e crises de paranoia que, às vezes, podiam levá-la a agir de forma violenta.
©
Getty Images
Bettie Page
Um desses episódios, em que Page atacou seu senhorio, fez com que as autoridades forçassem a modelo a cumprir uma pena de 10 anos num hospital psiquiátrico.
©
Getty Images
Tom Harrell
O prolífico compositor de jazz e trompetista Tom Harrell, que até já foi indicado ao Grammy, lida com esquizofrenia paranoide grave desde seus vinte e poucos anos.
©
Getty Images
Tom Harrell
A condição de Harrell frequentemente se manifesta durante a execução de sua arte. Ele se coloca do outro lado do palco e mantém a cabeça baixa, levantando-a apenas ligeiramente para tocar trompete.
©
Getty Images
Jake Lloyd
Jake Lloyd ficou famoso do dia para a noite como o rosto do jovem Anakin Skywalker em 'Star Wars: A Ameaça Fantasma', de 1999. Em uma reviravolta trágica, a crueldade dos colegas de escola e um público infeliz fizeram com que um jovem Lloyd jurasse nunca mais atuar novamente.
©
Getty Images
Jake Lloyd
Mais tarde na vida, foi revelado por sua mãe que ele também foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide, transtorno com o qual continua a lutar depois de adulto.
© Getty Images
Mary Todd Lincoln
Primeira-dama dos Estados Unidos e esposa do presidente Abraham Lincoln, Mary Todd Lincoln testemunhou mais tragédias em sua vida do que qualquer pessoa deveria.
©
Getty Images
Mary Todd Lincoln
Depois de testemunhar o assassinato de seu marido, ela teve que enterrar três de seus quatro filhos. Mary Todd Lincoln também era conhecida por sofrer de acessos de paranoia, fúria e mudanças de humor, sintomas que os historiadores diagnosticaram retroativamente como esquizofrenia.
©
Getty Images
John Hinkley Jr.
A história de John Hinkley Jr., que tentou assassinar o então presidente Ronald Reagan em 1981, é uma história trágica de transtorno de personalidade esquizoide não controlado.
©
Getty Images
John Hinkley Jr.
Hinkley Jr. foi considerado inocente por motivo de insanidade e recebeu cuidados médicos em um hospital de Washington, capital dos EUA, por anos após o julgamento.
©
Getty Images
Skip Spence
Skip Spence, que atuava como guitarrista do Quicksilver Messenger Service e do Jefferson Airplane, era muito respeitado por seus pares por sua musicalidade.
©
Getty Images
Skip Spence
O uso excessivo de psicodélicos e um subsequente diagnóstico de esquizofrenia interromperam o que poderia ter sido uma carreira tragicamente curta.
©
Getty Images
Joe Meek
Joe Meek é considerado por muitos como o primeiro produtor musical do mundo e um pioneiro de técnicas agora indispensáveis, como sampling e overdubbing.
©
Getty Images
Joe Meek
Infelizmente, sua esquizofrenia não foi tratada ao longo de sua vida e piorou com o passar do tempo. Meek, em um suposto episódio de psicose, assassinou seu senhorio e tirou a própria vida pouco depois.
©
Getty Images
Buddy Bolden
Buddy Bolden foi um dos primeiros progenitores do jazz e do rag de Nova Orleans nos séculos XIX e XX.
©
Shutterstock
Buddy Bolden
Aos 30 anos, após uma explosão violenta, Bolden foi diagnosticado com "demência precoce", um termo antigo para esquizofrenia.
©
Shutterstock
Roky Erickson
Roky Erickson, guitarrista e fundador da banda de rock psicodélico dos anos 1960, o 13th Floor Elevators, sofreu um surto psicótico no palco em 1968.
©
Getty Images
Roky Erickson
Após esse evento altamente divulgado, ele foi rapidamente diagnosticado com esquizofrenia paranoide e submetido a inúmeras sessões involuntárias de terapia de eletrochoque.
©
Getty Images
Daniel Johnston
Daniel Johnston é um compositor americano verdadeiramente singular que acumulou um público fiel e adorável durante sua carreira.
©
Getty Images
Daniel Johnston
No entanto, ele lutou contra graves crises de depressão e acessos incessantes de esquizofrenia ao longo de sua vida conturbada.
©
Getty Images
Paul D. Hudson
Paul D. Hudson, mais conhecido por seu nome artístico H.R. (Human Rights), é o vocalista da banda punk dos anos 1980, Bad Brains, e é considerado responsável por revolucionar o gênero de hardcore punk.
©
Getty Images
Paul D. Hudson
Hudson sofre há muito tempo de esquizofrenia, além de ter um distúrbio neurológico raro que causa enxaquecas excruciantes no cantor.
©
Getty Images
Lionel Aldridge
Outrora um jogador de futebol americano extremamente talentoso, que ajudou o Green Bay Packers a garantir dois campeonatos do Super Bowl, Lionel Aldridge foi mais tarde diagnosticado com esquizofrenia paranoide na década de 1970.
©
Getty Images
Lionel Aldridge
A luta de Aldridge com o transtorno fez com que ele se tornasse sem-teto por um tempo, mas, uma vez que recuperou suas faculdades mentais, ele se tornou um defensor ativo da saúde mental e da conscientização dos sem-teto.
Fontes: (Online Psychology Degrees) (Ranker) (CinemaBlend)
©
Getty Images
Fama
Esquizofrenia
10/03/24
POR Notícias Ao Minuto
Quase 24 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com um transtorno esquizofrênico, representando cerca de 0,32% da população. Felizmente, isso faz da esquizofrenia um dos transtornos mentais mais raros a afetar as pessoas hoje, porém a doença ainda é uma luta diária para aqueles que carregam seu peso. Mesmo nos dias de hoje, o transtorno é pouco compreendido e as causas exatas da esquizofrenia ainda são desconhecidas. Também não há cura infalível para a esquizofrenia, embora o desenvolvimento de drogas antipsicóticas tenha começado a fornecer um grau de consolo para alguns esquizofrênicos.
Sem curas ou prevenções ainda disponíveis, isso significa que pessoas de todas as idades e classes sociais podem ter que enfrentar essa doença pouco compreendida, até mesmo grandes gênios e grandes artistas da história recente.
Na galeria, saiba mais sobre algumas das figuras famosas do mundo que viveram com esquizofrenia e enfrentaram o estigma de loucos.
Leia Também: Motorista que matou o ator Treat Williams declara-se culpado
PARTILHE ESTA NOTÍCIA