© Shutterstock
Com o início da declaração do Imposto de Renda 2024 nesta sexta-feira (15), muitos contribuintes buscam adiantar-se para receber a restituição mais rapidamente. O 1º lote será pago em 31 de maio, data final para o envio dos documentos à Receita Federal.
PUB
Ferramentas como a declaração pré-preenchida ou o enquadramento em grupos prioritários podem agilizar o processo (detalhes abaixo). A restituição é dividida em cinco lotes, priorizando:
- Pessoas Idosas com 80 anos ou mais;- Pessoas Idosas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou doença grave;- Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;- Utilizadores da declaração pré-preenchida e/ou que optaram pelo recebimento da restituição via Pix.
Especialistas recomendam o envio antecipado dos documentos, mas alertam para a precisão das informações.
Erros podem levar à malha fina. Em caso de inconsistências, a declaração pode ser retida para análise, atrasando a restituição. Se estiver tudo correto, a declaração entra na fila de pagamento, seguindo os critérios mencionados.
A Receita Federal permite receber a restituição via Pix, desde que a chave esteja vinculada ao CPF do titular. Chaves de e-mail, telefone ou aleatórias não são aceitas. Se a chave estiver associada a uma conta inativa, basta alterá-la para a nova conta.
O limite de rendimentos tributáveis para obrigatoriedade de declaração é de R$ 30.639,90 em 2023. Quem ultrapassou esse valor deve declarar o Imposto de Renda este ano.
Leia Também: Recebedor de pensão alimentícia pode pedir ressarcimento de imposto
Leia Também: Imposto de Renda 2024: guia completo para declarar
Leia Também: Entenda as novas regras da declaração do Imposto de Renda