Filha de Kim Jong-un é chamada de 'grande guia' por mídia estatal da Coreia do Norte

Embora nunca tenha sido nomeada pela mídia de Pyongyang, a norte-coreana é identificada pela inteligência da Coreia do Sul como Ju-ae. Apresentá-la dessa forma é algo inédito, segundo analistas. "É a primeira expressão que a eleva ao cargo de líder", indicou à AFP Yang Moo-jin, reitor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos de Seul.

© KCNA via REUTERS

Mundo COREIA DO NORTE-GOVERNO 16/03/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A mídia estatal da Coreia do Norte se referiu à filha adolescente do ditador Kim Jong-un como "grande guia" neste sábado (16), termo que indica um possível estatuto de sucessora à frente do regime, segundo analistas.

PUB

As reportagens da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês) falam sobre uma visita de Kim e sua filha a um complexo agrícola. "Os grandes guias, juntamente com comandantes do Partido, do governo e do exército, visitaram a fazenda", afirma a versão inglesa do artigo.

Embora nunca tenha sido nomeada pela mídia de Pyongyang, a norte-coreana é identificada pela inteligência da Coreia do Sul como Ju-ae. Apresentá-la dessa forma é algo inédito, segundo analistas. "É a primeira expressão que a eleva ao cargo de líder", indicou à AFP Yang Moo-jin, reitor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos de Seul.

O termo coreano "hyangdo", que significa guia, geralmente é reservado para "altos dirigentes ou sucessores" do regime comunista, acrescentou Cheong Seong-chang, especialista do Instituto Sejong. "Esse nível de adoração pessoal a Kim Ju-ae aponta fortemente para que ela suceda Kim Jong-un como próxima líder da Coreia do Norte", afirmou o pesquisador.

Kim é neto do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, e assumiu a liderança do país após a morte de seu pai, Kim Jong-il, em 2011. Em caso de sucessão, sua filha seria a quarta da dinastia Kim a liderar o país. O atual ditador se casou com sua esposa, Ri Sol-ju, em 2009, de acordo com a agência de espionagem de Seul.

Ju-ae foi apresentada ao mundo pela primeira vez apenas em 2022, quando os meios de comunicação oficiais norte-coreanos acompanharam ela e seu pai no ensaio de um míssil balístico intercontinental. Desde então, a coreana foi vista em muitos dos compromissos oficiais de seu pai, como exercícios militares ou visitas a fábricas de armamento.

Antes disso, a única confirmação de sua existência veio do ex-jogador da NBA Dennis Rodman, que disse ter conhecido uma filha de Kim chamada Ju-ae durante uma visita à Coreia do Norte em 2013.

Inicialmente, Seul sustentava que Kim e sua mulher tiveram seu primeiro filho, um menino, em 2010, e que Ju-ae havia nascido posteriormente. No ano passado, porém, o Ministério da Unificação de Seul disse que o governo era "incapaz de confirmar com toda a certeza" a existência de um filho homem do ditador.

Também neste sábado, a mídia estatal informou que o líder andou publicamente em um carro presenteado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. O aceno acontece no mesmo fim de semana em que a nação aliada da Coreia do Norte vai às urnas para reeleger o líder russo pela quarta vez.

Pyongyang e Moscou têm estreitado laços desde setembro, quando Kim se encontrou com Putin na Rússia e prometeu aprofundar laços militares entre os dois países. Eles negam as acusações do Ocidente de que a Coreia do Norte está fornecendo à Rússia projéteis de artilharia e mísseis usados na Guerra da Ucrânia.

O passeio de Kim na limusine russa Aurus, que ocorreu na sexta-feira (15) é "prova clara da amizade entre a Coreia do Norte e a Rússia, que está se desenvolvendo de forma abrangente em um novo patamar", disse a irmã do líder, Kim Yo-jong, segundo a mídia estatal.

No mesmo dia, o ditador supervisionou exercícios de guerra e pediu uma preparação "realista" para o combate, segundo a KCNA. "Apenas treinamento realista diretamente relacionado à guerra pode preparar soldados como combatentes reais", disse Kim, de acordo com a agência.

Exercícios conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, que terminaram esta semana, foram os primeiros desde novembro, quando Pyongyang cancelou um pacto militar intercoreano de 2018 que tentava desescalar as tensões.

Leia Também: Boeing pede que aéreas verifiquem assentos dos pilotos envolvidos em incidente da Latam

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 13 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Harry e Meghan Markle Há 13 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Beto Barbosa Há 9 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

brasil Goiás Há 15 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Viralizou Há 14 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 16 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 13 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Culinária de luxo Há 13 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

economia Banco do Brasil Há 15 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento