Câncer de Kate: É normal sentir tristeza quando um famoso adoece?

Essa revelação gerou uma onda de comoção e solidariedade, levantando a questão: podemos sentir tristeza por pessoas que nunca conhecemos pessoalmente?

© OLI SCARFF/AFP via Getty Images

Lifestyle Kate Middleton 25/03/24 POR Notícias ao Minuto

Desde sexta-feira, dia 22 de março, um vídeo de Kate Middleton tem emocionado o mundo. Após várias semanas de especulações sobre seu estado após uma cirurgia abdominal em janeiro, a princesa de Gales, casada com o herdeiro da coroa britânica, William, revelou que está lutando contra o câncer. Essa revelação gerou uma onda de comoção e solidariedade, levantando a questão: podemos sentir tristeza por pessoas que nunca conhecemos pessoalmente? A psicóloga Teresa Feijão responde afirmativamente.

PUB

"As doenças de pessoas famosas têm o potencial de comover a população, especialmente quando envolvem figuras públicas amadas ou admiradas por muitas pessoas. Isso pode gerar um sentimento de empatia mais forte. Muitas vezes, as celebridades usam sua visibilidade para aumentar a conscientização sobre certas condições de saúde, inspirando outros a procurar tratamento ou simplesmente mostrando apoio às pessoas que enfrentam desafios semelhantes", explica a especialista em declarações ao Lifestyle ao Minuto.

Por outro lado, receber esse tipo de informação também pode causar medo, principalmente quando a doença é percebida como grave, incurável ou de difícil tratamento, e quando a pessoa famosa é vista como um ícone de saúde ou vitalidade, aparentemente intocável. "As pessoas se identificam com figuras públicas e podem desenvolver o pensamento de que, se a doença pode afetar alguém tão famoso, também podem ser afetadas. Em suma, ver uma pessoa famosa sendo afetada por uma doença grave pode ativar a vulnerabilidade humana e lembrar às pessoas que ninguém está imune a problemas de saúde", explica Teresa Feijão.

Ela esclarece que esse medo não está relacionado à hipocondria (um transtorno mental caracterizado por uma preocupação excessiva com a saúde e uma interpretação exagerada de sintomas físicos) ou à nasofobia (um medo irracional de contrair uma determinada doença ou infecção). "Enquanto o medo gerado pela doença de uma figura pública pode ser temporário e específico para essa situação, a hipocondria e a nasofobia são condições mais duradouras e podem afetar várias áreas da vida de uma pessoa."

Teresa Feijão destaca que "nem sempre a doença de uma pessoa famosa causa medo na população". "Pode inspirar compaixão, aumentar a conscientização e reduzir o estigma em torno de certas condições médicas, encorajando outras pessoas a compartilharem suas próprias experiências e a procurarem apoio", diz.

Segundo a especialista, é importante buscar informações de fontes confiáveis e verificar a veracidade dos dados antes de tirar conclusões precipitadas. "Procurar informações sobre a doença em questão também pode ajudar a dissipar medos infundados."

"Em vez de permitir que o medo o domine, é importante manter o foco em cuidar da própria saúde, adotando hábitos de vida saudáveis, fazendo exames de saúde regulares e procurando ajuda médica sempre que necessário", conclui a psicóloga.   

Leia Também: Amigo de Harry e Meghan critica realeza e mídia após anúncio de Kate

  

--

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 19 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

fama Problemas de Saúde Há 19 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

politica Bolsonaro Há 17 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 19 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 10 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 18 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 18 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 17 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 10 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama KIM-KARDASHIAN Há 19 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil