Colômbia ordena expulsão de diplomatas argentinos após ofensas de Milei

Em resposta, o governo colombiano expulsou os diplomatas argentinos da embaixada de Bogotá nesta quarta-feira (27)

© Getty

Mundo Crise 28/03/24 POR Notícias ao Minuto

A Colômbia decidiu expulsar diplomatas da Embaixada da Argentina em Bogotá, após o presidente argentino, Javier Milei, chamar seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, de "terrorista assassino" em uma entrevista à CNN.

PUB

O Ministério das Relações Exteriores colombiano anunciou em comunicado que o governo "ordenou a expulsão de diplomatas da Embaixada argentina na Colômbia", sem especificar o número de pessoas afetadas, e acrescentou que "o alcance desta decisão será comunicado à embaixada argentina através dos canais institucionais diplomáticos".

Milei fez referência a Petro como "assassino e terrorista" em uma entrevista para o canal em espanhol da CNN americana na quarta-feira, na qual também chamou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, de "ignorante".

Embora a entrevista seja programada para ser transmitida no domingo, o canal divulgou trechos na quarta-feira.

A diplomacia colombiana repudiou as declarações de Javier Milei em nome do governo colombiano, destacando que "não é a primeira vez que Milei ofende o presidente colombiano, afetando as relações históricas de fraternidade entre a Colômbia e a Argentina".

Essas declarações, junto com outras do presidente argentino, "prejudicaram a confiança da nação, além de ofender a dignidade de Petro, eleito democraticamente", destacou o ministério em nota.

Apesar de este não ser o primeiro confronto entre o ultraliberal Milei e o líder de esquerda Petro, a expulsão de pessoal diplomático é uma medida raramente utilizada por Bogotá.

O caso mais recente de expulsão ocorreu em dezembro de 2020, quando dois diplomatas da Embaixada da Rússia foram expulsos por "atividades incompatíveis" com o posto, supostamente realizando operações de inteligência militar.

Em 26 de janeiro, o governo colombiano convocou o embaixador na Argentina, Camilo Romero, para consultas após as declarações de Milei sobre Petro, que "violam os profundos laços de amizade, compreensão e cooperação" entre os dois países, resultando em "consultas imediatas" com Romero.

Um mês depois, em 24 de fevereiro, o governo colombiano novamente repudiou "declarações irresponsáveis" de Milei, que chamou Petro de "uma praga".

Durante a última campanha eleitoral na Argentina, Petro apoiou abertamente o rival de Milei, Sergio Massa, e descreveu a vitória do ultraliberal como "triste para a América Latina".

O chefe de Estado da Colômbia também foi criticado por comparar Milei aos ditadores Jorge Videla, da Argentina, e Augusto Pinochet, do Chile.      

Leia Também: Tensão sobe, e embaixada argentina abriga opositores de Maduro na Venezuela

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 16 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

fama Problemas de Saúde Há 16 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

politica Bolsonaro Há 14 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 16 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 7 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 15 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 15 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 14 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama KIM-KARDASHIAN Há 16 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil

esporte Indefinição Há 7 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?