Sonda japonesa SLIM sobreviveuà segunda noite lunar

"A SLIM respondeu ontem à noite [quarta-feira] e confirmamos que ela completou com sucesso sua segunda noite na Lua", declarou a Jaxa, por meio de seu perfil na rede social X (antigo Twitter) dedicado ao módulo, que pousou na Lua no final de janeiro

© Lusa

Tech Espaço 28/03/24 POR Notícias ao Minuto

A sonda japonesa SLIM sobreviveu às temperaturas gélidas de sua segunda noite lunar, que equivale a duas semanas terrestres, e transmitiu novas imagens, conforme anunciou hoje a agência espacial japonesa Jaxa.

PUB

"A SLIM respondeu ontem à noite [quarta-feira] e confirmamos que ela completou com sucesso sua segunda noite na Lua", declarou a Jaxa, por meio de seu perfil na rede social X (antigo Twitter) dedicado ao módulo, que pousou na Lua no final de janeiro.

"A câmera de navegação rapidamente tirou as usuais fotos da paisagem durante um curto período", acrescentou a Jaxa, que também divulgou uma fotografia em preto e branco da superfície rochosa de uma cratera lunar capturada pela sonda.

A agência informou que os dados coletados também mostram que alguns dos sensores de temperatura e células de bateria da SLIM estão começando a falhar, mas que as funções principais parecem estar se mantendo.

Este é o terceiro despertar da SLIM (Smart Lander for Investigating Moon), que realizou uma aterragem lunar de precisão bem-sucedida em 20 de janeiro, tornando o Japão o quinto país a pousar no satélite natural da Terra, após os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia.

Entretanto, devido a um problema no motor nas últimas dezenas de metros da descida, a SLIM aterrou em um ângulo que privou as células fotovoltaicas, voltadas para o oeste, da luz solar.

Depois de um período inicial de inatividade de cerca de dez dias e um primeiro despertar, a sonda entrou em hibernação e sobreviveu à primeira noite lunar, antes de voltar a dormir no início de março.

A SLIM pousou em uma pequena cratera, com menos de 300 metros de diâmetro, chamada Shioli. Antes de ser desligada, a nave conseguiu descarregar dois mini-rovers (veículos de exploração lunar), que deveriam realizar análises de rochas da estrutura interna da Lua (o manto lunar), sobre as quais ainda se sabe muito pouco.

Outra sonda, a Odysseus, enviada pela empresa privada norte-americana Intuitive Machines, também conseguiu pousar na Lua no final de fevereiro. No entanto, a empresa, que inicialmente esperava reativá-la após a noite lunar, anunciou no sábado o encerramento definitivo da sonda.

A Odysseus foi a sonda que pousou mais ao sul na Lua, uma área de interesse especial para as grandes potências porque contém água na forma de gelo.

A agência espacial norte-americana NASA planeja retomar os voos tripulados à Lua como parte do programa Artemis.  

Leia Também: A explosão da T Coronae Borealis: um espetáculo celeste a cada 80 anos

    

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 18 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 14 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 19 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 18 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 12 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 17 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 19 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 18 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 19 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 18 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)