Rússia diz ter comprovado ligação da Ucrânia com atentado em Moscou

A Rússia alega que os autores do atentado receberam dinheiro de "nacionalistas ucranianos

© GAVRIIL GRIGOROV/POOL/AFP via Getty Images

Mundo Guerra 28/03/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Comitê de Investigação da Rússia afirmou nesta quinta-feira (28) ter provas de que a Ucrânia tem ligações com o ataque terrorista em Moscou da semana passada. De acordo com a comissão, os autores do atentado receberam dinheiro de "nacionalistas ucranianos".

PUB

"Como resultado do trabalho com terroristas detidos (...) foram obtidas evidências de sua conexão com nacionalistas ucranianos", diz o comitê em comunicado, sem apresentar as supostas provas. "A investigação tem à sua disposição dados confirmados de que os autores do ataque terrorista receberam quantias significativas de dinheiro e criptomoedas da Ucrânia que foram utilizadas na preparação do crime."

Ainda segundo a nota, um suspeito de estar envolvido no alegado financiamento dos terroristas foi detido. Nas primeiras 24 horas após o ataque, na sexta-feira passada (22), onze pessoas foram presas, e oito delas, incluindo os quatro supostos atiradores, foram colocadas em prisão preventiva. Sete são do Tajiquistão e a outra, do Quirguistão.

Durante o atentado, atiradores abriram fogo no Crocus City Hall, uma casa de shows ao lado de um shopping que fica 20 km a noroeste do Kremlin, o coração da capital russa. Segundo cifras oficiais, o ataque deixou 143 mortos e 182 feridos, mas ainda há desaparecidos.

Os agressores mataram os seguranças do local, entraram e começaram a atirar contra a plateia, que incluía crianças. Depois, explodiram duas bombas, deixando o prédio em chamas. A banda de rock da era soviética Piknik começaria um show no lugar, que tem 6.200 lugares e estava com os ingressos todos vendidos.

O Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do ataque, mas isso não foi suficiente para dissipar a desconfiança do Kremlin em relação ao país vizinho, em guerra com Moscou desde 2022. A narrativa oficial tem insistido que combatentes islâmicos não seriam capazes de fazer o ataque sozinhos e que Kiev pode ter participado.

Na terça-feira (26), por exemplo, o diretor da agência de segurança FSB (Serviço Federal de Segurança, o sucessor principal da KGB soviética) disse acreditar que a Ucrânia, juntamente com os Estados Unidos e o Reino Unido, estava envolvida no atentado.

Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, reagiu à acusação da Rússia e afirmou que os EUA, na verdade, alertaram Moscou sobre um ataque.

"É absolutamente claro que o EI foi o único responsável pelo horrível ataque em Moscou na semana passada", disse Kirby, que descreveu as alegações russas sobre o suposto financiamento de nacionalistas ucranianos como "bobagem e propaganda". "Os EUA tentaram ajudar a prevenir esse atentado terrorista e o Kremlin sabe disso."

Segundo o porta-voz, Washington fez múltiplos avisos às autoridades russas sobre ataques extremistas em shows e grandes aglomerações em Moscou, incluindo um por escrito no dia 7 de março, às 11h15.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 12 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 12 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 10 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Harry e Meghan Markle Há 3 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Brasil Há 7 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama LUAN-SANTANA Há 12 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento