Apesar do mau tempo durante a Semana Santa, a tradição ancestral das "aleluias" se manteve viva no Domingo de Páscoa em Ezcaray, La Rioja, Espanha.
PUB
O costume, que remonta ao século XVI, consiste em distribuir dinheiro da varanda da igreja de Santa María la Mayor. Este ano, 1.100 euros (5.500 mil reais) em notas e moedas foram lançados para a multidão.
Segundo o presidente da Câmara de Ezcaray, Diego Bengoa, citado pelo Diário AS, o dinheiro foi distribuído em notas de 5, 10, 20 e 50 euros, além de moedas de 1 e 2 euros. Dezenas de quilogramas de rebuçados, avaliados em 300 euros, também foram distribuídos.
Centenas de pessoas, entre habitantes e visitantes, se reuniram na praça em frente à igreja, protegendo-se da chuva com guarda-chuvas e luvas de borracha para receberem os "presentes".
Bengoa e outros membros da Câmara Municipal, juntamente com membros da Irmandade de Soledad, Jesús Nazareno e Santo Sepulcro, foram os responsáveis pelo lançamento.
A tradição, transmitida de geração em geração, tem suas raízes no gesto dos senhores da cidade, que antigamente davam esmolas da varanda da igreja nos Domingos de Páscoa.
Bengoa salientou que o evento nunca havia sido interrompido durante séculos, exceto em 2020 devido às restrições da pandemia de Covid-19.
Veja o vídeo do momento.
Leia Também: Jornalista iraniano é esfaqueado várias vezes à porta de casa em Londres