Brasil condena invasão do Equador a embaixada do México em Quito

"A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização", repudia o MRE.

© Getty Images

Mundo Quito 07/04/24 POR Notícias ao Minuto

O governo do Brasil condenou, neste sábado (6), o ingresso de forças policiais do Equador na Embaixada do México, na capital equatoriana, Quito, na noite desta sexta-feira (5) e ainda manifestou solidariedade ao governo mexicano.

PUB

"A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas", diz a nota à imprensa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil para afirmar que locais de missões diplomáticas são invioláveis.

"A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização", repudia o MRE.

Pela rede social X (antigo Twitter), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, declarou imediata suspensão das relações diplomáticas entre os governos do México e Equador.

De acordo relato de López Obrador, a polícia do país sul-americano entrou à força no posto diplomático do México e deteve o ex-vice-presidente equatoriano Jorge David Glas Espinel, refugiado nas instalações mexicanas e que estava com um pedido de concessão de asilo em tramitação devido à perseguição e assédio sofridos pelo ex-VPR equatoriano.

"Isto é uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México", declarou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, sobre o que classificou como ato autoritário.

A página oficial do governo do México, adiantou que já orientou o embaixador mexicano em Quito a proceder a interrupção das relações diplomáticas legalmente.

Por outro lado, a conta oficial do governo do Equador na mesma rede X postou uma nota pública na manhã  deste sábado (6) com o título "Defendemos a soberania nacional, impunidade zero."

O comunicado explicou que o ex-presidente Jorge Glas Espinel foi condenado à prisão pela Justiça equatoriana e que não pode ser considerado um perseguido político.

Após a detenção na Embaixada do México, o mesmo foi colocado sob as ordens das autoridades competentes do Equador.

Apesar do governo do Equador reconhecer que cada embaixada tem o propósito de fortalecer as relações entre países e de entender que México e Equador lutam contra a corrupção que afeta a ambos, a nota enfatiza que a missão diplomática mexicana cometeu abusos ao abrigar o ex-vice-presidente equatoriano, classificado como delinquente pelo governo sul-americano e para o qual existe uma ordem de prisão.

Por fim o governo do Equador, na nota frisa a soberania nacional e a intolerância com a impunidade."Equador é um país soberano. Não permitiremos que nenhum criminoso permaneça na impunidade."

Há meses, o Equador vive um conflito armado promovido por organizações criminosas. Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ajuda ao governo do Equador, em conversa telefônica com o presidente daquele país, Daniel Noboa.

À época, Lula disse que a cooperação brasileira poderia abranger as áreas de inteligência e segurança.

Leia Também: Pequim anuncia "patrulhas de combate" no mar do Sul da China

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Hollywood Há 23 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

politica Justiça Há 10 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Saúde Há 10 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

fama Televisão Há 1 Hora

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

economia Bahia Há 9 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas

fama Hollywood Há 9 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

mundo Avião Há 8 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave