Musk chama Moraes de 'ditador' em nova publicação e diz que ministro tem 'Lula na coleira'

Após comentários afirmando que o ministro deveria "renunciar ou sofrer um impeachment" e pedir um "debate aberto" sobre o assunto, em sua última publicação na noite da segunda-feira, 8, Musk se referiu a Moraes como "ditador do Brasil" e afirmou que o juiz do Supremo possui "Lula na coleira"

© Getty

Política ALEXANDRE-MORAES 10/04/24 POR Estadao Conteudo

Desde sábado, o empresário sul-africano Elon Musk tem utilizado a sua rede social, o X (antigo Twitter), para tecer críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após a exigência da suspensão de alguns perfis na rede. Após comentários afirmando que o ministro deveria "renunciar ou sofrer um impeachment" e pedir um "debate aberto" sobre o assunto, em sua última publicação na noite da segunda-feira, 8, Musk se referiu a Moraes como "ditador do Brasil" e afirmou que o juiz do Supremo possui "Lula na coleira".

PUB

O embate começou no sábado, 6, após o STF exigir a suspensão de contas na plataforma do bilionário. Em resposta a uma publicação de Moraes, Musk sugeriu que os bloqueios de perfis de investigados por atos antidemocráticos eram "censura" e sugeriu que não mais cumpriria determinações judiciais do gênero, pois "princípios são mais importantes do que o lucro".

No dia seguinte, o sul-africano afirmou que mostraria como as solicitações "violam a legislação brasileira". Também no domingo, o dono do X passou a compartilhar com seus seguidores na rede social sugestões para o uso de VPNs, um método de conexão com a internet que pode burlar o bloqueio de contas restritas por ordem da Justiça.

Durante a segunda-feira, Elon Musk compartilhou publicação de políticos brasileiros como o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) que criticavam Moraes.

Mais cedo na segunda, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, divulgou uma nota institucional com críticas ao que chama de "instrumentalização criminosa das redes sociais".

Segundo ele, toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal.

"Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado", disse o presidente do Supremo. "Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil", ressaltou Barroso.

Além da declaração pública do presidente da Corte, Musk já é formalmente alvo de investigação do Supremo. O empresário foi incluído no inquérito das milícias digitais, que é relatado por Moraes.

Segundo o relator, o proprietário do X "iniciou uma campanha de desinformação sobre a atuação" do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "instigando a desobediência e obstrução à Justiça, inclusive, em relação a organizações criminosas ordens emanadas da Justiça brasileira relacionadas ao bloqueio de perfis criminosos e que espalham notícias fraudulentas, em investigação nesta Suprema Corte".

Leia Também: STF e Congresso reagem às críticas de Musk a Moraes

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalhadores Há 10 Horas

Veja lista de deputados que assinaram a favor da mudança na escala 6 x 1

fama Neymar Há 8 Horas

Neymar exibe tênis cravados de Swarovski (que valem quase R$ 40 mil)

mundo Eleições EUA Há 9 Horas

Trump exclui Melania de 'foto de família' com Musk; veja o momento!

politica Pesquisa Há 2 Horas

Lula lidera corrida eleitoral de 2026 contra bolsonaristas, mostra pesquisa CNT/MDA

brasil Clima Há 3 Horas

Há risco de ciclone bomba atingir o Brasil? Veja a previsão do tempo

esporte Óbito Há 7 Horas

Promessa da LDU e da seleção do Equador, volante Marco Angulo morre aos 22 anos

lifestyle Saúde Há 10 Horas

Demência: Estudo revela como identificar idosos em risco

lifestyle Obstipação Há 8 Horas

Adeus inchaço! Nutricionista sugere bebida contra prisão de ventre

fama Novela Há 10 Horas

Ana Maria Braga aponta erro em trama de 'Mania de Você'

justica Rio de Janeiro Há 8 Horas

Se lembra do caso do 'Tio Paulo'? Justiça realiza hoje primeira audiência