Pessoas encontradas em barco à deriva podem ter morrido de fome, diz PF

Desde a noite de segunda-feira (15), peritos da PF se dedicam à análise minuciosa do barco e dos corpos encontrados a bordo e no mar

© Divulgação- Polícia Federal

Brasil Pará 17/04/24 POR Notícias ao Minuto

A Polícia Federal (PF) trabalha na dura missão de desvendar o mistério que envolve o barco à deriva encontrado no último sábado (13) na costa do Pará. A embarcação, que transportava ao menos 25 pessoas, teria partido da Mauritânia em busca de uma nova vida, mas sucumbiu à fome e à sede durante a longa travessia do Oceano Atlântico.

PUB

Desde a noite de segunda-feira (15), peritos da PF se dedicam à análise minuciosa do barco e dos corpos encontrados a bordo e no mar. Até o momento, foram contabilizados nove corpos: oito na embarcação e um nas proximidades do local do naufrágio.

A equipe forense busca identificar as vítimas e determinar a causa da morte, que, segundo o superintendente da PF no Pará, José Roberto Peres, provavelmente se deu por inanição e desidratação. "Um trabalho minucioso nesses corpos começa hoje e deve se estender até o fim de semana", afirma Peres. "A causa mortis deve ser identificada, mas que provavelmente foi por falta de alimento e de água."

Documentos encontrados no barco indicam que a embarcação zarpou da costa da Mauritânia em algum momento após o dia 17 de janeiro, quando ainda estava no continente africano. A distância estimada entre o ponto de partida e o local do naufrágio no Brasil é de 4.800 km, um trajeto longo e exaustivo que, segundo Peres, deixou os migrantes à deriva por um período considerável.

A embarcação, feita de fibra de vidro e com apenas 13 metros de comprimento, não apresentava motores, leme ou sistemas propulsores. Possíveis dados estruturais também não foram encontrados no local.

A PF ainda investiga se os corpos das vítimas foram lançados ao mar durante a travessia. A embarcação foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Bragança, onde exames médico-legais estão sendo realizados pelas equipes do Instituto Nacional de Criminalística (INC) e do Instituto Nacional de Identificação (INI) para auxiliar na identificação das vítimas.

Leia Também: Jovem é atropelado e leva tiros, mas consegue sobreviver no PR

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 20 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad