Interior de SP vai sofrer com onda de calor e baixa umidade a partir desta terça (23)

Na faixa leste, onde se encontra a capital paulista, os termômetros devem alcançar índices de até 31°C até sábado (27)

© Shutterstock

Brasil CLIMA-SP 23/04/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (22) um alerta para a previsão de baixa umidade do ar e onda de calor principalmente no interior do estado, o que pode provocar queimadas e prejudicar a saúde da população.

PUB

Segundo o levantamento, a umidade deve ficar abaixo dos 30% em algumas regiões, principalmente nas faixas norte, noroeste e oeste do interior, entre esta segunda e sábado (27). A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

A Defesa Civil também indicou que, no decorrer desta semana até o fim da próxima semana, as temperaturas devem se elevar gradualmente. Desta forma, até quinta-feira (25), as máximas podem atingir 32°C/33°C, principalmente no extremo oeste e noroeste. A partir de sexta (26) até a próxima quinta-feira (2), os termômetros podem chegar em até 34°C/35°C.

Na faixa leste, onde se encontra a capital paulista, os termômetros devem alcançar índices de até 31°C até sábado (27). A partir do domingo (28), essas temperaturas podem atingir 32°C nas horas mais quentes do dia.

Para esta semana, diz o CGE, a atuação e predomínio de uma massa de ar seca sobre a região deverá contribuir para que as condições de tempo permaneçam estáveis, inibindo a formação de nuvens de chuva em praticamente todo o estado, porém, entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), a passagem de uma frente fria em alto mar deverá contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas sobre a faixa leste.

Já nas demais regiões, o tempo deverá permanecer firme, sem condições para ocorrência de chuva. Entre sexta-feira (26) e sábado (27), o tempo volta a ficar estável em todo o território paulista. No período da tarde, os índices de umidade relativa do ar podem atingir níveis abaixo dos 30%, aumentando o risco para incêndios florestais e prejudicando a qualidade do ar.

De acordo com o meteorologista do CGE Vitor Takao Suganuma, essa condição de tempo mais seco e quente se dá pela circulação de ventos em níveis médios da atmosfera e atuação de um grande sistema de alta pressão sobre o interior do continente, que deve perdurar pelo menos até a próxima semana.

"Esse sistema deverá impedir o avanço de outros sistemas meteorológicos que possam trazer condições para chuva e queda das temperaturas. Portanto, sem a influência de nenhum sistema sobre a região e com os ventos predominando do quadrante norte, as temperaturas devem se manter elevadas ao longo dos próximos dias", diz Suganuma.

Desde o mês passado, uma equipe volante da Defesa Civil do Estado percorre cidades do interior realizando oficinas preparatórias para a Operação São Paulo Sem Fogo 2024, aplicando o treinamento para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuação durante o período de estiagem, com vistas à redução dos incêndios florestais.

Nessa época de seca, é importante não descartar bitucas e brasas onde há vegetação e não colocar fogo em terrenos. Além de causar incêndios de grande proporção, é crime ambiental, enfatiza o CGE.

Leia Também: Colisão entre dois helicópteros deixa 10 mortos na Malásia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 23 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 19 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 23 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 22 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama RODRIGO-FARO Há 21 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede