Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

Contornando a bronca, Haddad disse que continuará lendo e seu atual livro de cabeceira, "Estratos do Tempo", compõe parte da obra publicada no Brasil do alemão Reinhart Koselleck.

© Getty

Economia REINHART-KOSELLECK 28/04/24 POR Folhapress

DOUGLAS GAVRASSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na última semana, durante evento no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deveria conversar mais com congressistas em vez de ler um livro.

PUB

Contornando a bronca, Haddad disse que continuará lendo e seu atual livro de cabeceira, "Estratos do Tempo", compõe parte da obra publicada no Brasil do alemão Reinhart Koselleck.

O volume reúne diferentes textos de ensaios e apresentações produzidos ao longo de sua carreira, e nele o historiador lança mão de uma metáfora da geologia para refletir sobre as divisões do tempo que formam a experiência humana.

"Situo-me no campo das metáforas: a expressão estratos do tempo remete a formações geológicas que remontam a tempos e profundidades diferentes, que se transformaram e se diferenciaram umas das outras em velocidades distintas no decurso da chamada história geológica", escreve.Esse conceito, quando transportado para a história humana, política ou social possibilita, na visão do autor, separar os diversos planos temporais em que os acontecimentos se desenrolam.

"Koselleck argumenta que apenas a partir da constatação da complexidade e da multiplicidade da experiência temporal, através de sua percepção em estratos, e de suas características, o processo histórico pode ser compreendido", analisou o historiador Thiago Reisdorfer, em uma resenha publicada em 2016 pela revista Diálogos, da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

O autor alemão foi um intelectual do pós-guerra, sendo considerado um expoente da chamada história dos conceitos e tendo dedicado seus estudos, em especial, aos séculos 18 e 19.

"Koselleck denomina história dos conceitos o procedimento que permite apreender o complexo processo de ressignificações de alguns conceitos ao longo do tempo", descreve um artigo de 2007, da professora Tereza Kirschner, da UnB (Universidade de Brasília).

O alemão argumentava que o estudo dos conceitos e da variação dos seus significados no decorrer da história é uma condição básica para a construção do próprio conhecimento histórico, defendeu Kirschner.Ele propõe uma reflexão sobre a temporalidade, com uma visão crítica da modernidade e da noção de progresso.

Autor de "History in the Plural", em que analisa a obra de Koselleck, Niklas Olsen avalia que ele "ofereceu algo como uma caixa de ferramentas de suposições compatíveis do que é a escrita histórica e o que pode ser feito com ela".

Nascido em Gorlitz, na Alemanha, em 1923, Koselleck foi professor nas universidades de Bochum, Heidelberg e Bielefeld.

O historiador também participou de "Geschichtliche Grundbegriffe", dicionário histórico dos conceitos político-sociais fundamentais da língua alemã, publicado em nove volumes, entre 1972 e 1997.

O objetivo, segundo os autores, era discutir "a dissolução do mundo antigo e o surgimento do moderno por meio de sua apreensão conceitual".Além de "Estratos do Tempo", a editora Contraponto também publicou no Brasil "Crítica e Crise" (1999), "Futuro Passado" (2006) e "Histórias de Conceitos: Estudos sobre a Semântica e a Pragmática da Linguagem Política e Social" (2021).

"Crítica e Crise", sua tese de doutorado, foi apresentada em seu país em 1954 e é uma espécie de porta de entrada para uma obra dedicada a investigar a teoria da história, a partir de uma visão filosófica do tempo.Koselleck morreu em 2006 em Bad Oeynhausen, na Alemanha, aos 82 anos. Ele é tido por seus pares como um dos mais eruditos historiadores contemporâneos.

ESTRATOS DO TEMPO: ESTUDOS SOBRE HISTÓRIAPreço: R$ 102Autoria: Reinhart KoselleckEditora: ContrapontoTradução: Markus Hedige

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980