Calor deve continuar em São Paulo nas próximas duas semanas

O levantamento mostra que a massa de ar quente e seco que está sobre a região central do país deve continuar, pelo menos, até o fim deste período

© Shutterstock

Brasil CLIMA-SP 30/04/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta segunda-feira (29) um boletim com a previsão do tempo para o país até o dia 15 de maio. O levantamento mostra que a massa de ar quente e seco que está sobre a região central do país deve continuar, pelo menos, até o fim deste período.

PUB

Assim, a área que engloba todo o estado de Mato Grosso do Sul, a faixa sul de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e norte do Paraná terão temperaturas que podem ficar 5ºC acima da média para o período.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o mês de abril chega ao fim nesta terça-feira (30) com a temperatura média máxima de 28,3°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura. No entanto, a média máxima histórica é de 26,2°C, ou seja, o mês foi 2,1°C mais quente que o esperado.

A média máxima para o mês de maio é de 23,4°C, segundo o CGE. Porém, a previsão do Inmet mostra que as temperaturas no início do mês devem atingir os 33°C na capital. Assim, o calor pode ficar quase 10°C mais quente que a média.

Segundo Cléber Souza, meteorologista do Inmet, o outono é uma época em que as chuvas começam a diminuir e as massas de ar continentais ganham força, bloqueando as massas de ar frias que vêm do sul.

"Isso é climatologicamente normal. Possivelmente, o calor vai até o dia 15 de maio. Se não chegar nenhuma frente fria para quebrar o bloqueio, a massa de ar quente e seco vai ficar predominando. Se vier uma frente fria forte, acompanhada de uma massa de ar polar, ela pode avançar e trazer até frio", comenta Souza.

O boletim do instituto destaca que a primeira semana de maio terá tempo quente e seco na região de influência da onda de calor, exceto em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde deve ocorrer chuva rápida e passageira.

Já na segunda semana, de 7 a 15, a previsão de chuva rápida e passageira será apenas para o estado do Espírito Santo. Nas demais áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste permanecerão com o tempo seco e quente.

O Inmet alerta ainda que as bordas dessa massa de ar quente e seco devem sofrer com temporais nos próximos dias, com volumes maiores que 70 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país, e em áreas do norte do Amazonas, do Pará e de Roraima, bem como no Amapá, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas (áreas do mapa em tons de vermelho).

O Nordeste também deve apresentar volume de precipitação que pode superar os 60 mm, principalmente, no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e na faixa leste da região.A previsão para a segunda semana de maio é praticamente a mesma da primeira, com a única diferença de que pode chover ainda mais forte no Sul, com volume superiores a 80 mm, segundo o Inmet.

Cuidados com a saúde no calor

A exposição ao calor mais quente do que a média compromete a capacidade do corpo de regular a temperatura e podem gerar mal-estar, exaustão, insolação e hipertermia.

A desidratação ocasionada pela maior sudorese também é um problema.

Para se proteger de problemas causados pelas altas temperaturas, vale atenção com hidratação (carregar sempre uma garrafa de água), alimentação (frutas com alto teor de água, como abacaxi, laranja e melancia, além de vegetais frescos), exercício físico na medida e uso de proteção solar e vestimentas adequadas.

A professora de medicina do esporte Carla Tavares recomenda evitar excesso de bebida alcoólica, que potencializa o risco de desidratação, e manter-se ativo.

Atividades mais extenuantes devem ser feitas no período das 4h às 7h da manhã e as famílias e vizinhanças devem conversar sobre as medidas e monitoramento dos mais vulneráveis. Em caso de espasmos musculares, não dê ou consuma "ácido acetilsalicílico ou paracetamol" e busque ajuda médica.

Além disso, é importante ficar atento ao aparecimento de sinais ou sintomas de alerta de desidratação e hipertermia. "Nesses casos, além de manter os cuidados preventivos, procure atendimento médico para avaliação e tratamento de forma precoce."

Leia Também: Onda de calor mantém temperaturas acima dos 30ºC em SP nesta semana

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Beto Barbosa Há 20 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama TV Há 21 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

lifestyle Culinária de luxo 23/11/24

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

fama INFLUENCIADOR-DIGITAL Há 20 Horas

Virgínia, Felipe Neto e outros influenciadores deixaram de pagar R$ 30 mi em tributos com o Perse

fama CARIÚCHA-CANTORA Há 21 Horas

Cariúcha não apresenta 'Fofocalizando', e programa revela cirurgia plástica

mundo EUA Há 23 Horas

Trump confirma nomeação de Scott Bessent para chefiar Tesouro nos EUA

fama Presos Há 23 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

brasil ANTÁRTIDA-AMBIENTE Há 23 Horas

Começa expedição que busca completar a maior circum-navegação na Antártida

esporte FUTEBOL-NEYMAR Há 20 Horas

'Nunca estivemos tão livres para decidir', diz pai sobre futuro de Neymar