Afetados por chuvas podem pedir reembolso da inscrição do Enem dos Concursos

A prova, que acontece no domingo (5) em todo o país, foi mantida mesmo em meio às chuvas no Rio Grande do Sul

© Shutterstock

Economia Oportunidades 03/05/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O governo federal anunciou que os candidatos afetados por desastres naturais podem solicitar o reembolso da taxa de inscrição do "Enem dos Concursos". A prova, que acontece no domingo (5) em todo o país, foi mantida mesmo em meio às chuvas no Rio Grande do Sul.

PUB

Pedido de ressarcimento pode ser feito até o dia 10 de maio - cinco dias úteis após a realização do exame. A Fundação Cesgranrio - responsável pela organização do concurso -, analisará as solicitações e encaminhará para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, fazer a devolução.

Solicitação é feita pela Área do Candidato, na mesma página em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

POSSIBILIDADE DE REEMBOLSO:

A falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade por ausência de luz natural Desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de realização das provas

Candidatos pagaram uma taxa de inscrição de R$ 90 para nível superior e de R$ 60 para nível médio. Tiveram isenção os participantes que se enquadravam nas condições estabelecidas no edital.

Mais de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram para 6.640 vagas. As provas do CPNU serão aplicadas em todo o país no próximo domingo, 5 de maio.

GOVERNO MANTÉM APLICAÇÃO DO ENEM DOS CONCURSOS

O governo diz que tentará garantir a participação dos candidatos no RS. "O Governo Federal enviará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes", diz a pasta.

Governador havia pedido adiamento. Eduardo Leite (PSDB) solicitou ao governo federal o adiamento a prova nos locais atingidos pelas fortes chuvas. Parlamentares também fizeram o mesmo. Segundo o regulamento do concurso, um adiamento das provas só poderia ocorrer em todo Brasil.

Os editais do concurso não preveem reaplicação em nenhuma hipótese, mesmo em caso de desastres naturais, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Candidatos que tenham a participação afetada por problemas logísticos (que incluem desastres naturais) podem somente pedir o dinheiro de inscrição de volta.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Suzane von Richthofen Há 22 Horas

Carta psicografada revela pedido da mãe de Suzane von Richthofen

mundo EUA 04/10/24

Passageiros separam casal e enfrentam marido violento em pleno voo; veja

fama LUTO Há 14 Horas

Morre ator Emiliano Queiroz aos 88 anos no RJ

justica Belo Horizonte Há 23 Horas

Menino autista é achado morto após sumiço; mãe foi vítima de homicídio

fama Marcello Antony Há 22 Horas

Marcello Antony consegue vender a casa mais cara de Portugal

fama Cid Moreira Há 23 Horas

Disputa pela herança de Cid Moreira já está em andamento

brasil Susto Há 23 Horas

Marido registra filha com nome errado, e influenciadora viraliza na web

fama Gretchen Há 23 Horas

Gretchen rebate críticas após mostrar calvície:"Não tenho vergonha"

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

mundo Gaza Há 22 Horas

Menina raptada pelo EI e vendida ao Hamas há dez anos é libertada