YouTube removeu mais de 35 mil vídeos de desinformação em 2023

O YouTube continuará a "trabalhar em conjunto com governos, indústria e ONGs em toda a União Europeia e além disso nesses esforços, e não apenas em períodos eleitorais"

© Lusa

Tech Youtube 09/05/24 POR Notícias ao Minuto

No ano passado, o YouTube removeu "mais de 35.000 vídeos carregados a partir da União Europeia" (UE) por violarem suas políticas de desinformação, conforme divulgado hoje pela plataforma de compartilhamento de vídeo da Google.

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"Além de remover conteúdo que viola nossas políticas, também monitoramos a porcentagem de visualizações desse conteúdo antes de ser removido", disse a empresa de tecnologia, observando que, no quarto trimestre de 2023, "esse conteúdo representou 0,11% - 0,12% das visualizações" na plataforma, de acordo com uma publicação online da tecnológica.

Isso significa que, "a cada 10.000 visualizações no YouTube, entre 11 e 12 eram conteúdos que violavam nossas regras da comunidade", continuou a plataforma.

"Continuaremos a investir nesse trabalho, onde a IA [inteligência artificial] ajuda a aumentar ainda mais a velocidade e a precisão de nossos sistemas de moderação de conteúdo", afirmou o YouTube.

Além disso, "operações de influência coordenadas não são permitidas no YouTube, independentemente dos pontos de vista políticos que apoiam".

Nesse sentido, "trabalhamos em estreita colaboração com o Grupo de Análise de Ameaças (TAG) da Google para identificar esses tipos de campanhas no YouTube e encerrar seus canais", disse, observando que "isso pode incluir tentativas de interferência nas eleições", como as europeias de junho.

"Por exemplo, como o TAG compartilhou, antes das recentes eleições portuguesas, encerramos sete canais do YouTube ligados a indivíduos na Argentina, como parte de nossas investigações em curso sobre campanhas de desinformação", lembrou.

Através do TAG, "também compartilhamos informações sobre ameaças com autoridades policiais, como a EUROPOL".

O YouTube também desempenha um papel na promoção da alfabetização midiática.

Para "ajudar os espectadores a avaliar o conteúdo que veem e compartilham, lançamos em 2022 a campanha de alfabetização midiática HitPause. A série de vídeos, disponível em todas as línguas oficiais da UE, fornece dicas sobre como identificar diferentes táticas de manipulação --- desde o uso de linguagem emocional até a compreensão do potencial impacto do que cada um de nós compartilha online", lembrou.

O YouTube continuará a "trabalhar em conjunto com governos, indústria e ONGs em toda a União Europeia e além disso nesses esforços, e não apenas em períodos eleitorais".

E, "à medida que entramos no último mês da campanha de 2024, equipes dedicadas do YouTube e da Google continuarão a aprimorar e melhorar esses esforços, mantendo sempre em mente nosso principal objetivo: conectar as pessoas a conteúdo de alta qualidade e proteger nossa plataforma", concluiu.  

Leia Também: Conselho independente da Meta defende medidas para big techs contra desinformação eleitoral

 

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