Pane elétrica para polícia e Detran em SP

Uma pane elétrica na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) interrompeu por mais de oito horas ontem, 17, diversos serviços em órgãos estaduais, como registro de boletins de ocorrência e emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), afetando milhares de pessoas em todo o Estado. Segundo a estatal, o sistema estaria 100% normalizado na manhã desta quarta-feira, 18.

© Reuters

Brasil Apagão 18/09/13 POR Agencia Estado

Segundo a Prodesp, a falha ocorreu na infraestrutura elétrica do prédio da empresa, em Taboão da Serra, Grande São Paulo, às 10 horas, e obrigou o desligamento preventivo do Data Center (centro de processamento de dados), suspendendo todos os serviços ligados à rede. Entre os órgãos afetados estão o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Civil, o Poupatempo, a Secretaria da Fazenda, a Ouvidoria e a Defensoria Pública.

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A Prodesp informou que o problema foi corrigido por volta das 14 horas, mas o grande volume de dados que a companhia movimenta impediu que o sistema voltasse ao normal rapidamente. "Todas as ações foram tomadas para a recuperação gradativa do sistema, que aconteceu a partir das 18h30", informou a empresa em nota.

Segundo a Secretaria de Gestão Pública, cerca de 9,2 mil CNHs e 14 mil RGs são expedidos diariamente pelo programa em todo o Estado. Nesta terça, 17, no Poupatempo, apenas a entrega de documentos e atendimentos manuais, como Carteira de Trabalho, e de órgãos como os Correios, Sabesp, Serasa, JEC (Juizado Especial Cível), Procon, Creci e Receita Federal, foram feitos normalmente.

Segundo a Polícia Civil, o atendimento nos distritos de todo o Estado também foi prejudicado e se deu prioridade para ocorrências de urgência, como flagrantes e requisições de perícia. O sistema começou a voltar nas delegacias somente às 20 horas.

Interior. Em Sorocaba, mais de 200 escritórios de despachantes não puderam trabalhar por falta de acesso aos dados sobre veículos, multas, prontuários dos motoristas e acompanhamento dos serviços eletrônicos. "Foi um dia perdido, pois 95% dos nossos serviços dependem das operações da Prodesp", disse o despachante Felipe Melo Garcia,

Quem procurou o Poupatempo para fazer documentos ou a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência em Campinas também perdeu viagem. ANTONELLA ZUGLIANI, BRUNA ALMEIDA, ESPECIAIS PARA O ESTADO, FABIO LEITE, JOSÉ MARIA TOMAZELA e RICARDO BRANDT

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