Com novas chuvas, Guaíba volta a subir e atinge 4,7 metros

As autoridades gaúchas temem um novo repique de elevação já que há previsão de novas chuvas fortes atingirem o estado neste fim de semana.

© Getty Images

Brasil CHUVA-RS 12/05/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em queda desde quinta-feira (9), o nível da água do lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, voltou a subir na manhã deste sábado (11). De acordo com a medição, feita no cais Mauá, o nível do lago subiu 10 centímetros entre 8h e 9h, indo de 4,6 metros para 4,7 metros.

PUB

As autoridades gaúchas temem um novo repique de elevação já que há previsão de novas chuvas fortes atingirem o estado neste fim de semana.

A informação do nível do lago foi divulgada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e pela ANA (Agência Nacional de Águas).

O número é considerado alto, uma vez que quando o lago atinge 2,5 metros é emitido um alerta e quando chega a 3 metros é registrada inundação.

Na noite desta sexta-feira (10), as chuvas voltaram a atingir o Rio Grande do Sul, deixando as autoridades e a população em alerta máximo pela possibilidade de novas enchentes atingirem as cidades já castigadas pela inundação da semana passada, que causaram ao menos 136 mortes. No entanto, o volume foi menor do que o esperado, dando certo alívio.

O problema é que a previsão do tempo mostra que as chuvas mais fortes chegarão à região neste fim de semana, principalmente, na região metropolitana de Porto Alegre e nos municípios do norte gaúcho, próximo à serra.

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta sexta que manterá as equipes mobilizadas nos próximos dias para o enfrentamento dos danos da atual enchente e também para um possível repique na elevação do lago Guaíba.

De acordo com os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital está em uma área que pode registrar entre 150 mm e 200 mm de acumulado de chuva até segunda-feira (13), com rajadas de vento de até 100 km/h.

Porto Alegre vive a pior enchente de sua história. O lago Guaíba, que cerca a cidade, chegou nos últimos dias ao maior nível já registrado (5,30 m).

Enquanto o Guaíba, localizado na Grande Porto Alegre, seguia com queda de nível de água nos últimos dias, a lagoa dos Patos tem registrado aumento do nível da água, às 7h deste sábado, estava em 2,48 metros. As maiores elevações ocorrem próximas a Pelotas e região.

Segundo a Defesa Civil, com as chuvas e os solos ainda com muita umidade, os rios Taquari e Caí apresentaram respostas hidrológicas atingindo limiares de alerta, apesar disso a tendência é que ambos rios entrem em estabilidade ainda neste sábado.

Já o rio Uruguai deve atingir o pico de cheia em Uruguaiana neste sábado, registrando quase 4 metros acima da cota de inundação. Os demais rios do estado apresentam declínio ou estabilidade.

Segundo o Inmet, a chuva dos próximos dias, aliada a uma mudança na direção dos ventos para sul-sudeste a partir de segunda-feira, poderá ocasionar uma nova elevação do nível do Guaíba para o patamar de 5 m.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Suzane von Richthofen Há 14 Horas

Carta psicografada revela pedido da mãe de Suzane von Richthofen

mundo EUA Há 15 Horas

Passageiros separam casal e enfrentam marido violento em pleno voo; veja

fama LUTO Há 6 Horas

Morre ator Emiliano Queiroz aos 88 anos no RJ

justica Belo Horizonte Há 14 Horas

Menino autista é achado morto após sumiço; mãe foi vítima de homicídio

fama Marcello Antony Há 14 Horas

Marcello Antony consegue vender a casa mais cara de Portugal

fama Cid Moreira Há 14 Horas

Disputa pela herança de Cid Moreira já está em andamento

brasil Susto Há 15 Horas

Marido registra filha com nome errado, e influenciadora viraliza na web

fama Gretchen Há 14 Horas

Gretchen rebate críticas após mostrar calvície:"Não tenho vergonha"

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

mundo Gaza Há 14 Horas

Menina raptada pelo EI e vendida ao Hamas há dez anos é libertada