Sánchez diz que Milei não está à altura dos laços entre Espanha e Argentina

Sánchez reiterou suas críticas a Milei e exigiu uma retratação pública após o líder argentino chamar sua esposa, Begoña Gómez, de "corrupta". "Entre governos os afetos são livres, mas o respeito é inalienável. Tenho plena consciência de que quem falou ontem não o fez em nome do povo argentino", declarou o premier espanhol durante discurso no Fórum Econômico CREO.

© Getty

Mundo PEDRO-SÁNCHEZ 20/05/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou nesta segunda-feira (20) que o presidente da Argentina, Javier Milei, não está "à altura dos laços fraternos" firmados entre os dois países.

PUB

Sánchez reiterou suas críticas a Milei e exigiu uma retratação pública após o líder argentino chamar sua esposa, Begoña Gómez, de "corrupta". "Entre governos os afetos são livres, mas o respeito é inalienável. Tenho plena consciência de que quem falou ontem não o fez em nome do povo argentino", declarou o premier espanhol durante discurso no Fórum Econômico CREO.

Espanha convocou embaixador argentino em Madri para que seja feita retratação. O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, anunciou a convocação de Roberto S. Bosch para informá-lo sobre "a gravidade da situação" gerada pela fala de Milei e para "exigir mais uma vez um pedido público de desculpas" a Sánchez e à Gómez.

Chanceler espanhol ressaltou que o país pode romper laços diplomáticos com a Argentina se não houver retratação. No domingo (19), a Espanha convocou sua embaixadora em Buenos Aires, María Jesus Alonso Jiménez, para consultas após as declarações "extremamente graves e sem precedentes" feitas por Milei.

Presidente argentino descarta qualquer tipo de retratação a Sánchez e sua família. "Nenhum pedido de desculpas é necessário. Pelo contrário, acredito que deveria haver vários pedidos de desculpas do governo espanhol pelas coisas que disseram sobre o presidente Milei", declarou o ministro do Interior argentino, Guillermo Francos, ao canal TN.

Durante visita à Espanha, Javier Milei criticou o premier espanhol Pedro Sánchez e chamou a esposa dele de "corrupta". A fala gerou uma crise diplomática entre os dois países e também reações da União Europeia e políticos argentinos.

O antecessor de Milei, Alberto Fernández, disse que o atual líder argentino teve um "desequilíbrio emocional". Fernandez ressaltou que a relação entre Argentina e Espanha sempre foi privilegiada, mas agora, após as falas do presidente argentino, vive seu "pior momento". O peronista também pediu desculpas e prestou solidariedade a Sánchez, Gómez e sua família.

Partido defende política externa 'madura' e 'responsável'. A UCR (União Cívica Radical) lembrou que, em menos de seis meses de governo, Milei já criou crises diplomáticas com Brasil, Colômbia, México, Chile, Equador e, agora, Espanha -países que sempre tiveram uma "relação fraterna" com a Argentina.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Campinas Há 19 Horas

Influenciador Diego Friggi morre aos 33 anos esperando por vaga na UTI

mundo Paraguai Há 18 Horas

Homem salta de ponte com as três filhas no Paraguai para se vingar da ex

fama Game of Thrones Há 19 Horas

Ator de 'Game of Thrones' revela fotos da filha que morreu e impressiona

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Grávida dirige ambulância para salvar marido após motorista se perder

mundo Casamento Há 10 Horas

Casal prepara casamento dos seus sonhos... mas convidados não aparecem

fama BRUNA-MARQUEZINE Há 14 Horas

Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões

esporte Espanha Há 16 Horas

Bactéria obriga promessa do Real Madrid a acabar carreira aos 19 anos

esporte Marco Angulo Há 19 Horas

Promessa do futebol equatoriano, Marco Angulo morre aos 22 após acidente

mundo Argentina Há 13 Horas

Cristina Kirchner é condenada a seis anos de prisão por fraude ao Estado

esporte EUA Há 18 Horas

Ex-NBA surge irreconhecível nas redes sociais: "Temo pela minha vida"