Saldo de crédito deve crescer 8,6% em abril ante abril de 2023, diz Febraban

Se confirmado, o número representará uma aceleração frente à expansão de 8,3% do mês anterior. Em relação a março, o crescimento deve ser de 0,3%.

© Shutterstock

Economia Crédito 20/05/24 POR Estadao Conteudo

A carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) deve registrar crescimento de 8,6% em abril na comparação com o mesmo mês de 2023, de acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Se confirmado, o número representará uma aceleração frente à expansão de 8,3% do mês anterior. Em relação a março, o crescimento deve ser de 0,3%.

Tanto em base anual quanto na margem, a expansão da carteira deve ser puxada pelo crédito direcionado, que deve crescer 12,4% em relação a abril de 2023, e 0,8% ante março deste ano. Para o crédito livre, a expectativa é de alta de 6% em um ano, e de estabilidade no comparativo mensal.

De modo geral, a carteira para pessoas físicas deve apresentar melhor desempenho, com alta de 10,6% em um ano e de 0,7% em três meses, ambas puxadas pelas linhas direcionadas (+13,3% e +0,9%, respectivamente). O crédito para pessoas jurídicas deve crescer 5,7% em um ano, mas recuar 0,4% no intervalo de três meses.

A Febraban espera que o desempenho da carteira PJ seja influenciado negativamente pelas linhas com recursos livres, afetadas pela sazonalidade negativa de linhas de fluxo de caixa e por um desempenho ainda fraco da linha mais representativa, a de capital de giro, que é bastante sensível aos patamares de juros.

De modo geral, a entidade vê os números como positivos. "Os números da pesquisa de abril continuam apontando para um horizonte mais promissor para o crédito em 2024. Assim, as projeções para o crescimento do crédito neste ano devem seguir sendo revisadas para cima, alinhando-se com as perspectivas mais positivas para o desempenho da economia", diz em nota o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg.

De acordo com ele, a queda dos juros e da inadimplência tem ampliado a oferta de crédito pelos bancos. "A dúvida, agora, é se a piora recente no cenário macro, explicitada na última reunião do Copom, vai ou não inibir, ainda que parcialmente, esta trajetória de retomada do crédito."

A Febraban projeta ainda que as concessões de crédito cairão 0,5% em abril na comparação com março, mas que mantenham alta de 7,8% no comparativo anual. Em base mensal, a maior queda, de 1,6%, deve ser em linhas direcionadas (-1,6%), que no comparativo anual devem crescer 8,6%. Em termos mensais e anuais, as concessões devem ter melhor desempenho nas linhas para pessoas físicas, com altas de 4,4% e de 9,9%, respectivamente.

A pesquisa da Febraban foi feita com os maiores bancos do País, e é divulgada todos os meses como uma espécie de prévia da nota de crédito do Banco Central.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 11 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 14 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 10 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 12 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 12 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 11 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Vanessa Carvalho Há 12 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 11 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 21 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes