Crise diplomática: Javier Milei volta a atacar Pedro Sánchez

A crise diplomática entre Espanha e Argentina parece longe de terminar

© Alberto Gardin/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Mundo Milei 21/05/24 POR Notícias ao Minuto

O presidente argentino Javier Milei voltou a atacar o primeiro ministro da Espanha, Pedro Sánchez, acusando-o de "se esconder atrás das mulheres" e recusando-se a pedir desculpas pela alegada crise diplomática entre os dois países.

PUB

Após retornar de sua viagem a Madri, Milei afirmou sentir-se "atacado" por Sánchez, chamando-o de "covarde". Em uma entrevista ao canal Todo Noticias (TN), Milei declarou que Sánchez "se esconde atrás das mulheres" e "precisou de mulheres para me atacar", referindo-se às críticas feitas pela segunda vice-presidente do governo espanhol, Yolanda Díaz, e pela vice-presidente da Ciência, Inovação e Universidades, Diana Morant.

Durante um discurso em uma convenção da extrema-direita em Madri, Milei chamou a esposa de Pedro Sánchez de "corrupta". O governo espanhol reagiu exigindo que Milei retirasse as acusações e pedisse desculpas publicamente a Sánchez e sua esposa, Begoña Gómez, considerando as declarações "sem precedentes na história das relações internacionais".

Milei, no entanto, se recusou a pedir desculpas, afirmando que Sánchez "se autoincriminou" e que ele próprio foi o agredido. "Não vou pedir desculpas em nenhuma circunstância. Todos falam sobre os casos de corrupção envolvendo a esposa dele por tráfico de influências, e até mesmo um juiz foi pressionado", afirmou Milei.

Na segunda-feira, Pedro Sánchez exigiu uma "retratação pública" de Milei devido às declarações insultuosas, anunciando a retirada da embaixadora espanhola em Buenos Aires. Sánchez afirmou que a resposta do governo espanhol será condizente com a dignidade da democracia espanhola e os laços de irmandade entre Espanha e Argentina, embora lamentasse que Milei não tenha estado à altura das expectativas com suas declarações.

Por outro lado, o porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, exigiu que a Espanha pedisse "sinceras desculpas" por tratar Milei "como um vilão, negacionista, 'consumidor de substâncias', autoritário, antidemocrático e uma pessoa 'muito má'".

Apesar das tensões, Milei tentou minimizar a possibilidade de uma ruptura diplomática com a Espanha durante sua entrevista à TN, garantindo que "as relações não serão prejudicadas". Ele argumentou que as relações são construídas pelo povo, não pelos líderes, e ressaltou a forte ligação entre os dois países devido à imigração espanhola.

Milei expressou otimismo com os resultados de sua viagem à Espanha, afirmando que demonstrou ser "o maior expoente da liberdade em todo o mundo" e prometendo continuar gerando impacto. Após sua participação na convenção do Vox em Madri, Milei planeja retornar à Espanha em junho para solicitar audiências oficiais, marcando sua primeira viagem ao país desde que assumiu a presidência.

Leia Também: Sánchez diz que Milei não está à altura dos laços entre Espanha e Argentina

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Campinas Há 19 Horas

Influenciador Diego Friggi morre aos 33 anos esperando por vaga na UTI

mundo Paraguai Há 18 Horas

Homem salta de ponte com as três filhas no Paraguai para se vingar da ex

fama Game of Thrones Há 18 Horas

Ator de 'Game of Thrones' revela fotos da filha que morreu e impressiona

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Grávida dirige ambulância para salvar marido após motorista se perder

mundo Casamento Há 10 Horas

Casal prepara casamento dos seus sonhos... mas convidados não aparecem

fama BRUNA-MARQUEZINE Há 14 Horas

Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões

esporte Espanha Há 16 Horas

Bactéria obriga promessa do Real Madrid a acabar carreira aos 19 anos

esporte Marco Angulo Há 19 Horas

Promessa do futebol equatoriano, Marco Angulo morre aos 22 após acidente

mundo Argentina Há 13 Horas

Cristina Kirchner é condenada a seis anos de prisão por fraude ao Estado

esporte EUA Há 18 Horas

Ex-NBA surge irreconhecível nas redes sociais: "Temo pela minha vida"