Quase metade das cidades do RS ainda sofre com falta de energia elétrica

O levantamento foi feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)

© Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Brasil Chuvas 23/05/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos 222 cidades das 497 do Rio Grande do Sul ainda sofrem com falta de energia elétrica nesta quarta (22), em decorrência das chuvas e enchentes que atingem o estado desde 29 de abril.

PUB

O levantamento, feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a pedido da reportagem, lista as cidades que registram falta de energia pelas concessionárias RGE, CEEE Equatoria, Certel e Certaja.

De acordo com a RGE, 89,5 mil clientes (2,9% do total) ainda estão sem energia na área que a concessionária atende. A empresa diz que a maioria dos pontos afetados estão em áreas alagadas ou em locais com impedimento de acesso das equipes. As regiões mais afetadas são a metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos, Vale do Taquari, e Vale do Rio Pardo.

A RGE afirma que, apesar dos obstáculos, as equipes seguem mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível. E alerta para que a população se mantenha distante de fios partidos ou galhos de árvores caídos sobre a rede elétrica.

"A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento", diz a concessionária, em nota. Os dez municípios com maior número de clientes sem luz são Canoas, São Leopoldo, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Bento Gonçalves e Rio Pardo.

A CEEE Equatorial afirma que, na manhã desta terça, 71.103 mil clientes (3,8% do total) continuavam sem energia na área de concessão. Desses, 67 mil pontos foram desligados por motivos de segurança, atendendo a solicitações da Defesa Civil, dos Bombeiros e das prefeituras.

Em Porto Alegre são 46 mil clientes sem energia, sendo que 44 mil tiveram fornecimento interrompido por motivo de segurança, de acordo com a concessionária.

A CEEE Equatorial afirma que está presente nos comitês de crise do estado e do município de Porto Alegre com a finalidade de alinhar ações conjuntas para minimizar riscos e "religar a energia elétrica dos gaúchos com agilidade e segurança, o mais rápido possível".

A Certaja, que distribui energia para 30 mil clientes em 20 municípios, afirma ter oito municípios afetados pela falta de energia. Em nota publicada no início do mês nas redes sociais, a empresa disse que locais com alagamentos tiveram o fornecimento de energia desligado por questões de segurança.

"Eles serão religados novamente somente após inspeção de nossa equipe técnica. Este procedimento é essencial para evitar acidentes e preservar vidas", afirmou a Certaja, na ocasião.

Já a Certel, em nota publicada nas redes sociais, afirma que funcionários trabalham para restabelecer energia. "São menos de 80 associados sem energia", diz a concessionária. Entre as cidades que ainda sofrem com falta de luz estão Arroio do Meio, Boqueirão do Leão e Travesseiro.

As enchentes no Rio Grande do Sul já causaram ao menos 161 mortes e há 82 pessoas desaparecidas. Mais de 20 dias após o início das chuvas, ainda há cidades alagadas e municípios com cenários de destruição.

INTERNET E TELEFONE

Quanto aos sinais de telefonia e internet, o serviço da Vivo ainda enfrenta problemas de conexão em três cidades: Muçum, Travesseiro e Arroio do Meio. A empresa, contudo, afirma que "todos os clientes dessas regiões seguem com cobertura dos serviços garantidos, por meio do serviço de roaming, habilitado com outras operadoras, de forma gratuita".

As outras companhias, Tim e Claro, afirmam ter restabelecido os serviços de telefonia e internet.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 11 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 14 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 11 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 12 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 12 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 12 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Vanessa Carvalho Há 12 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 11 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 21 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes