100 anos da Columbia: Sucessos e fracassos do estúdio de cinema!
A produtora e distribuidora de filmes foi fundada em 1924.
100 anos da Columbia: Sucessos e fracassos do estúdio de cinema!
A Columbia Pictures foi fundada em 1924. Em seus primeiros anos, o estúdio era um ator menor em Hollywood, uma start-up de baixo orçamento cuja pequena reputação se tornou objeto de desprezo entre a elite da sétima arte. No entanto, no início da década de 1930, a Columbia Pictures estava produzindo e distribuindo o que se tornaria alguns dos filmes mais célebres e lucrativos feitos durante a Idade de Ouro de Hollywood.
Hoje, é o terceiro maior estúdio de cinema do mundo, e é provável que um de seus filmes favoritos tenha sido produzido por este grupo. Em seu centenário, o estúdio comemora 100 anos de produção cinematográfica.
Para comemorar a data icônica, clique na galeria e conheça a história, os sucessos e os fracassos que colocaram a Columbia no mapa do cinema!
©
Shutterstock
Jack e Harry Cohn
A Columbia Pictures foi fundada em 10 de janeiro de 1924, pelos irmãos Jack e Harry Cohn e seu sócio, Joe Brandt.
©
Public Domain
CBC Films
A Columbia era anteriormente conhecida como Cohn-Brandt-Cohn (CBC) Film Sales. Um dos seus primeiros lançamentos no cinema foi o filme mudo 'More to Be Pitied Than Scorned' (1922).
©
Public Domain
'More to Be Pitied Than Scorned' (1922)
Embora tenha sido um sucesso, 'More to Be Pitied Than Scorned' foi uma exceção à regra. A CBC logo estava perdendo dinheiro. Entre a elite de Hollywood, a pequena reputação do estúdio levou alguns a brincar que "CBC" significava "Corned Beef and Cabbage" (Carne Enlatada e Repolho em tradução livre)
©
Public Domain
Criação do logotipo da Columbia Pictures
Os irmãos Cohn decidiram renomear CBC como Columbia Pictures. Logo depois, foi criado o famoso logotipo da Columbia Pictures. Retrata a imagem de Columbia, a personificação feminina dos Estados Unidos.
©
NL Beeld
Frank Capra e a Columbia Pictures
O sucesso inicialmente escapou à Columbia. Foi somente depois que Harry Cohn contratou o diretor Frank Capra, no final da década de 1920, que o estúdio começou a se destacar em Hollywood.
©
Getty Images
Uma parceria de sucesso
Capra, um diretor, produtor e roteirista americano nascido na Itália, desfrutou de uma parceria produtiva com a Columbia e proporcionou ao estúdio uma série de filmes de sucesso.
©
Getty Images
'Aconteceu Naquela Noite' (1934)
Em 1934, Capra dirigiu 'Aconteceu Naquela Noite'. Comédia maluca estrelada por Clark Gable e Claudette Colbert, o filme foi um grande sucesso, ganhando cinco Oscars.
©
Getty Images
'O Galante Mr. Deeds' (1936)
O filme de Capra de 1936, 'O Galante Mr. Deeds', foi outro êxito. A comédia lhe rendeu seu segundo Oscar de Melhor Diretor, com o protagonista Gary Cooper indicado para o prêmio de Melhor Ator. O filme solidificou o status da Columbia como um grande estúdio de Hollywood.
©
Getty Images
Crise financeira e um relacionamento prejudicado
O próximo filme de Capra para a Columbia, 'Horizonte Perdido' (1937), ultrapassou o orçamento e gerou uma grave crise financeira para a Columbia Pictures. Também prejudicou o relacionamento entre o diretor e Harry Cohn.
©
Getty Images
'A Mulher Faz o Homem[' (1939)
O último filme de Capra para a Columbia foi 'A Mulher Faz o Homem', estrelado por James Stewart. Outro sucesso significativo para o estúdio, o drama também rendeu a Capra uma indicação ao Oscar.
©
Getty Images
Howard Hawks e Columbia Pictures
Outro diretor associado aos primeiros sucessos da Columbia foi Howard Hawks. O cineasta fez algumas das melhores comédias da década de 1930 para o estúdio, incluindo 'Cupido é Moleque Teimoso' (1937), 'Boêmio Encantador' (1938) e 'His Girl Friday' (1940), todos estrelados por Cary Grant.
©
Getty Images
A ascensão de uma estrela
A maior estrela da Columbia na década de 1940 foi Rita Hayworth. Um ídolo glamouroso do cinema, a atriz apareceu antes em vários filmes B do estúdio antes de ser escalada para contracenar com Fred Astaire em 'Ao Compasso do Amor'.
©
Getty Images
'Ao Compasso do Amor' (1941)
'Ao Compasso do Amor' foi um dos filmes de maior orçamento que a Columbia já fez. Seu sucesso gerou mais uma produção com a dupla Hayworth-Astaire: 'Bonita como Nunca' (1942).
©
Getty Images
Primeiro filme em Technicolor
Até então, Harry Cohn resistiu à tentação de produzir filmes em cores. Na verdade, a Columbia foi o último grande estúdio a aderir ao caro processo. Mas em 1943, 'The Desperadoes', um faroeste estrelado por Randolph Scott e Glen Ford, tornou-se o primeiro longa-metragem em Technicolor do estúdio.
©
Getty Images
Harry Cohn
Como presidente da Columbia Pictures, Harry Cohn era um notório chefe, implacavelmente motivado e exerceu um enorme poder em Hollywood. Conhecido pelo seu estilo de gestão autoritário e intimidador, Cohen era um empresário experiente. Ele dirigiu o estúdio durante a primeira metade da década de 1950, apoiando dezenas de longas-metragens lucrativos.
©
Getty Images
Abrindo novos caminhos
Enquanto isso, a Columbia manteve as bilheterias ocupadas, oferecendo produções vencedoras do Oscar que muitas vezes inovaram, como 'A Um Passo da Eternidade' (1953), 'Sindicato de Ladrões' (1954) e 'A Ponte do Rio Kwai' (1957).
©
Getty Images
A morte de um magnata do cinema
Em 1956, Jack Cohn morreu. Dois anos depois, em 27 de fevereiro de 1958, Harry Cohen faleceu. Seu funeral aconteceu no palco 12 dos estúdios Columbia, com a presença de astros da realeza de Hollywood que incluíam James Stewart, Kim Novak e Danny Kaye.
©
Getty Images
Columbia nos anos 1960
Numa década de contracultura e revolução social, a Colômbia começou a década de 1960 com cautela, oferecendo filmes à moda antiga, como o épico 'Lawrence da Arábia' (1962).
©
Getty Images
'Dr. Fantástico' (1964)
À medida que a década de 1960 avançava, no entanto, a Columbia abraçou o espírito da época com filmes que refletiam melhor os sinais dos tempos, a exemplo da comédia anti-guerra de Stanley Kubrick, 'Dr. Fantástico' (1964).
©
Getty Images
'Adivinhe Quem Vem para Jantar' (1967
'Adivinhe Quem Vem para Jantar' (1967), da Columbia, dirigido por Stanley Kramer, foi um dos poucos filmes da época a retratar um casamento inter-racial de forma positiva.
©
NL Beeld
'Sem Destino' (1969)
A Columbia encerrou os anos 1960 com o clássico da contracultura, 'Sem Destino'. Mas apesar de todos os seus sucessos, o estúdio já sofria de muitos fracassos de bilheteria. Era necessária uma revisão operacional radical.
©
Getty Images
Nova década, novos desafios
Fusões, aquisições e novas parcerias caracterizaram o modelo de negócios da Columbia Picture no início dos anos 1970. O estúdio também estabeleceu a editora Columbia Pictures Publications e renomeou sua divisão de TV como Columbia Pictures Television.
©
Getty Images
Outros êxitos memoráveis
A Columbia financiou alguns dos filmes mais memoráveis e culturalmente significativos da década de 1970. Entre esses clássicos, 'Taxi Driver - Motorista de Táxi' (1976), de Martin Scorsese, 'Contatos Imediatos de Terceiro Grau' (1977), de Stephen Spielberg, e o drama jurídico 'Kramer vs. Kramer' (1979), de Robert Benton, todos sucessos comerciais e de crítica.
©
Getty Images
Uma aquisição da Coca-Cola
Em 1982, a Columbia foi comprada pela Coca-Cola Company. Cinco anos depois, a TriStar Pictures fundiu-se com o estúdio para formar a Columbia Pictures Entertainment, Inc.
©
Shutterstock
Mandato de um ano de Puttnam
Em uma jogada que chocou muitos especialistas de Hollywood, o produtor de cinema britânico David Puttnam foi recrutado pela Columbia em 1986 para chefiar o estúdio. Os créditos de Puttnam incluem 'O Expresso da Meia-Noite' (1978), 'Carruagens de Fogo' (1981), 'Os Gritos do Silêncio' (1984) e 'A Missão' (1986). No entanto, a passagem de Puttnam no cargo foi curta por conta de suas críticas à produção do cinema americano, além do fato de os filmes que ele aprovou terem sido em sua maioria fracassos, contribuíram para sua saída no ano seguinte.
©
Getty Images
Sony Pictures Entertainment
Em 1989, a Columbia foi adquirida pela Sony Corporation, do Japão. Na época, foi a maior aquisição nos EUA por uma empresa japonesa, com a Sony Corp. desembolsando incríveis US$ 3,4 bilhões para marcar presença em Hollywood.
©
Getty Images
Sob nova direção...
A Columbia Pictures Industries, Inc., como a empresa é conhecida hoje, é membro da Sony Pictures Motion Picture Group, uma divisão da Sony Pictures Entertainment.
©
Shutterstock
Blockbusters
A década de 2000 colocou a Columbia e a Sony no caminho como a conhecemos hoje. Só em 2002, sucessos de bilheteira como 'Homem-Aranha', 'Homens de Preto II' e 'Triplo X' proporcionaram um retorno de bilheteira combinado de 1,575 bilhão de dólares.
©
NL Beeld
100 anos e contando...
Em dezembro de 2021, a Columbia lançou 'Homem-Aranha: Sem Volta para Casa'. O filme arrecadou mais de US$ 1 bilhão nos cinemas e se tornou o lançamento de maior bilheteria da Sony Pictures até o momento.
©
Getty Images
Ano do centenário
Em 2024 - ano do centenário da Columbia Pictures - os fãs de cinema já foram presenteados com alguns lançamentos, que incluem 'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo' e 'Garfield: Fora de Casa'.
Fontes: (Britannica Money) (Rotten Tomatoes) (Hatchwise) (Fandom) (Los Angeles Times) (Sony Pictures)
Leia também: Warner Bros: A história secreta (e obscura) do estúdio de Hollywood
©
NL Beeld
Cultura
Cinema
23/05/24
POR Notícias Ao Minuto
A Columbia Pictures foi fundada em 1924. Em seus primeiros anos, o estúdio era um ator menor em Hollywood, uma start-up de baixo orçamento cuja pequena reputação se tornou objeto de desprezo entre a elite da sétima arte. No entanto, no início da década de 1930, a Columbia Pictures estava produzindo e distribuindo o que se tornaria alguns dos filmes mais célebres e lucrativos feitos durante a Idade de Ouro de Hollywood.
Hoje, é o terceiro maior estúdio de cinema do mundo, e é provável que um de seus filmes favoritos tenha sido produzido por este grupo. Em seu centenário, o estúdio comemora 100 anos de produção cinematográfica.
Para comemorar a data icônica, clique na galeria e conheça a história, os sucessos e os fracassos que colocaram a Columbia no mapa do cinema!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA