Veja 9 alimentos indispensáveis para quem toma anticoncepcional
Como mexe com os níveis hormonais naturais do corpo, a pílula anticoncepcional pode afetar a absorção de nutrientes das mulheres
Bananas
Ricas em vitamina B6, as bananas ajudam a regular o humor e evitar que se coma demais. Apenas uma banana contém 40% da quantidade de que precisa desta vitamina.
Outras fontes de vitamina B6: atum, salmão, frango, abacate, feijão.
© iStock
Iogurte grego
Um iogurte grego contém mais de metade da dose diária de riboflavina, uma vitamina do complexo B que transforma os alimentos em energia – além do cálcio e dos probióticos em que é rico. Esta substância ajuda a travar as dores de cabeça, efeito secundário da pílula contracetiva.
Outros alimentos ricos em riboflavina: aveia, cereais e leite.
© PixaBay
Folhas verdes escuras
Comer alimentos com folhas verdes escuras como couve, espinafres e acelga, ajuda a repor o ácido fólico, um nutriente que mantém os glóbulos vermelhos saudáveis e protege durante a gravidez.
Outros alimentos fonte de folato: feijões, ervilhas, espargos, abacate, brócolos.
© PixaBay
Pimentões amarelos
Estudos sugerem que os anticoncepcionais orais interferem no metabolismo da vitamina C, necessária para manter a pele e o cabelo saudáveis, bem como a imunidade e energia (que ajuda a absorver o ferro e combate a fadiga) e os pimentões amarelos têm quatro vezes mais vitamina C do que as laranjas, bem como uma boa dose de ácido fólico.
Outros alimentos ricos vitamina C: brócolis, morangos, kiwi, couve.
© iStock
Amêndoas
A contraceção oral aumenta a liberação de radicais livres que envelhecem e danificam a pele. Cerca de 1/4 de copo de amêndoas contém metade da dose diária recomendada de vitamina E, que combate e trava estes efeitos.
Outras fontes de vitamina E: sementes de girassol, óleo de cártamo, avelãs, manteiga de amendoim, abacate.
©
Aveia
Uma tigela bem quente de aveia fornecem fibra, vitaminas do complexo B e magnésio, um mineral necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo, desde regular os níveis de açúcar no sangue à manutenção da função muscular normal. Estudos sugerem que a pílula pode reduzir os níveis de magnésio no sangue.
Outras fontes de magnésio: sementes de abóbora, amêndoas, cajus, espinafres, feijões, abacate, peixes.
© PixaBay
Ostras
"Pensa-se que os anticoncepcionais alteram a absorção de zinco, excreção, e renovação do tecido", diz Gottfried. As ostras são das melhores fontes de zinco, um mineral importante para a imunidade e para o metabolismo. Apenas seis unidades contêm 33 mg de zinco, quatro vezes mais do que o necessário para um único dia.
Outras fontes de zinco: gérmen de trigo, carne, frango (carne escura), lagosta, iogurte.
© PixaBay
Sardinhas
"Tem sido demonstrado que os contracetivos orais interferem na absorção de selênio", diz Gottfried. Este mineral pode proteger as células dos danos provocados pelos radicais livres e afastar certos tipos de câncer. As sardinhas são uma das melhores fontes.
Outras fontes de selênio: atum, linguado, camarão, peru, ovo, farinha de aveia, catanhas brasileiras.
© PixaBay
Mexilhão
Grande fonte de vitamina B12, nutriente chave para o metabolismo e para a produção de energia, uma dose deste marisco contém 200 vezes a dose diária recomendada de B12 e apenas cerca de 150 calorias. Este é um ótimo alimento para combater a fadiga e as náuseas que a pílula pode provocar.
Outras fontes de vitamina B12: amêijoas, truta, salmão, cereais de pequeno-almoço, levedura nutricional fortificado com B12.
© PixaBay
Lifestyle
Nutrição
26/04/16
POR Notícias ao Minuto
Tomar a pílula é um método eficaz e mundialmente difundido para prevenir a gravidez indesejada, regular os ciclos menstruais, melhorar o aspecto da pele e até reduzir as dores menstruais e sintomas da temida TPM (tensão pré-menstrual).
Mas ao alterar os níveis hormonais naturais, o anticoncepcional pode levar o corpo a não conseguir absorver vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, provocando dores de cabeça, irritação, fadiga e até aumento do peso, explica a médica Dra. Sara Gottfried, autora do ‘The Hormone Reset Diet and The Hormone Cure’ (‘A Dieta de Reequilíbrio Hormonal e a Cura Hormonal’, em tradução livre).
Contudo, a pesquisadora afirma que comer os alimentos certos pode ajudar a compensar esta perda nutricional. Ao site 'Prevention', a especialista listou nove alimentos que não podem faltar na dieta de quem toma a pílula. Conheça-os na galeria de imagens acima.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA