Seleção brasileira de vôlei perde da Itália na Liga das Nações com erro decisivo da arbitragem

Com ajuda do vídeo, o erro foi admitido e o ponto brasileiro, que seria o de empate, anulado. Na sequência, os comandados de Ferdinando De Giorgi não perdoaram e confirmaram a vitória.

© Getty Images

Esporte Liga das Nações 26/05/24 POR Estadao Conteudo

A seleção masculina de vôlei fez uma partida eletrizante contra a Itália neste domingo, no Maracanãzinho, mas conheceu sua segunda derrota na Liga das Nações ao perder por 3 sets a 2, parciais de 25/17, 15/25, 25/22, 17/25 e 13/15, com direito a um erro de arbitragem que acabou com uma sobrevida da equipe de Bernardinho. No segundo match point dos italianos, o árbitro marcou toque no chão, em um lance que estava favorável ao Brasil, precipitadamente. Com ajuda do vídeo, o erro foi admitido e o ponto brasileiro, que seria o de empate, anulado. Na sequência, os comandados de Ferdinando De Giorgi não perdoaram e confirmaram a vitória.

"Infelizmente a arbitragem não é algo que dê para controlar, é ter paciência e foco na próxima etapa. Aqui é uma fase, mas a caminhada está sendo positiva para a medalha e para as Olimpíadas", disse o oposto Darlan, sobre o lance que gerou muita irritação dos torcedores e do próprio técnico Bernardinho.

A derrota, a segunda em casa, deixou o Brasil apenas na oitava posição da Liga das Nações e colocou a Itália na liderança, com 100% de aproveitamento, assim como a Eslovênia. Estão também na frente da seleção brasileira: Cuba, França, Polônia, Japão e Canadá. A equipe de Bernardinho ainda pode ser ultrapassada por mais seleções até o final do dia.

O principal destaque da seleção italiana foi o ponteiro Alessandro Michieletto, que anotou 21 pontos. Do lado do Brasil, Leal liderou o quesito com 17, seguido por Darlan, com 16. A seleção brasileira volta à quadra no dia 4 de junho, contra a Alemanha, na cidade de Fukuoka, no Japão.

Mesmo já garantido nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Brasil se inspirou nos bons fluídos do último confronto contra a Itália, no Pré-Olímpico do ano passado, para fazer um primeiro set intenso e de muita convicção. Com o apoio da torcida, que mais uma vez lotou o Maracanãzinho, a seleção não deu a menor chance para a Itália e venceu por 25/17.

No intervalo, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) fez uma homenagem aos jogadores de todas as gerações que participaram das Olimpíadas, assim como ocorreu no feminino. O encontro de tantos craques foi bonito, mas pareceu ter afetado a concentração do Brasil, que se viu desligado em boa parte do segundo set e não foi capaz de segurar uma impiedosa Itália, que venceu por 25/15.

O terceiro set foi muito equilibrado. O Brasil chegou a abrir uma margem de oito pontos e conseguiu controlar a reação da Itália, que apertou no final, mas não impediu que a seleção da casa ficasse novamente à frente do placar ao concluir o set em 25/22.

Novamente, aconteceu o inverso no quarto set. A Itália saiu na frente e controlou a partida, o suficiente para empatar o duelo ao fechar por 25/17. No tie-break, a disputa foi ponto por ponto. A Itália precisou de dois Match points para confirmar o triunfo, contando com um erro da arbitragem que impediu que o Brasil estendesse um pouco mais a partida, já que ocorreu quando o placar apontava 14 a 13 para os italianos. O ponto seria o de empate, mas foi anulado. Na sequência, a Itália venceu por 15/13 e comemorou muito o feito dentro de quadra.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Aposentados Há 9 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

brasil Rio de Janeiro Há 10 Horas

Mulher descobre traição do marido e expõe os dois na igreja; vídeo

fama Goiás Há 6 Horas

Ex-mulher de Ney Latorraca, 'se aposenta' e vai morar em GO: 'sou rica'

mundo Japão Há 11 Horas

Assassina conhecida como 'Viúva Negra' morre no corredor da morte

fama Celebridades Há 12 Horas

Relembre grandes nomes que nos deixaram em 2024

mundo Rússia Há 7 Horas

Putin pede desculpa por queda de avião que matou 38 pessoas

fama DNA Há 7 Horas

Quem é a mulher que afirma ter filha de 10 anos com Neymar

esporte Violência Há 9 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

lifestyle Câncer Há 12 Horas

Quatro sinais do câncer colorretal que não devem ser ignorados

fama OLIVIA-HUSSEY Há 9 Horas

Morre Olivia Hussey, protagonista de 'Romeu e Julieta' e 'Noite do Terror'