Brasil deve crescer menos no curto prazo, mas expandir 2,5% ao ano no médio prazo, projeta FMI

Segundo as estimativas mais recentes do Fundo, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 2,1% neste ano - ou 0,1 ponto porcentual a menos do que o estimado pelo FMI no mês passado, no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês). Para 2025, no entanto, a estimativa aumentou em 0,3 ponto porcentual, a 2,4%.

© Shutterstock

Economia Fundo Monetário Internacional 28/05/24 POR Estadao Conteudo

O crescimento da economia brasileira deve diminuir um pouco mais que o esperado no curto prazo, se recuperar posteriormente e alcançar 2,5% no médio prazo, afirmou o Fundo Monetário Internacional (FMI). A análise faz parte de um relatório anual do órgão a respeito da economia brasileira, conhecido como Artigo 4.

Segundo as estimativas mais recentes do Fundo, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 2,1% neste ano - ou 0,1 ponto porcentual a menos do que o estimado pelo FMI no mês passado, no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês). Para 2025, no entanto, a estimativa aumentou em 0,3 ponto porcentual, a 2,4%.

"Nos últimos dois anos, a economia brasileira demonstrou notável resiliência, com a inflação recuando para o intervalo da meta. O corpo técnico do FMI prevê que o crescimento modere no curto prazo, antes de se fortalecer e alcançar 2,5% no médio prazo", afirmou o Fundo.

A avaliação do FMI é de que os riscos para as perspectivas de crescimento melhoraram desde o ano passado, e de que a reforma tributária, voltada à simplificação dos impostos, deve contribuir para melhorar a atividade econômica e a geração de emprego. No entanto, o Fundo pondera que os efeitos macroeconômicos e fiscais adversos da calamidade das enchentes no Rio Grande do Sul "ainda são incertos".

"Um sistema financeiro sólido, reservas cambiais suficientes, a baixa dependência de endividamento em moeda estrangeira, as grandes reservas de caixa do governo e a taxa de câmbio flexível continuam a respaldar a resiliência do Brasil", acrescentou.

Juros e inflação

As previsões do FMI para a inflação brasileira melhoraram. Se antes a estimativa era de alta de 4,1% do IPCA ao final deste ano, agora a projeção é de 3,7%, com a taxa convergindo à meta de 3% na primeira metade de 2026.

O fundo considera que o ritmo "cuidadoso de relaxamento da política monetária tem sido adequado e compatível com o sistema de metas de inflação", e destacou que é prudente o Banco Central "manter a flexibilidade quanto ao ritmo e à duração do ciclo de redução dos juros", tendo em vista que o mercado de trabalho segue aquecido e que as expectativas de inflação estão acima da meta.

O fundo também elogiou as iniciativas do governo federal para reduzir o déficit nas contas públicas, mas ressaltou que as medidas adotadas precisam levar em consideração não apenas o aumento da arrecadação, mas também a redução de despesas.

"Eliminar renúncias tributárias ineficientes, ampliar a base tributária e enfrentar a rigidez dos gastos abririam espaço para políticas prioritárias e para responder a choques e, ao mesmo tempo, apoiar a sustentabilidade da dívida pública", acrescentou.

"Para posicionar a dívida pública em uma trajetória firmemente descendente e abrir espaço para investimentos prioritários, o corpo técnico do FMI recomenda um esforço fiscal sustentado e mais ambicioso, apoiado por medidas que visem tanto a receita como a despesa e um marco fiscal reforçado", afirmou o FMI.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama LIAM-PAYNE Há 20 Horas

Quarto destruído e postagens: o que ocorreu antes da morte de Liam Payne

esporte França Há 18 Horas

Acusado de estupro, Mbappé assume relação sexual consentida na Suécia

fama Óbito Há 10 Horas

Revelados 'novos' detalhes sobre a 'causa' da morte de Liam Payne

fama Liam Payne Há 18 Horas

'Liam disse que iria morrer em breve', revela ex-noiva sobre Liam Payne

mundo Reino Unido Há 14 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

justica Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Mãe é presa após morte suspeita de gêmeas em intervalo de oito dias no RS

fama Harry e Meghan Markle Há 19 Horas

Príncipe Harry e Meghan Markle compram casa em Portugal

mundo Austrália Há 19 Horas

Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

mundo França Há 10 Horas

Corpo de jovem que estava desaparecida há um ano é encontrado na França

fama Demi Lovato Há 18 Horas

Demi Lovato lamenta a morte do ex-namorado, lutador Guilherme 'Bomba'