Dólar sobe nesta quarta-feira (29) com dúvida sobre futura política do Fed

Leve alta é acompanhada da valorização da divisa norte-americana em outros mercados emergentes, à medida que investidores ainda apresentam dúvidas sobre o futuro da política monetária do Fed (Federal Reserve

© Shutterstock

Economia MERCADO-FINANCEIRO 29/05/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dólar avançava frente ao real nas primeiras negociações desta quarta-feira (29). ÀS 9h11, a moeda à vista subia 0,40%, a R$ 5,174 na venda.

PUB

Leve alta é acompanhada da valorização da divisa norte-americana em outros mercados emergentes, à medida que investidores ainda apresentam dúvidas sobre o futuro da política monetária do Fed (Federal Reserve).

O dólar fechou nesta terça-feira (28) em queda de 0,32%, cotado a R$ 5,154 na venda. O Ibovespa também recuou, a 0,58%, aos 123.779, perdendo a marca dos 124 mil pontos.

O mercado repercutiu a alta dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, em mais um pregão marcado por temores sobre a taxa de juros norte-americana.

Em falas nesta terça, o presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, reforçou o tom cauteloso da autoridade monetária dos EUA ao afirmar que é preciso esperar por um progresso significativo na inflação antes de cortar os juros.

Ao mesmo tempo, dados sobre a confiança do consumidor mostraram que a percepção dos norte-americanos sobre a economia melhorou de forma inesperada, após três meses consecutivos de deterioração. A causa maior foi o otimismo em relação ao mercado de trabalho.

A perspectiva de juros altos por mais tempo nos EUA, a maior economia do mundo, tem instalado temores e cautela nos mercados globais nos últimos dias. Isso porque, quanto mais atraente é a renda fixa norte-americana, mais os investidores se tornam avessos a risco na renda variável de mercados emergentes, como o brasileiro.

O Ibovespa também sentiu a pressão dos papéis da Vale, que recuaram 2,16%, em resposta à queda do minério de ferro na China. Na contramão, os avanços dos papéis preferenciais (2,13%) e os ordinários (1,76%) da Petrobras, em resposta a primeira entrevista da nova presidente da empresa, contiveram parte das perdas.

A executiva defendeu um reforço na estratégia de buscar novas reservas de petróleo, sobretudo na margem equatorial, disse que a estatal não entrará em negócios que não dão lucro e que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a missão de gerir a empresa com "respeito à sociedade brasileira".

"De certa forma, o mercado gostou de ter visto a posição da Magda falando de como vai tocar a empresa", avalia Rodrigo Moliterno, chefe de renda variável da Veedha Investimentos.

O mercado também reagiu, no início do dia, ao IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), que registrou aceleração da inflação em maio a 0,44%, após dois meses de alívio, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado ficou abaixo do esperado: a mediana das estimativas de analistas consultados pela Bloomberg apontava para uma inflação de 0,47% em maio.

Os dados vêm na esteira de falas do presidente do BC, Roberto Campos Neto, que reconheceu que as expectativas de inflação se elevaram e que a credibilidade da autarquia contribuiu com a piora, conforme destacou a XP em relatório a clientes.

A XP mencionou ainda o fato de Campos Neto ter ressaltado o caráter técnico das decisões de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) e que as expectativas de inflação voltarão a cair, acrescentando que a fala foi considerada menos restritiva pelo mercado.

Leia Também: Concessionárias preveem saída de 2,6 milhões de veículos no feriado; veja melhor horário para viajar

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Lido di Camaiore Há 13 Horas

Brasileira atropela sete pessoas e mata duas jovens turistas na Itália

fama Educação Há 12 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Cristiano Ronaldo em Portugal

mundo TikTok Há 12 Horas

Tendência viral no TikTok leva crianças ao hospital com queimaduras grave

politica ALEXANDRE-MORAES Há 11 Horas

Parlamentares dos EUA querem cancelar vistos de Moraes e de outros ministros do STF

fama Gal Costa Há 14 Horas

Viúva e filho de Gal Costa chegam a acordo sobre herança e venda de casa

fama Família Cazarré Há 13 Horas

Com filha internada, Letícia Cazarré reflete sobre a luta de Guilhermina

mundo EUA Há 13 Horas

Menino de 12 anos salva pai durante ataque de urso de 90kg

justica Ceará Há 14 Horas

Idosas são presas por mandar matar irmã e cunhado em disputa de herança

fama O-KANNALHA Há 7 Horas

Quem é O Kannalha, músico de 27 anos que se envolveu com Preta Gil

brasil Rebouças Há 14 Horas

Aluna de 10 anos passa mal em escola no Paraná e morre após ser socorrida