A fascinante hitória do roubo do troféu da Copa do Mundo de 1966 (e o cachorro que encontrou)
Acredite ou não, mas foi um cachorro o herói desse caso misterioso!
A fascinante hitória do roubo do troféu da Copa do Mundo de 1966 (e o cachorro que o encontrou)
Você sabia ou lembra que o troféu da Copa do Mundo foi roubado antes do torneio de 1966? Mas o que realmente aconteceu? Acredite ou não, mas foi um cachorro o herói desse caso misterioso!
Nesta galeria, dê uma olhada na incrível história da taça Jules Rimet.
© Getty Images
País sede
A Copa do Mundo FIFA de 1966 foi realizada na Inglaterra de 11 a 30 de julho de 1966.
© Getty Images
Mundial de 1966
Os jogos aconteceram no Estádio de Wembley, Old Trafford e Hillsborough, entre outros locais.
© Getty Images
O troféu
O Taça Jules Rimet era o prêmio original pela conquista da Copa do Mundo. Era chamado inicialmente de Victory (Vitória em português), mas era conhecido simplesmente como Troféu Copa do Mundo. Foi renomeado em 1946 para homenagear o presidente da FIFA, Jules Rimet, que aprovou uma votação em 1929 para iniciar a competição.
© Getty Images
Protegido?
A The Football Association (FA) recebeu o troféu em janeiro, antes do torneio em julho. Estava guardado em sua sede em Lancaster Gate.
© Getty Images
Exposto
Em fevereiro, a Stanley Gibbons Ltd recebeu permissão para incluir o troféu em sua exposição Stampex em março, com a condição de que ele estivesse sempre sob vigilância.
© Getty Images
Valor
O troféu folheado a prata teria um seguro de 30.000 libras, apesar de seu valor oficial ser de 3.000 libras.
© Getty Images
Uma grande atração
A exposição foi realizada no Westminster Central Hall, e a Copa do Mundo foi uma grande atração. Dois policiais uniformizados guardavam o troféu 24 horas por dia, fora dois policiais à paisana, que também faziam plantão.
© Getty Images
Segurança
Os guardas adicionais ficavam ao lado da vitrine quando a exposição foi aberta. Aos domingos, o local era utilizado para cultos metodistas.
© Getty Images
Desaparecimento
No domingo, 20 de março, por volta das 12h10, os guardas perceberam que alguém havia forçado a abertura da vitrine e roubado o troféu. As portas dos fundos do corredor também estavam abertas.
© Getty Images
Esquadrão Voador
A Flying Squad, uma divisão especializada na investigação de roubos da polícia britânica, entrevistou os guardas e dois trabalhadores da manutenção. Um guarda notou um homem estranho. Um frequentador da igreja também teria notado um possível suspeito, mas deu uma descrição diferente.
© Getty Images
Resgate
Em 21 de março, o presidente da FA, Joe Mears, recebeu um telefonema informando que receberia um pacote no dia seguinte. A encomenda continha o forro do troféu e uma nota de resgate que exigia 15.000 libras em notas de £ 1 e £ 5.
© Getty Images
Mensagens codificadas
A carta dizia ao presidente da FA para colocar um anúncio codificado nos classificados do jornal Evening News. Se Mears seguisse as instruções adicionais, poderia recuperar o troféu. Se ele informasse a polícia ou a imprensa, os ladrões derreteriam o taça. Um homem que se identificou como Jackson ligou de volta e mudou as instruções para notas de £ 5 e £ 10.
© Getty Images
Dinheiro falso
Apesar da ameaça, Mears informou à polícia, que o orientou a colocar o anúncio e criou um falso pagamento de resgate com dinheiro real apenas na parte superior e inferior do pacote.
© Getty Images
O combinado
Um policial à paisana encontrou Jackson em Battersea Park e entregou o dinheiro falso. Jackson entrou no carro do oficial e concordou em levá-lo ao troféu.
© Getty Images
Fuga
No caminho, Jackson entrou em pânico e pulou do carro. Ele foi encontrado em um jardim e preso.
© Getty Images
Edward Betchley
A polícia o reconheceu como Edward Betchley, um ladrão e revendedor de carros usados que foi condenado por roubo e recepção de bens roubados. Betchley negou ter roubado o troféu. O suspeito alegou que alguém que ele conhecia apenas como o Polonês lhe ofereceu 500 libras para apenas atuar como intermediário.
© Getty Images
O mistério continuava
Mas o troféu ainda estava desaparecido.
© Getty Images
Um herói?
Poucos dias depois, David Corbett e seu cachorro Pickles estavam passeando no sudeste de Londres quando o animal começou a cheirar um pacote sob a cerca-viva da casa de seu dono.
© Getty Images
O troféu foi encontrado
O pacote estava embrulhado em um jornal velho e amarrado com barbante. Quando Corbett abriu, ele reconheceu o troféu da Copa do Mundo.
© Getty Images
Retorno em segurança
A polícia devolveu o troféu à Football Association antes da abertura do torneio. Entretanto, a FA já havia encomendado uma réplica caso o prêmio não fosse recuperado.
© Getty Images
Herói da Inglaterra
O cachorro Pickles se tornou um herói nacional!
© Getty Images
Fama
O cão foi premiado com a medalha de prata da Liga Nacional de Defesa Canina e recebeu ofertas de papéis na TV e no cinema.
© Getty Images
Cachorro do Ano!
Pickles estrelou o filme 'O Espião com Nariz Frio' (1966). O cão também apareceu nas séries 'Blue Peter' e 'Magpie', foi nomeado Cachorro do Ano e recebeu um ano de comida grátis de um fabricante de rações para animais de estimação. O dono, David Corbett, recebeu quase 5.000 libras como recompensa, que usou para comprar uma casa.
© Getty Images
Condenado
Edward Betchley foi condenado por exigir dinheiro com ameaças de intenção de roubo e recebeu sentenças simultâneas de dois anos. O Polonês nunca foi identificado e não está claro se ele realmente existiu.
© Getty Images
Celebração
A Inglaterra venceu a Copa do Mundo em casa. Pickles e Corbett foram convidados para a celebração!
© Getty Images
Um novo dono: o Brasil!
Em 1970, o Brasil venceu a Copa do Mundo pela terceira vez, o que lhe permitiu manter o troféu Jules Rimet permanentemente. Uma nova taça foi encomendada e é usada até hoje.
© Getty Images
Fim trágico
Infelizmente, Pickles morreu em 1967. O cachorro foi estrangulado quando sua coleira ficou presa em um galho de árvore enquanto ele perseguia um gato. O animal está enterrado no jardim dos fundos de Corbett e seu colar está em exibição no Museu Nacional do Futebol, em Manchester. A réplica do troféu encomendado em 1966 também faz parte da exposição.
© Getty Images
Esporte
Copa do mundo, Inglaterra
01/06/24
POR Notícias Ao Minuto
Você sabia ou lembra que o troféu da Copa do Mundo foi roubado antes do torneio de 1966? Mas o que realmente aconteceu? Acredite ou não, mas foi um cachorro o herói desse caso misterioso!
Nesta galeria, dê uma olhada na incrível história da taça Jules Rimet.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA