Djidja Cardoso: entenda efeitos e consequências do abuso da droga cetamina

A Polícia Civil do Amazonas prendeu quatro pessoas suspeitas de participarem de uma seita religiosa que seria responsável por distribuir e incentivar o uso da droga

© Reprodução- Arquivo Pessoal

Justiça Drogas 03/06/24 POR Folhapress

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O uso abusivo da cetamina está no centro da investigação que resultou na prisão de familiares de Djidja Cardoso, empresária que atuou entre 2016 e 2020 como a personagem sinhazinha do Boi Garantido no Festival Folclórico de Parintins e foi encontrada morta na terça-feira (28).

PUB

A Polícia Civil do Amazonas prendeu nesta quinta-feira (30) quatro pessoas suspeitas de participarem de uma seita religiosa que seria responsável por distribuir e incentivar o uso da droga.

A investigação começou há cerca de 40 dias e apura a existência de uma seita associada a suspeitas de casos de estupro e cárcere privado. Os líderes do grupo, diz a polícia, persuadiam seguidores a acreditar que, ao usarem compulsivamente a cetamina, poderiam alcançar um plano superior.

A causa da morte de Djidja está sendo investigada, mas a polícia suspeita que ela tenha sido provocada por uma overdose de cetamina. A investigação está sendo feita pelo Instituto Médico Legal.

Durante a operação policial realizada na tarde desta quinta (30), foram apreendidas centenas de seringas, produtos para acesso venoso, agulhas e cetamina. Também foram realizadas buscas em uma clínica veterinária suspeita de fornecer o fármaco de forma ilegal.O que é a cetamina?

A cetamina (também chamada de ketamina ou quetamina) é um fármaco anestésico dissociativo, com potencial de sedação e propriedades psicodélicas que podem causar relaxamento e sensação de bem-estar.

A substância foi sintetizada em 1962 pelo químico Calvin Lee Stevens, professor da Wayne State University, nos Estados Unidos. Anos depois, foi testada em ensaio clínico e passou a ser utilizada como anestésico.

A partir dos anos 1970, a substância passou a ser usada de forma ilícita como droga recreativa. No Brasil, é conhecida entre os usuários pelos nomes Keta, Keyla ou Key.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica a cetamina como uma substância sujeita a controle especial.Qual o principal uso da cetamina?

O uso mais comum da cetamina é o sedativo. A substância é utilizada como anestésico para humanos e para animais. No caso dos humanos, o uso mais comum é o da escetamina, que é uma das variedades da molécula de cetamina.

O fármaco possui uso restrito e não pode ser comercializado para uso individual. A substância é vendida apenas para clínicas e hospitais, pois deve ser usada com acompanhamento médico e seguindo rigorosos protocolos.

No Brasil, contudo, a escetamina é pouco utilizada como anestésico por causa dos seus efeitos dissociativos.

Em animais, o uso mais comum é o da cetamina, que também é utilizada como anestésico. A substância para uso veterinário não necessariamente é mais forte do que a adotada para uso humano.

A cetamina apreendida pela polícia do Amazonas em posse de familiares de Djidja Cardoso era de uso veterinário e havia sido adquirida de forma ilegal por uma clínica veterinária de Manaus.A cetamina é utilizada em medicamentos para humanos?

Além do uso como anestésico, a cetamina também tem sido utilizada para tratamentos de casos graves de depressão, incluindo aqueles nos quais os pacientes têm desejos suicidas.

"A principal indicação é para você resgatar alguém de uma depressão profunda e ou com desejos suicidas. Existem pacientes refratários a qualquer tratamento, aos remédios tradicionais, que respondem à cetamina", explica Luís Fernando Tófoli, professor de psiquiatria da Unicamp.

O fármaco tem ação considerada rápida e é utilizado após outras alternativas terem sido tentadas.

Em 2020, Anvisa aprovou um medicamento em forma de spray nasal para tratar pacientes com depressões, comercializado apenas para instituições de saúde. Com o nome Spravato, o remédio foi desenvolvido com patrocínio da empresa Janssen e as pesquisas tiveram participação da Universidade Federal da Bahia.

O medicamento tem como base a molécula escetamina e vem sendo objeto de pesquisas pela comunidade científica para uso em tratamentos psiquiátricos.

Quais os efeitos do uso cetamina como droga recreativa?

A droga induz a um estado sedativo, fazendo os usuários se sentirem relaxados e gerando alterações das percepções visuais e auditivas. Em alguns casos, a pessoa sente dificuldade em se locomover e coordenar os movimentos.

Em doses mais altas, acontece o que os usuários chamam de o "buraco da K" ou "K-hole", situação em que o usuário não consegue se mexer.

"É como se ela fizesse uma espécie de desconexão, principalmente em doses mais altas, entre a percepção que a pessoa tem da mente e do corpo", explica o professor Tófoli.

Como droga para uso recreativo, a substância em geral é utilizada em forma de pó, líquido ou comprimido. Mas também há casos em que os usuários as usam por meio de seringas.

Quais as consequências do uso abusivo da cetamina?

A cetamina é uma substância capaz de induzir dependência, sobretudo em casos de uso intensivo e crônico. "Na imensa maioria das vezes, as pessoas que desenvolvem dependência são as que tiveram contato com a cetamina pelo uso recreativo", pondera Luís Fernando Tófoli.

A droga também pode causar tolerância nas pessoas que fazem uso frequente, exigindo doses cada vez mais altas para atingir os efeitos desejados.

O uso prolongado da cetamina pode resultar em déficit de cognição. De forma mais frequente, causa alterações no trato urinário, causando dores abdominais e, em casos graves de uso intensivo, a perda da função dos rins. Também pode resultar em problemas no fígado e na vesícula biliar.

"A gente não tem relatos, pelo menos até o momento, desses efeitos indesejáveis em pacientes que fazem uso terapêutico para tratamento de depressão", afirma Tófoli.

A substância também aumenta a pressão sanguínea, sendo o seu uso arriscado para quem possui problemas cardíacos. Seu uso associado a outras drogas como a cocaína pode potencializar esse risco.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 23 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 20 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 21 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 21 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 21 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad