Estrela da direita alemã, governador da Baviera é criticado após enchentes

As enchentes que atingem a Alemanha afetaram principalmente os estados de Baden-Württemberg e Baviera e já mataram pelo menos cinco pessoas

© Lusa

Mundo Clima 05/06/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Principal estrela em ascensão da direita alemã e cotado para candidato a primeiro-ministro, o governador da Baviera, Markus Söder, enfrenta críticas de ONGs ambientais, da oposição e de uma fatia da imprensa pela postura contrária a medidas de enfrentamento da crise climática no momento em que boa parte de seu estado está debaixo d'água.

PUB

As enchentes que atingem a Alemanha afetaram principalmente os estados de Baden-Württemberg e Baviera e já mataram pelo menos cinco pessoas, de acordo com a imprensa local –até esta terça-feira (4), a situação ainda era considerada grave pelos governos federal e estaduais.

Essa é a quarta inundação de grandes proporções a atingir a Alemanha em 2024. Antes, fortes chuvas também causaram destruição na Baixa Saxônia, na Saxônia-Anhalt, e no Sarre e Renânia-Palatinado.

Em um pronunciamento à imprensa nesta segunda-feira (3) ao lado do primeiro-ministro Olaf Scholz, Söder, 57, disse que "aconteceram eventos [climáticos] que não aconteciam antes, e ninguém podia prever isso".

O grupo ativista de esquerda Union Watch foi ao X para acusar o governador de tentar "se livrar da responsabilidade" pela tragédia. "Especialistas alertam há anos que catástrofes como essa vão se tornar mais frequentes. A crise climática não virou assunto importante ontem, é discutida há décadas."

O Greenpeace Alemanha também criticou o governo da Baviera, comandado por Söder desde 2018, por não investir em proteção contra enchentes. De acordo com a ONG, um plano do governo de construir mais pôlderes, áreas alagáveis capazes de absorver inundações, foi cancelado e depois retomado, e só uma das nove estruturas anunciadas em 2018 de fato foi concluída até aqui.

Membro do partido de centro-direita CSU (União Social Cristã), que é a filial bávara da CDU, partido da ex-primeira-ministra Angela Merkel, Söder não nega a existência das mudanças climáticas, mas é contra, entre outras medidas, a lei da União Europeia que vai banir a fabricação de carros que utilizem combustíveis fósseis até 2035.

O governador também diz que é preciso combater a crise "com responsabilidade" –voltando a investir, por exemplo, em energia nuclear, indo em direção contrária ao que recomenda a maioria dos ambientalistas e revertendo a decisão histórica do país de abrir mão de operar reatores em seu território tomada depois do desastre de Fukushima, no Japão.

Críticos e jornalistas apontam que Söder busca dessa forma se aproximar do eleitor mais conservador, que se ressente da retórica do Partido Verde, que governa o país como parte da coalizão de Scholz, de que é preciso abrir mão de carros e da energia barata das usinas termelétricas a carvão.

A Baviera é a maior unidade da federação do país em área e a segunda maior em população e força econômica –o PIB do estado, de cerca de US$ 700 bilhões em 2022, supera o de países como Argentina e Suécia.

Por essa razão, e pelo fato de que Söder lidera o CSU, quarto maior partido do país, e conta com alta popularidade em seu estado, o governador é frequentemente cotado como nome da centro-direita para disputar as próximas eleições gerais, em 2025, como candidato a primeiro-ministro. Ele próprio não descarta a hipótese, apesar de o presidente nacional da CDU, Friedrich Merz, também ser considerado nome forte para a candidatura.

Pesa a seu favor ainda o fato de que conseguiu manter a centro-direita como partido mais forte de seu estado em um momento em que esse campo político perde terreno em todo o país para a sigla de extrema direita AfD (Alternativa para a Alemanha). O CSU é dominante na política da Baviera e não perde uma eleição lá desde 1958.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Uberlândia Há 14 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

economia 13º salário Há 14 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Jhei Soares Há 7 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Kate Cassidy Há 14 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

mundo Bitcoin Há 13 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 13 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Elie Há 14 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

mundo Krish Arora Há 6 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

brasil Divaldo Franco Há 12 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga

fama Canto Há 21 Horas

As canções mais exigentes para cantores