Por que a doença de Lyme é tão comum - e os famosos que sofrem dela
A enfermidade silenciosa que afeta muitas celebridades nos Estados Unidos
Por que a doença de Lyme é tão comum - e os famosos que sofrem dela
A doença de Lyme é uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos que trava uma guerra silenciosa, mas potencialmente mortal, em seu corpo. A enfermidade começa com sintomas semelhantes aos da gripe, mas pode rapidamente se transformar em sérios danos ao sistema nervoso, coração e articulações, caso não seja logo tratada.
Na galeria, saiba mais sobre a doença de Lyme e os famosos que sofrem desse problema de saúde.
©
Getty Images
Como se pega a doença de Lyme?
É uma infecção transmitida por carrapato, que carrega uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi.
© Shutterstock
Os primeiros sinais
Os sintomas podem surgir entre três e 30 dias após a picada. O primeiro indício é uma erupção cutânea, que se assemelha a um formato de alvo. Daí, aparecem sinais de gripe.
© Shutterstock
Sintomas
Daí, os sintomas costumam evoluir para febre, calafrios, dores de cabeça, fadiga, dores musculares e linfonodos inchados. Se a enfermidade não for logo tratada, ela pode evoluir para sinais mais graves.
© Shutterstock
Se a doença de Lyme não for tratada
A doença pode causar dores intensas nas articulações e no sistema nervoso, o que pode levar à paralisia e nebulosidade mental, além de inflamação do coração e de membranas ao redor do cérebro e da medula espinhal.
©
Shutterstock
Por que essa doença tem ficado cada vez mais comum?
O aquecimento global tornou as áreas tipicamente mais frias suscetíveis para a proliferação de carrapatos. Além disso, a destruição dos habitats de animais como cervos faz com que esses insetos se aproximem das áreas ocupadas por seres humanos.
© Shutterstock
Como evitar a doença de Lyme
Os carrapatos de patas pretas devem estar com você por pelo menos 24 horas para transmitir a bactéria maligna. Portanto, se você se tornar alvo desse inseto, remova-o imediatamente. Se vai fazer passeios em florestas, tome cuidado para usar repelente contra carrapatos e verifique como está sua pele logo ao fim dessa expedição mata adentro.
© Shutterstock
Ainda não existe uma vacina preventiva
A maioria das pessoas tratadas no estágio inicial da infecção consegue se recuperar totalmente da doença de Lyme à base de tratamento com antibióticos. Infelizmente, ainda não existe uma vacina para combater a doença de Lyme.
© Shutterstock
A doença não é tão incomum
O Web MD informou que cerca de 329 mil casos da doença de Lyme costumam ser diagnosticados por ano. A seguir, conheça as celebridades que tornaram públicas suas lutas contra a enfermidade.
© Getty Images
Amy Schumer
Estrelas de comédias como 'Descompensada' (2015) e 'S-xy Por Acidente' (2018), a atriz revelou que estava pronta para lutar contra a doença. Sem perder o bom humor, Amy perguntou no Instagram se era permitido tomar 'uma ou duas taças de vinho' e que já estava ciente de que deve se proteger do sol. 'Também quero dizer que me sinto bem e estou ansioso para me livrar disso', disse.
©
Getty Images
Justin Bieber
Bieber anunciou que lutava contra doença de Lyme em janeiro de 2020. Antes de ser diagnosticado, o astro pop contou que sofreu com depressão em 2019 devido aos sintomas assustadores que sofreu. O cantor destacou que sua pele, função cerebral, energia e saúde em geral foram afetadas.
©
Getty Images
Shania Twain
A estrela country anunciou seu diagnóstico em 2017. Shania Twain contou que teve treinar e exercitar sua voz depois que a doença resultou em disfonia, uma condição que a deixou incapaz de cantar.
©
Getty Images
Avril Lavigne
Houve, por um tempo, toda uma teoria da conspiração de que a cantora teria morrido porque estava completamente ausente da mídia. Na verdade, Lavigne revelou que estava lutando contra a doença de Lyme após uma picada de carrapato em 2014 e, desde então, ela é uma forte defensora da conscientização sobre a condição.
© Getty Images
Yolanda Hadid
A estrela de 'Real Housewives of Beverly Hills' escreveu um livro sobre sua experiência com a doença e também falou publicamente sobre o tema várias vezes. No Global Lyme Alliance Gala de 2016, Hadid comentou sobre a dificuldade das 'pessoas entenderem a incapacidade invisível que é a nossa vida, especialmente por trás do belo rosto que brilha tanto nas capas das revistas'.
© Getty Images
Bella Hadid
Filha de Yolanda Hadid, a top também sofre da doença e falou no mesmo evento sobre o efeito deteriorante de Lyme em seus níveis de energia e também como a enfermidade impactou em sua paixão por andar a cavalo e em sua vida social.
© Getty Images
Anwar Hadid
Bella, Anwar e Gigi Hadid levam uma vida aparentemente fascinante como modelos e influencers, mas todos os membros da família já lidaram com a doença de Lyme, pessoalmente ou através de seus entes queridos.
© Getty Images
Alec Baldwin
No gala de LymeAid de 2017, realizado por Baldwin, o ator disse que pensava que iria morrer - sozinho - quando sofria de forma crônica da doença em 2011. Felizmente, hoje em dia ele está saudável!
© Getty Images
Ben Stiller
O ator falou muitas vezes sobre sua luta contra a doença de Lyme. Ele foi diagnosticado com a enfermidade em 2010. 'Estou sem sintomas agora, mas Lyme dificilmente sai do seu sistema', disse Stiller ao The Hollywood Reporter.
© Getty Images
Kelly Osbourne
A apresentadora escreveu sobre a doença em seu livro de memórias. Ela foi mordida por um carrapato na festa de aniversário de seu pai, o roqueiro Ozzy Osbourne, onde havia um santuário de renas. Embora sentisse os sintomas, Kelly teve que lutar para convencer os médicos de que Lyme era real.
© Getty Images
Ashley Olsen
Várias fontes divulgaram que o motivo da vida bastante reservada da atriz e empresária é que ela foi diagnosticada muito tarde nos estágios da doença e, desde então, ela vem cuidando de sua saúde.
© Getty Images
Richard Gere
O ator precisou adiar as filmagens de 'Outono em Nova York' (2000) quando estava sendo tratado contra a doença de Lyme. Assim como Baldwin, o veterano chegou a pensar também que iria morrer.
© Getty Images
Debbie Gibson
Após ser diagnosticada em 2013, a cantora e compositora americana disse à People que suas habilidades cognitivas foram impactadas. Depois de lutar contra a doença por quatro anos, Gibson disse que aprendeu muito sobre seu corpo e que está otimista sobre os progressos que teve no tratamento.
© Getty Images
Michael J. Fox
Antes de ser diagnosticado com o Mal de Parkinson, o astro de 'De Volta Para o Futuro' foi diagnosticado com a doença de Lyme. Não está confirmado se as duas condições têm alguma relação.
© Getty Images
Daryl Hall
Integrante do Hall & Oates, o cantor foi diagnosticado com a doença de Lyme em 2005, forçando o duo a cancelar turnê naquele ano. O Healthline relatou que Hall morava na fronteira entre Nova York e Connecticut, uma área habitada por cervos.
© Getty Images
Ally Hilfiger
A filha de Tommy Hilfiger luta contra o Lyme desde os sete anos e escreveu sobre como a doença roubou sua infância, lhe deixou paranoica e quase lhe matou.
© Getty Images
Jamie-Lynn Sigler
Famosa pela série 'The Sopranos', a atriz teve sorte de reconhecer com rapidez os sintomas da doença e tratá-la com sucesso em uma combinação de antibióticos.
© Getty Images
Amy Tan
A autora do livro 'The Joy Luck Club' sofreu com insônia, dores, náuseas, exaustão e convulsões durante anos antes de ser diagnosticada. Ao The New York Times, Amy Tan desabafou: 'Tenho minha vida de volta, mas não estou curada ... tenho danos corporais permanentes, incluindo epilepsia, uma consequência de 16 lesões no meu cérebro'.
© Getty Images
George W. Bush
O ex-presidente dos Estados Unidos foi picado por um carrapato e diagnosticado com a doença de Lyme em 2006, mas a doença foi detectada e tratada cedo o suficiente para que ele não sofresse com efeitos duradouros.
© Getty Images
Parker Posey
A atriz, que começou sua carreira junto com Matthew McConaughey em 'Jovens, Loucos e Rebeldes' (1993), foi diagnosticada com a doença de Lyme em 2009. Posey começou logo o tratamento com antibióticos, mas depois passou a defender o uso de remédios e suplementos homeopáticos, uma vez que os antibióticos não restauraram completamente sua saúde.
© Getty Images
Christy Turlington
Uma das maiores modelos dos anos 1990, Christy Turlington foi diagnosticada com a doença de Lyme em 2007. Como descobriu cedo (em estágio inicial) e emendou logo tratamento com antibióticos certos, ela acabou se livrando da condição.
© Getty Images
Pete Seeger
O falecido cantor folk foi diagnosticado com a doença em 2000. Seeger morreu em 2014.
© Getty Images
Fama
Doença
07/06/24
POR Notícias Ao Minuto
A doença de Lyme é uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos que trava uma guerra silenciosa, mas potencialmente mortal, em seu corpo. A enfermidade começa com sintomas semelhantes aos da gripe, mas pode rapidamente se transformar em sérios danos ao sistema nervoso, coração e articulações, caso não seja logo tratada.
Na galeria, saiba mais sobre a doença de Lyme e os famosos que sofrem desse problema de saúde.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA